Iniciada campanha para que o Centro de Eventos do RS seja no Morro Santa Teresa

Foi iniciada uns dias atrás, logo após o anúncio feito pelo Governo do Estado que o Arquiteto Oscar Niemeyer fará o projeto do Centro de Eventos do Rio Grande do Sul, a campanha, dentro do Facebook, para que o complexo seja no Morro Santa Teresa.

Segundo o Governo, o local para a construção ainda não está definido. Três áreas em Porto Alegre estão nos planos do governo do estado: o Morro Santa Tereza, a Doca Turística, nas proximidades da Arena do Grêmio, e o Centro Vida, na Zona Norte.

Por isso a importância desta campanha.

Leia aqui no Blog mais sobre isso, clicando aqui.

Participe, enviando o link deste post para seus amigos e/ou divulgando no próprio Facebook.

A iniciativa de criar a campanha foi do responsável por campanha semelhante do Cais Mauá, o Jorge Piqué. Gilberto Simon, do Porto Imagem, é co-administrador do grupo da campanha.

_________________

Morro Santa Teresa – Melhor local para o Centro de Eventos

Razões em favor do Morro de Santa Tereza para sede do novo Centro de Eventos do Rio Grande do Sul

1. É o local com mais visibilidade por parte das pessoas, pois estará no alto, visível desde longe.

2. Será na orla, próximo à Fundação Iberê, do arquiteto português Sisa, próximo ao projeto de revitalização da Orla, do Jaime Lerner, e não muito longe do projeto de revitalização do Cais Mauá dos arquitetos Vazquez e Lerner. Formando um conjunto com grande atrativo turístico em geral, e especialmente para os interessado em arquitetura.

3. Terá uma visão privilegiada da orla e do Guaíba desde o alto o que sem dúvida será um grande atrativo para a visita da própria população.

4. É o melhor local para oferecer uma opção de lazer para a população de Porto Alegre, com serviços de cafeteria, restaurante, bar, etc.

5. Como consequência toda a área do Morro Santa Tereza será revitalizada, um dos melhores pontos para avistar toda a cidade, formando um único conjunto.

6. Poderá estar próximo a linha hidroviária que ligará o Centro Histórico à Zona Sul.

7. Poderá ser parte da solução do problema das 5 vilas que existem em volta do Morro Santa Tereza, Prefeitura e Estado atuando em conjunto, dando formação profissional e melhores condições de trabalho à população.

8. Está muito próximo ao Estádio Beira-Rio, podendo se criar uma conexão entre as duas áreas, que se fortaleceriam mutuamente.

Link para o grupo no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/477609732249799/



Categorias:Centro de Eventos do RS, Morro Santa Teresa, Morros da Cidade, TURISMO

Tags:, ,

68 respostas

  1. Pode ser feito um belo trabalho de urbanização e preservação socioambiental no Morro Santa Teresa, de acordo com as ideias surgidas aqui nesses comentários. Estou torcendo para que alguém lá de cima nos ouça!

  2. Algo assim, nao exatamente assim, óbvio, mas com esse conceito poderia ficar muito bom no santa tereza, sao 4 edificios de formas diferetes, com diferentes funções, e aqui além de estar em lugares diferentes, poderiam estar em planos diferentes também, e em torno de um belo parque ecológico, preservando a mata ciliar que tem ali no morro.

    Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer Asturias, Espanha

  3. Em 2008, Yukio Futagawa, considerado o fotógrafo de arquitetura mais importante do mundo, fundador da revista-referência “Global Architecture”, armou um encontro entre o “mestre” Oscar Niemeyer e o premiado arquiteto português Álvaro Siza, no Rio.

    “No encontro, Siza, que veio ao Brasil inaugurar seu projeto mais recente -a nova sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre-, elogiou a flexibilidade de Niemeyer, que consegue resolver todo um prédio com formas simples. Niemeyer retribuiu dizendo que se impressionava com a forma que Siza trabalhava o concreto.”

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1106200808.htm

    Futagawa depois escreveu um livro sobre Niemeyer, onde publicou essa entrevista com ele e com o Siza:
    http://bibliotecadearquitecto.blogspot.com.br/2009/05/oscar-niemeyer.html

    Imaginam ter no espaço de poucos metros, na nossa orla, duas obras desses dois arquitetos, mundialmente conhecidos, vizinhas uma da outra? Sería único..

  4. Cade o IAB?? Cade o IAB???? Cade o IAB??
    Cade o IAB?? Cade o IAB???? Cade o IAB??
    Cade o IAB?? Cade o IAB???? Cade o IAB??
    Cade o IAB?? Cade o IAB???? Cade o IAB??

  5. O tarso convidou o Nyemeier pois ele é um comunista notório. Isto é, vai usar o estado pra fazer um agrado pro afeto dele e pra fomentar sua ideologia.

    “A direita quer manter este clima de poder, de injustiça social e de subserviência ao império norte-americano.”
    (OSCAR NIEMEYER)

    Não duvido que esse centro de eventos vire um pseudo memorial marxista ou que sirva apenas para “eventos” do MST ou fórum social mundial.

Faça seu comentário aqui: