Barcos de passeio no Guaíba ganham selo de qualidade

Selo de Qualidade do Turismo Náutico foi dado a proprietários de quatro embarcações SAMUEL MACIEL/PMPA/JC

Os barcos que fazem passeio turístico no Guaíba receberam hoje o Selo de Qualidade do Turismo Náutico. A certificação está prevista na regulamentação da Lei do Turismo Aquaviário de Porto Alegre e foi entregue nesta quarta-feira (25), pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), aos proprietários de quatro embarcações: Porto Alegre 10, Noiva do Caí e Caribe I, que utilizam o atracadouro do Cais da Usina do Gasômetro, e Cisne Branco, que sai do Armazém B 3 do Cais Mauá.

Para receber o selo e garantir qualidade ao turismo náutico, os empreendedores realizaram várias mudanças e adequações nas embarcações e no serviço prestado aos passageiros, antes de passar por vistoria da SMTUR, que confirmou as certificações.

Entre as novidades, as embarcações receberem sinalização de acessos, de localização e de uso de coletes salva-vidas por meio de pictogramas universais ou em dois idiomas, oferta de folhetos impressos com informações sobre os passeios em textos bilíngues, além de sistema de áudio para orientar os roteiros e divulgar os atrativos da cidade em português e inglês. Também foram instalados mensagens educativas e de preservação ambiental, como “não jogue lixo na água”.

A partir de agora, os guias que orientam os passeios são credenciados na Embratur, os ingressos passaram a ser numerados e a tripulação veste uniforme padronizado, com crachás de identificação. Outra novidade é o controle do fluxo de turistas nos passeios de barco, além da aplicação de pesquisa de satisfação do visitante, entregue junto com o bilhete.

O Selo de Qualidade do Turismo Náutico foi criado em março deste ano, definindo os procedimentos que os armadores devem seguir para certificar as embarcações. A certificação tem validade de um ano, quando nova vistoria será realizada.

Barco Porto Alegre 10 é um dos que conseguiu o selo de qualidade. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

Jornal do Comércio



Categorias:TURISMO

Tags:,

1 resposta

  1. Bela imagem, a segunda.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: