Assinado contrato para execução do viaduto da Bento

Obra contribuirá para a fluidez da Terceira Perimetral Foto: Divulgação/PMPA

O procurador-geral do Município, João Batista Linck Figueira, assinou nesta quinta-feira, 26, o contrato para construção do viaduto da Bento Gonçalves. Serão investidos R$72.695.675,95 na edificação, que integra o conjunto de obras para a Copa do Mundo 2014. O Consórcio Nova Bento, constituído pela Construtora Cidade Ltda. e Sultepa Construções e Comércio Ltda., venceu a licitação para execução da obra, que tem prazo de 24 meses para conclusão. O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, e o representante do Consórcio Nova Bento, Ricardo Portella, acompanharam a assinatura.

A obra irá melhorar as condições de fluidez da Terceira Perimetral, um dos principais acessos de Porto Alegre e fundamental ligação entre as zonas Norte e Sul da cidade. Com extensão de 540 metros, o viaduto irá ligar as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges sobre a avenida Bento Gonçalves. A estrutura estaiada, ou seja, suspensa por cabos, terá dois níveis: em um deles, haverá quatro faixas de trânsito para automóveis e, no outro, duas faixas exclusivas para circulação de ônibus, além de uma estação de ônibus em cada sentido.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Viadutos e pontes estaiadas

Tags:, ,

107 respostas

  1. Só sei que meia duzia de gato pingado não vai gostar da obra, o resto da população que precisa trabalhar, pegar seu onibus ou carro e que hoje fica se estressando no transito, esses vão amar a obra.

    Curtir

    • *Só sei que meia duzia de gatos pingados não vão gostar da obra, o resto da população que precisa trabalhar, pegar seu onibus ou carro e que hoje fica se estressando no transito, esses sim vão amar a obra.

      Curtir

    • Ô, Gulherme. Viaduto não é sinônimo de melhoria de tráfego nem para os ônibus ou automóveis. Veja o caso do viaduto Leonel Brizola. Depois que ele foi concluído, surgiu um congestionamento constante para todos que chegam a Porto Alegre. Eu preciso passar todos os dias por ali e perder meu tempo por causa da administração mais incompetente que Porto Alegre já teve nos últimos 20 anos. Vá lá testar aquela obra para confirmar o que estou dizendo antes de ficar dando pitaco em Engenharia de Tráfego, algo que certamente tu não tens nenhum conhecimento.

      Curtir

      • Que eu saiba não é necessário conhecimento técnico pra se dar opinião em blogs…

        Curtir

        • Na verdade não, é preciso conhecimento de nenhum tipo para se dar pitacos em qualquer lugar, mas não é o que eu chamaria de opinião.

          Curtir

      • Não tenho força de vontade de conversar com alguem que diz que a atual administração da cidade foi a pior dos ultimos 20 anos, ja vi o nivel das idéias da pessoa.

        Que volte o pessoal que diz que Porto Alegre é uma provincia e que não precisa de metrô, o pessoal que ficou 16 anos na prefeitura e que não fez meiio metro de ciclovia, não colocou uma lixeira.

        E peço desculpas por não ser formado em engenharia de trafego, mas ficaria feliz de ver o teu diploma na area, passa ele para o dono do Blog para ele liberar teus comentarios.

        E insisto, pega o horario de pico, vai na sinaleira desse cruzamento e faz uma entrevista com o pessoal parado no transito, pergunta se eles são afavor ou não da construção do viaduto e vê o que eles vão achar.

        Logo depois pergunta o por que de eles não estarem num onibus ou bicicleta para salvar o mundo…

        Curtir

        • A bem da verdade, a administração popular implantou a ciclovia de Ipanema e o Caminho dos Parques. Esta última, que funcionava aos domingos, foi abandonada pelo governo Fo-Fo que a transformou em estacionamento para automóveis.

          Pode ser conveniente a construção de uma passagem de nível na Bento com a Aparício, mas é necessário haver estudos que cheguem a uma solução satisfatória. Só que estes estudos não foram feitos.
          Sugiro a leitura do excelente artigo sobre viadutos urbanos:
          http://bikeisbeautiful.net/2012/06/28/para-que-nao-serve-um-viaduto/

          Curtir

  2. Se o contrato prevê 24 meses para a conclusão, quer dizer que na melhor das hipóteses, vai ficar pronto DEPOIS da Copa!

    Curtir

  3. No mínimo muito estranho. Mastodôntico, desajeitado.

    Curtir

  4. A Prefeitura tem obrigação, pelo Plano Diretor, de priorizar o transporte coletivo, o pedestre e a bicicleta. Este monstroduto faz o inverso!

    O fluxo pequeno de ônibus na Aparício Borges dispensa viadutos. Com ele, os usuários serão obrigados a subir rampas enormes, como se vê na simulação. E os pedestres que precisarem cruzar a Bento? Terão que subir e descer penosas rampas, ou terá um semáforo que irá interromper o sagrado fluxo dos automóveis e até os ônibus da Bento?

    E as bicicletas? O Plano Cicloviário obriga a criar infra-estrutura específica nestes casos.
    Muitos potenciais ciclistas continuarão a utilizar automóvel, piorando ainda mais o nosso trânsito.

    Mas, em vez de nós termos que encontrar falhas no projeto, a Prefeitura é quem deve justificá-lo. Mas, a exemplo da malfadada trincheira da Anita, essa estrutura grotesca não possui NENHUM estudo viário para justificar esse verdadeiro desvio de recursos para o bolso do amigos do Furtunati (que como ele se refere às empreiteiras em seu blog).

    E a simulação falsificada, que apaga intencionalmente um dos mais importantes ícones religiosos do Partenon, para mim, é caso de polícia. E não é a primeira. A simulação falsificada da ampliação da Av, Voluntários deslocou a cidade inteira para esconder a derrubada maciça de prédios no entorno.
    Se as coisas continuarem nesse ritmo, teremos uma cidade degradada e cheia de dívidas após a passagem da Copa.

    Curtir

  5. Esse viaduto parece um pré-minhocão.

    Curtir

  6. Um projeto do mesmo calibre do camelódromo, pesado, grotesco e desproporcional.

    Impressiona a prefeitura vir com as coisas prontas, em vez de propor a necessidade e abri-la ao debate e contribuição públicos. Mais uma demonstração de incompetência (despreza-se possíveis idéias melhores), ignorância (achar ‘boa’ a proposta canhestra) e prepotência (impor um projeto ad hoc).

    E mais uma monstruosidade a se plasmar por séculos na capital dos pampas, quando uma rápida pesquisa indicaria outras alternativas mais esbeltas, mais belas, mais econômicas.
    http://projetosemprograma.blogspot.com.br/2012/06/viadutos-belos-podendo-com-as-pontes.html

    Curtir

  7. Um monstro. C*garam de vez no Partenon. Uma cidade presa.

    Curtir

    • Concordo, é muittttto feio, pesado, uma ponte e não um viaduto urbano. Com detalhes bregas. Vocês conseguem imaginar construindo isto em alguma cidade européia? E a diferença não é no preço, é só no design. Isto é para sempre, é difícil aceitar que no passado construíram o viaduto Otávio Rocha e agora estes monstrengos. A igreja que era a referência do bairro vai desaparecer… Porque que aqui o IAB não propos fazer um concurso?
      Pedro

      Curtir

  8. Tudo em Porto alegre esta entregue as baratas, as traças e aos ratos e etc. Tudo esta decadente e sujo, se as pessoas não valorizassem tanto o automóvel nem se precisaria de elevadas e viadutos. São bonitos, são feios, são trambolhos, encobrem Igrejas e monumentos o que se vai fazer. Eu ando de onibus, pelo menos nos que eu utilizo não tem ninguém fedorento como costumam afirmar à respeito do transportes coletivo aqui neste blog. Lá vai dinheiro e dinheiro do grosso para satisfazer todos os bolsos ganânciosos

    Curtir

    • Também não sei a que “gente fedida” se referem quando reclamam dos ônibus. Fora o horário das 18h, minhas viagens de Carris são tranquilas.

      Curtir

      • Te aconselho a pegar ônibus como o Bom Jesus, Passo Dorneles (Mario Quintana), Rubem Berta, ou alguns que vão para Alvorada ou Restinga as 18h no verão hehehehehe

        Curtir

        • Elvis Vieira, tu costumas andar em todos estes ônibus as 18h no verão?. Não estas na praia no verão?
          Hoje em dia todo mundo usa desodorante. A higiene é muito valorizada. As pessoas gostam de andar perfumadas, mesmo os trabalhadores mais
          humildes e fazem as piores tarefas. És preconceituoso a este respeito. Garanto que até tu podes ter um cheirinho ocasionalmente. Ninguém esta livre disso…

          Curtir

  9. E que aproveitem para revesti-lo com material antipichação, senão em questão de 3 meses estará igual ao da Borges, que deveria ser atração turística pela beleza e está estregue às baratas.

    Curtir

  10. Pronto, apareceu a tia do cafezinho para mostrar a nós, meros mortais, que nao sabemos nada de arquitetura e, por isso e so’ por isso, gostamos do viaduto…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: