Pular para o conteúdo

Atraso gera incertezas sobre o Cais Mauá

30/07/2012

Consórcio responsável pela revitalização silencia sobre prazo para início das obras

Jefferson Klein

Comunidade se uniu em torno do projeto, mas ninguém assegura se obras serão realmente executadas IVO GONÇALVES/PMPA/JC

Um empreendimento que há anos é esperado pelos porto-alegrenses encontra-se em um momento delicado. Em janeiro, a prefeitura da Capital gaúcha noticiava que as obras de revitalização do Cais Mauá começariam em agosto. No entanto, hoje, é dado como certo que essa intenção não se concretizará e há divergências se o complexo realmente sairá do papel.

Na primeira quinzena de julho, a falta de estudo de impacto ambiental era o motivo apontado para o adiamento do início dos trabalhos. O diretor-executivo da empresa Porto Cais Mauá do Brasil (consórcio que executará a estrutura), Mário Freitas, afirmava que não havia grandes atrasos e que estava mantida a perspectiva de que parte do projeto estaria pronta até a Copa do Mundo 2014. Procurado pelo Jornal do Comércio, o executivo informou agora que, por decisão dos principais acionistas do negócio, eles próprios assumiriam a função de porta-vozes e que esses empresários encontram-se na Espanha. Fazem parte do consórcio que dirige a Porto Cais Mauá do Brasil companhias como a Gis World Trade Barcelona, Solo Real, Pro Activa e Spin.

A falta de transparência é um dos empecilhos para a população acompanhar a perspectiva de desenvolvimento do Cais Mauá. Além da dificuldade de acesso aos acionistas, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, que em novembro, com o governador Tarso Genro, convocou a imprensa para divulgar que o Estado estava repassando a área da revitalização para o consórcio Porto Cais Mauá do Brasil, na quinta e sexta-feira não retornou as ligações da reportagem. No ano passado, a razão da coletiva foi para anunciar que estavam superadas as objeções que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) fazia quanto ao repasse do espaço.

Um agente que acompanha o projeto, mas que prefere permanecer anônimo, afirma que o consórcio está fechando a operação financeira para implementar a revitalização. “Agora deve engrenar”, prevê otimista. A informação é que o grupo estaria tentando captar os recursos dentro do Brasil e não na Europa. A estimativa é de que as obras do Cais Mauá iniciem em dezembro, segundo esta fonte, e absorvam mais de R$ 500 milhões em sua realização. Outra fonte envolvida com o empreendimento revela que o contrato prevê que o investidor deve apresentar as estruturas físicas do complexo até o primeiro trimestre de 2015, caso contrário, será submetido a penalidades. O conjunto das obras contemplará a instalação de restaurantes, centros de lazer, áreas públicas, shopping, hotel e centro de convenções, entre outros atrativos. O espaço abrange o trecho que se estende da usina do Gasômetro até proximidades da rodoviária.

Um dos mais pessimistas em relação à evolução da modernização do Cais Mauá é o diretor do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), Hermes Vargas dos Santos. Ele afirma que o atraso dos trabalhos não é normal. “Isso é consequência de um processo que começou muito mal”, acusa o dirigente. Segundo ele, a licitação foi direcionada para um dos interessados, tanto que outros concorrentes não puderam participar por não atenderem aos requisitos do edital. Outro ponto destacado por Santos é que quem participou da elaboração dos documentos licitatórios, nos quais se incluem o edital e as especificações técnicas, fez parte, posteriormente, da licitação. “Estou me referindo ao arquiteto Jaime Lerner. Ele foi contratado durante o governo anterior, sem licitação, para fazer esse trabalho preliminar e depois, surpreendentemente, ele estava envolvido com o grupo que ganhou a licitação”, comenta o diretor do Senge-RS. A reportagem do JC tentou entrar em contato com o escritório de Jaime Lerner, contudo também não houve retorno.

SPH notifica a empresa responsável pelo empreendimento para que assuma a área

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) notificou a empresa Porto Cais Mauá do Brasil com base no contrato de arrendamento do cais. A autarquia cobra, entre outros pontos, que a companhia assuma a conservação da área arrendada. O documento, assinado pelo diretor-superintendente da SPH, Pedro Homero Flores Obelar, tornou-se público através do blog Hidrovias Interiores – RS, do diretor do Senge-RS, Hermes Vargas do Santos, que também é engenheiro da SPH.

Conforme documento do dia 28 de junho, o órgão estadual dava 30 dias de prazo para a companhia responder à notificação. Apesar desse limite, fontes da SPH dizem que a comunicação tem como objetivo esclarecer o andamento do projeto e, por enquanto, não estão previstas maiores retaliações.

Santos sustenta que o Estado fez a sua parte, possibilitando a emissão de posse da área. Contudo, ele crê que o empreendedor não conta com os recursos suficientes para materializar o complexo. O dirigente afirma que os investidores procuraram financiamento com bancos espanhóis, entretanto a Espanha passava por uma crise econômica que complicava o empréstimo.

“Então, não apresentaram o projeto, só tem publicações e desenhos, mas papel aceita qualquer coisa”, adverte Santos. O diretor do Senge-RS defende a revitalização do Cais Mauá para promover a cultura, restaurantes e outras atividades de lazer, porém enfatiza que não se deve aceitar qualquer ideia. Ele critica ainda que não foi feito concurso público abrangendo planejamento arquitetônico que compatibilizasse as alterações do cais com o entorno urbanístico do centro histórico de Porto Alegre. “Eu não tenho dúvidas que esse empreendimento não sai do papel, pois não tem recursos”, aposta Santos.

O presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), Cicero Alvarez, é mais um que manifesta preocupação quanto ao atraso do começo das obras. “Parece que ninguém faz o cronograma reverso, do que é preciso para cumprir uma data, isso é, planejamento”, ressalta o dirigente. Ele acrescenta que os prejuízos com a demora na execução de projetos não reflete apenas no empreendedor, mas na população também. Além disso, Alvarez lamenta que não foram valorizados os profissionais locais para implementar o complexo.

Expectativa é de que a modernização do porto implique outros benefícios ao Centro da cidade

A revitalização do Cais Mauá impulsionará também a modernização do restante da orla do Guaíba e do centro histórico de Porto Alegre – outras duas expectativas do porto-alegrense. Essa é a projeção do arquiteto membro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antônio Bolcato Custódio. “É um projeto que tem todas as condições de dar certo”, aponta.

Ele argumenta que a recuperação do Cais Mauá vem sendo discutida há décadas e, se em um primeiro momento tratava-se de um projeto de arquitetura, depois se vislumbrou um modelo de gestão, porque “não é o desenho da arquitetura que comanda o espetáculo hoje”, afirma. Custódio acha a proposta atual interessante, pois atende a várias solicitações, entre elas o restauro do patrimônio e um conceito de paisagismo contemporâneo para Porto alegre.

O arquiteto enfatiza que o resultado pretendido segue a tendência de funcionalidade, conciliando temas como a cultura, comércio e serviços. Ele expõe que há apreensão com o retardo do início das obras. “Mas não tira a esperança, já que existe um contrato assinado com obrigações. O que pode acontecer é demorar um pouco mais”, analisa Custódio. De acordo com ele, com a dinâmica das construções atuais, não é um desafio intransponível recuperar o tempo perdido até agora.

O coordenador do Projeto Viva o Centro, Glênio Bohrer, considera absolutamente normais atrasos em estruturas como essa, que verificam complexidade no modelo de negócios e na aprovação dos projetos. No entanto, ele enfatiza que há o interesse e a convicção da empresa responsável de ter concluída uma parte do empreendimento até a Copa do Mundo de 2014.

Bohrer esclarece que cabe à prefeitura a aprovação do estudo de impacto ambiental e das etapas finais do projeto, que contemplam a questão da edificação. Porém, esses processos ainda não ingressaram para a análise. “A prefeitura está toda mobilizada para colaborar com esse procedimento e agilizá-lo”, finaliza o coordenador do Projeto Viva o Centro.

Jornal do Comércio

About these ads
53 Comentários leave one →
  1. Alexandre Link Permanente
    30/07/2012 9:33

    Tava bom demais o projeto para que se tornasse real, e agora? Quem vai arcar com tudo que ja foi feito até agora????

    • 30/07/2012 9:39

      Queria saber também quem vai arcar com a frustração geral de quase 1,5 milhão de pessoas ???

      • Julian Gritti Link Permanente
        30/07/2012 13:13

        Esse projeto é aguardado por toda população da RMPA, frustração de umas 4 milhões de pessoas.

      • 30/07/2012 18:00

        Se o povo dai se importase com qualquer coisa, Tarso e o resto daquela organizacao criminosa que e’ o PT jamais se elejeriam a qualquer coisa. Mas no entanto esta ai o monstro. Como tipico petista, nao faz e nao deixa fazer. O importante e’ nao ter crescimento nenhum. A estagnacao E’ o objetivo. E’ so’ ver o exemplo que Tarso quer seguir para o RS, CUBA! As construcoes modernas os cubanos nao podem entrar, podem comecar a ter ideias “perigosas”…mesma coisa ai!!

        • Luiz Lied Link Permanente
          30/07/2012 19:29

          Que tem a ver o PT com isso?? A não ser, ser contra a privatização da orla?
          Quem c*agou no peid*ar foi quem permitiu que uma empresa ESTRANGEIRA a beira da FALÊNCIA fosse a realizadora dessa obra, uma vez que ninguém quer emprestar grana pra ela!

        • Jorge Piqué Link Permanente
          30/07/2012 23:27

          Quem permitiu? O atual Governador do Estado, pois assinou a transferencia de posse em março de 2012, e na minha opinião fez muito bem, deve ter visto que apesar de toda a política ideológica, outra coisa é o bem comum dos gaúchos, que deve estar acima disso. Vão surgir muitas insinuações desse tipo, pois alguns não gostam do projeto, mas ele vai acontecer porque muita gente de diferentes partidos sabe que é importante para o RS.

    • JULIÃO Link Permanente
      30/07/2012 10:06

      E agora?

      Agora temos de ter paciência e não cair na armadilha do governo petista, sabidamente contrário ao projeto já que ele foi gestado por inimigos políticos. Claramente estão pressionando a empresa concessionária, utilizando seus capachos e sulegendas de sempre – sindicatos, ongs e organizações corporativas, objetivando gerar um conflito, para que venha ocorrer a desistência do consórcio ou para que tudo acabe numa contenda judicial.

      • 30/07/2012 17:31

        Aqui no Sindicato dos Engenheiros do RS, “Julião”, defenestramos as siglas partidárias há mais de 30 anos. Nossos diretores não são filiados nem simpatizantes de qualquer partido político, até porque a partidarização destrói qualquer tipo de associação. Somos engenheiros, e defendemos os interesses de todos os profissionais de engenharia, e isso independe de crença religiosa, cor, raça ou visão ideológica e partidária dos nossos associados. Examine nossa nominata de diretores, e tente encontrar alguém vinculado a qualquer partido político. Mais respeito, por favor, e não culpe terceiros pelo fracasso do consórcio vencedor da licitação que, por falta de dinheiro, não inicia as obras que já deveriam ter iniciado. Quem não tem dinheiro para bancar um empreendimento não deve se candidatar para tal …

        • Luiz Lied Link Permanente
          30/07/2012 19:34

          Ver a RBS e achar que é verdade é fácil, o Hermes Vargas dos Santos falou tudo: “não culpe terceiros pelo fracasso do consórcio vencedor da licitação que, por falta de dinheiro, não inicia as obras que já deveriam ter iniciado. Quem não tem dinheiro para bancar um empreendimento não deve se candidatar para tal …”

        • Jorge Piqué Link Permanente
          30/07/2012 23:32

          Esse governo, o governo anterior, nenhum governo, com um mínimo de previsão, vai aceitar um licitante sem condições financeiras de arcar com o projeto. Os que se apresentaram para a licitação tiveram que mostrar uma alta capacidade de alavancagem financeira apenas para participar…exatamente por isso empresas menores, locais, nem tiveram condições para concorrer, porque se exigiu muito, para justamente evitar que quem vencesse não fosse capaz de cumprir.

      • 30/07/2012 18:08

        Falar sem conhecer o assunto é uma ação inconsequente, e induz ao erro grosseiro – Há muitos anos, os sindicatos de engenheiros sob o comando dos petistas (são poucos) abandonaram nossa estrutura sindical (Federação Nacional dos Engenheiros – FNE e Confederação Nacional dos Técnicos Universitários – CNTU). Os petistas fundaram sua própria “federação” (FISENGE), e se filiaram à Central Única dos Trabalhadores – CUT. O Sindicatos dos Engenheiros do RS – SENGE/RS, um dos mais fortes do País, está filiado ao sistema FNE/CNTU (só perde para São Paulo, que também integra o sistema FNE/CNTU).

    • 30/07/2012 17:35

      Até agora não foi feito nada, Alexandre. Nenhuma obra, por mais simples que fosse, só papel e pirotecnia política …

    • 02/08/2012 11:42

      Eu sempre me perguntei o porquê da não entrada de empresas de telefonia norte-americanas e alemãs no processo de privatização da telefonia pública no Brasil e no resto da América do Sul.
      .
      Grandes empresas norte-americanas e alemãs com tecnologia e com dinheiro não entraram neste processo, entraram empresas espanholas, portuguesas, italianas e mexicanas, mas o verdadeiro aporte de dinheiro e tecnologia nunca apareceu no Brasil, terminou o BNDES entrando com a grana.
      .
      Isto me era enigmático, pois os norte-americanos e outros gostam de ganhar dinheiro, e as telefonias estão sendo uma enorme fonte de renda para isto. Há pouco vi uma notícia sobre a prisão de um empresário norte-americano por oferecer propina num país do terceiro mundo e prejudicar a concorrência de outras empresas. Não me lembrava, porém há uma legislação específica norte-americana que impede o suborno em concorrências internacionais assim como há na Alemanha.
      .
      Com todo estas razões fiz um pequeno raciocínio, os nossos grandes irmãos do norte ficaram fora do processo de privatização da telefonia, que agora se sabe com documentação que foi um dos mais corruptos do mundo, porque não puderam concorrer ao nível de corrupção com as outras empresas de outros países que não apertavam nada de tecnologia à telefonia brasileira.
      .
      Agora o que tudo isto tem a haver com o cais do Porto, nada, nada, só que a Telefônica é espanhola e a empresa que ganhou o processo do cais do porto também o é.
      .
      Mera coincidência.

  2. JULIÃO Link Permanente
    30/07/2012 9:39

    “Segundo ele, a licitação foi direcionada para um dos interessados, tanto que outros concorrentes não puderam participar por não atenderem aos requisitos do edital.”

    Essa é uma acusação muito grave para ser feita assim levianamente, comprovando que ainda existe uma restrição muito grande ao projeto – talvez por isso ele tenha andando mais lentamente do que o anunciado.

    Há poucos dias atrás a discussão era sobre a saída dos barcos de passeio da Cais e um pouco antes a questão era dos carros estacionados na área; sem falar dos diversos órgaos e empresas que ainda usam os galpões e não querem largar o osso. Agora imaginam quantos empecilhos (por baixo dos panos) esse pessoal da TURMA DO ATRASO estão colocando para impedir que o projeto vá em frente.

    • 30/07/2012 17:33

      Dos interessados, quantos participaram da licitação, “Julião”?

    • 30/07/2012 17:52

      Não há qualquer dúvida de que o Jaime Lerner foi contratado antes da licitação para tratar do assunto e, depois, participou da licitação. São fatos, “Julião”!

    • Luiz Lied Link Permanente
      30/07/2012 19:37

      Pescando o Julião nas suas próprias palavras!!!
      “Essa é uma acusação muito grave para ser feita assim levianamente, comprovando que ainda existe uma restrição muito grande ao projeto – talvez por isso ele tenha andando mais lentamente do que o anunciado”

      “Agora temos de ter paciência e não cair na armadilha do governo petista, sabidamente contrário ao projeto já que ele foi gestado por inimigos políticos. Claramente estão pressionando a empresa concessionária, utilizando seus capachos e sulegendas de sempre – sindicatos, ongs e organizações corporativas, objetivando gerar um conflito, para que venha ocorrer a desistência do consórcio ou para que tudo acabe numa contenda judicial.”

      • JULIÃO Link Permanente
        30/07/2012 21:38

        Pra mim está claríssimo, mas a resposta para quem não entendeu (ou não quer entender) está mais a baixo: “Criando um conflito, por exemplo; gerando estabilidade no negócio, outro exemplo…; quer mais: estabelecendo um espécie de ultimato através de uma notificação.”

        Já imaginaram se o pessoal do ex-presidente Hélio dourado (MGat), sabidamente contrários a contrução da Arena no bairro Humaitá, tivessem assumido o Grêmio antes de começarem a erguer o novo estádio gremista, alguém acha que teríamos hoje um estádio quase pronto. Agora transplantem a situação para o Cais da Mauá.

    • Jorge Piqué Link Permanente
      30/07/2012 23:41

      Infelizmente se repete novamente que a licitação foi direcionada…. Lembram em 2010 o deputado Raul Pont falando todo o tempo a mesma coisa? Que o fato de ter apenas 1 licitante já indicava que a licitação tinha prejudicado a concorrência. Que o Lerner tinha participado, etc… O que o Pont fez…levou essa queixa ao Da Camino…. e qual a resposta no final de 2010?

      “Da Camino ponderou que, “decorridos mais de três anos da publicação da solicitação para manifestação de interesse, seguida das diversas etapas de minucioso trabalho técnico multidisciplinar e, principalmente, não se tendo conhecimento de impugnações administrativas ou demandas judiciais em face de suposta restrição à ampla competição”, não parece razoável suspender a licitação.”

      Depois disso nunca mais ouvi o deputado tocar nesse assunto da licitação…. Se alguem acha que realmente houve algo ilícito na licitação… temos Justiça não? Levem ..de novo … a Justiça….

      Nenhuma possivel concorrente que teria sido prejudicada se manifestou oficialmente contra a licitação e se continua falando a mesma coisa….

  3. 30/07/2012 9:51

    Essa notícia se confirmada é gravissima. a proposito, qual o consorcio que está participando do projeto porto maravilha no RJ?

    • JULIÃO Link Permanente
      30/07/2012 10:10

      O consórcio eu não conheço, mas o financiamento do projeto do Cais carioca será com dinheiro público, já que a Caixa comprou 100% dos certificados (cepacs) da Prefeitura do Rio vendidos supostamente para usar o dinheiro nesse projeto, num total de 3,5 bilhões de reais.

    • 30/07/2012 17:55

      Concordaria se fossem meras suspeitas, mas fatos não demandam “confirmação”, Sebá!

  4. 30/07/2012 10:12

    começo a duvidar da orla de jaime lerner tambem…

  5. 30/07/2012 10:27

    pois é, ai eu me pergunto…uma das promessas do Tarso para se eleger era a de que pelo fato do governo federal ser o mesmo de seu partido, ele teria transito livre em Brasilia para angariar diversos recursos para investimentos no RS, algo que não estávamos conseguindo, pelo fato de historicamente sermos sempre oposição ao governo federal aqui na província. pois bem, será que não ha tempo para o governador buscar o financiamento do projeto do Cais maua através do dinheiro público? deixo claro desde já que não me sinto confortável entregar para o setor publico os serviços que podemos explorar pelo setor privado, só que nesse caso, os R$ 3,5 bilhões do projeto carioca serviriam muito bem para nós aqui também né Sr Governador?

    • JULIÃO Link Permanente
      30/07/2012 10:45

      E você acha que ele iria municiar inimigos? Essa gente só pensa no poder, chegar nele e se manter de qualquer as forma; não estão nem aí para os interesses da população.

      Pode até fazer isso, mas antes vai querer limpar a área de qualquer resquício de adversários políticos.

    • 30/07/2012 18:30

      Será que a Dilma, não resolve, assim como fez com o caso do Inter….
      então pára tudo e tira o RGS da Copa, para não fiasco ou ter tudo pela metade pq “só milagre” tanta obra ficar ptonta a tempo…

    • Jorge Piqué Link Permanente
      30/07/2012 23:52

      Pessoal…nao vamos viajar..a licitação é clara… justamente a ideia é não colocar dinheiro público e porque? porque o cais mauá NAO É PRIORIDADE. Prioridade é saúde, educação, segurança;;; Mas claro que o Cais Mauá é bom… vai criar empregos… atrair turistas, desenvolver o centro, Qual a solução? Investmentos privados… Mas que empresa iria investir em reformar apenas os armazens…? o que ganharia? os alugueis? e depois de reformar tudo teria que devolver para o estado em 25 anos? Para uma empresa privada não há negócio que valha o trabalho ai. Entao se cria um modelo de negócio, onde se possam construir torres e centro comercial…agora a coisa muda… agora pode ter interessados… mesmo que seja 1 só… e com isso se restauram todos os mais de 50 armazens e se oferece lazer, cultura e gastronomia bem na area central.
      Colocar dinheiro público agora seria fazer o que se tentou evitar sempre, se Tarso ou Dilma conseguirem dinheiro público para o Cais… serão criticados por nao ter conseguido esse mesmo dinheiro para saude, educação e segurança… esse é o papel do Estado, não criar barzinho na beira do Guaíba para o pessoal tomar chopp e ver o por do sol… Temos um consórcio vencedor, eles tem excelentes arquitetos de prestigio europeu, com obras realizadas da melhor qualidade, a questão financeira é apenas conseguir os menores juros, é disso que se trata…e eles estao certos, juros são custos, quanto menos pagarem, mais lucro terao, mais sucesso o projeto terá…

      • 31/07/2012 11:46

        Perfeito, concordo plenamente. A solução é buscar investimentos privados, e isso significa arrendar a área para quem realmente tenha “bala na agulha” (dinheiro). As prioridades para uso de dinheiro público realmente são – saúde, saneamento básico, educação e segurança pública. Até para as estradas boa parte dos recursos serão privados (concessões, etc.). Gastar dinheiro público, que já é escasso para as coisas básicas, em barezinhos, restaurantes, cinemas, shoppings e torres comerciais, não faz sentido, nem se cria … Estão viajando mesmo!

  6. RicardoUK Link Permanente
    30/07/2012 11:03

    Os petistas nao conseguem nem disfarçar seus ranços ideologicos… Se dizem que Deus criou o homem, entao os petistas ele deve ter feito na privada.

    • Jorge Piqué Link Permanente
      30/07/2012 23:57

      Esse tipo de coisa não leva a nada..claro que tem muitos petistas contra o projeto do Cais Mauá… mas qual é o problema? Cada um pensa da sua forma…E eu conheço petistas e socialistas que são grandes defensores desse projeto do Cais Mauá… que vão em congressos das esquerdas e projetam imagens do projeto …. é gente corajosa….
      O governador é do PT, mas claramente está a favor do projeto,. Na primeira semana de governo em janeiro de 2011 estabeleu uma comissao de petistas para avaliar o projeto, nao encontraram nada e nem inventaram nada… o que isso significa?

    • 31/07/2012 11:49

      Um dos grandes problemas aqui na discussão é o anti-petismo, a demonização dos petistas. Ora, isso é pura perda de tempo, é fugir do assunto, além de caracterizar uma postura religiosa (doentia). Quem é que não sabe que o PT morreu há 6 anos, por ocasião do mensalão? Bater em defunto é heresia …

  7. JULIÃO Link Permanente
    30/07/2012 11:16

    “Outra fonte envolvida com o empreendimento revela que o contrato prevê que o investidor deve apresentar as estruturas físicas do complexo até o primeiro trimestre de 2015, caso contrário, será submetido a penalidades.’

    Ou seja, não há atraso e sim perspectivas, provavelmente, frustradas de que algo aconteça antes disso. Mas na última palavra que temos de um representante do consórcio, eles mantinham a expectativa de apresentar algo pronto até a Copa de 2014.

    • 30/07/2012 17:39

      Foram os próprios representantes do consórcio que, há poucas semanas, informaram que não poderiam iniciar as obras em agosto, como estabelecido no CONTRATO, por falta de dinheiro, “Julião”. Isso foi divulgado nos meios de comunicação …

    • Jorge Piqué Link Permanente
      30/07/2012 23:59

      Eles não vão começar nada no cais enquanto não houver a aprovação de todas as licenças da prefeitura…alguem aqui faria diferente…começaria a construção de um edificio sem ter a licença? e se dá um problema e nao sai a licença? vc que perde tudo o que gastou na construção…quem constroi sem licença é invasor de área… se der deu, se nao der azar..

  8. Mateus Berg Link Permanente
    30/07/2012 11:31

    Infelizmente creio que não saia do papel. E se sair, será lá por 2030. Perdi as esperanças. Quando não é uma coisa é outra. Que triste isso.

  9. 30/07/2012 11:35

    O Tarso tá sendo um baita de um oportunista e querendo botar água no negócio. Tem que se muito ingênuo em pensar que um projeto desse tamanho começaria a ser executado em menos de 6 meses. Só o tempo para desenvolver todos os projeto executivos, orçamentos, obter as licenças leva muito mais do que isso. Fora que o prazo para o negócio começar a correr conta a partir da entregue da área totalmente livre para o consórcio, o que ainda não ocorreu. O governo demorou 5 anos levando esse processo e agora quer botar tudo no do consórcio. Demorou tanto pra fechar o processo de seleção do consórcio que deu tempo até pra Espanha entrar em crise. Piada.

  10. Carlos Fernando Link Permanente
    30/07/2012 11:49

    Eu tô tentando entender onde os MALIGNOS petistas entram no atraso da empresa em tocar o projeto e angariar recursos. Se alguém puder me explicar, por favor o faça.

    • JULIÃO Link Permanente
      30/07/2012 12:20

      Criando um conflito, por exemplo; gerando estabilidade no negócio, outro exemplo…; quer mais: estabelecendo um espécie de ultimato através de uma notificação.

      • JULIÃO Link Permanente
        30/07/2012 12:26

        Gerando instabilidade, digo…

      • JULIÃO Link Permanente
        30/07/2012 12:27

        Ou alguém acha que é simples investir 500 milhões num projeto com tantos políticos e órgão públicos apostando contra?

      • 30/07/2012 17:43

        Na iniciativa privada o sujeito ou faz ou desocupa a moita, não é assim?

      • Carlos Fernando Link Permanente
        30/07/2012 17:45

        Não me convence. Quero alguma declaração, alguma notícia, alguma conversa que dê algum sinal que o governo está tentando boicotar o projeto, e um motivo pro governo querer boicotar o negócio (que não seja “petistas são malvados e querem trazer ódio e destruição pro mundo”).

        Tudo que saiu nos últimos dias de notícia sobre o assunto tem a ver com a inoperância do consórcio.

  11. Ricardo Link Permanente
    30/07/2012 11:58

    Já disse várias vezes, e repito: LARGUEI DE MÃO de Porto Alegre.

    Se nem mesmo com uma Copa do Mundo dá pra ter esperanças de evolução dessa cidade, é porque esse lugar abraçou com tudo os ideiais de pequenez e mediocridade.
    A cidade há anos vem escolhendo e casando com essa mentalidade. Faz parte de Porto Alegre. Corre nas veias e no DNA da cidade.

    Nem com uma Copa do Mundo Porto Alegre se oxigena e flerta com a evolução? Qualquer lugar do mundo mudaria com uma chance imensa dessas. Mas Porto Alegre quer sair mais do lugar. Eu não acredito mais em Porto Alegre.

    • 30/07/2012 17:29

      é com imensa tristeza que infelizmente concordo com você… não vejo uma ação sequer de governo em nenhuma esfera que seja concluída a contento… não vejo uma obra que se possa dizer que tem bom acabamento, aparentemente não há fiscalização e muito menos manutenção de nada… é lamentável se verificar a péssima performance dos órgãos públicos e suas obras e investimentos. agora estava no centro e vi gente com santinhos fazendo propaganda política para quem já mostrou ser incapaz… meu deus! o que vai ser dessa cidade? é sujeira e pichações por todo lado, paradas de ônibus que há meses ou até mesmo anos não vem manutenção. são milhares de cartazes afixados em suas estruturas, sem contar as que servem de moradia permanente para mendigos e moradores de rua ou até mesmo depósito de lixo ( vide paradas da avenida carlos gomes).
      fala-se tanto da revitalização do centro, do que adianta revitalizar se ninguém retira as famílias que se alojaram dentro do largo edgard koetz em frente a rodoviária? hoje estavam roçando a grama daqueles jardins… mas ninguém estava tomando providencia para recolher milhares de pertences de dezenas de mendigos que ocupam o lugar… quem é que vai querer ir passear num centro imundo como esse ? por mais lindo que ele seja, precisa ser mais limpo… toda vez que entro ou saio do tunel da conceição me admira ver a quantidade de moradores de rua que habitam nas áreas verdes da entrada e saída do túnel. será que não estão fechando os olhos para esse problema que é tão sério ? será que não existe algum lugar para que essas pessoas possam ser encaminhadas para terem mais dignidade ?
      outra coisa, agora vou falar de uma coisa infinitamente pequena, mas eu trabalho com acabamento… dá prá suportar que numa cidade como porto alegre, capital do estado do rio grande do sul, 4ª estado mais rico do brasil, se use defensas new jersey completamente quebradas prá criar barreiras na entrada do tunel da conceição, na saída da avenida osvaldo aranha ? mas será que a smov é tão relaxada e tão vagabunda que não vê isso??
      não se preocupam com nada. é só coisa bagaceira, porcaria de quinta categoria…
      convido o senhor administrador dessa cidade para fazer um passeio pelos corredores de onibus da cidade que ele administra. será que ele não sente vergonha? eu juro que se estivesse em seu lugar, sentiria muita vergonha…
      é uma vergonha mesmo… nasci aqui, amo essa cidade, me sinto tão pequeno diante de tanta falta de administração, tenho vontade de protestar, não sei onde e nem contra quem… me sinto abafado e angustiado cada vez que venho aqui e vejo uma prefeitura que há anos é o império da obra mal feita, o reino da falta de gosto, do mal acabado…
      cais mauá? infelizmente não acredito mais em nada…

  12. 30/07/2012 12:06

    Pois é…isso tem cheiro de politicagem suja Petista…a mesma que travou o investimento da Ford em Guaiba e também a mesma que travou o parque industrial de Guaiba que foi constituído todo o projeto no governo yeda. tenho um conhecido que é executivo da Vipal e ele me confirmou que estão quase desistindo da joint venture que formaram com a Fate para a construção de uma grande fabrica em Guaiba, por conta de todos os obstáculos criados pelo tarso para a consolidação do investimento…agora estão alegando que o local é um sitio arqueológico dos nossos antepassados indígenas… não preciso dizer mais nada..
    estamos indo para o mesmo caminho da Argentina…

    Somos um estado que vive do passado!!

    Estão formando silenciosamente a Republica Bolivariana Rio Grandense…

    Parabéns PT e Tarso!!!

  13. RicardoUK Link Permanente
    30/07/2012 12:55

    Gilberto, olha isso. Post 24341. http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=448668&page=1218. Sonhar nao custa nada.

    • RicardoUK Link Permanente
      30/07/2012 13:01

      Na verdade, foi o post do Gerson, n.1827, aqui. http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1473405&page=92

  14. 30/07/2012 14:58

    Eu adoro Porto Alegre mas em termos de politica e desenvolvimento,eu tenho nojo dessa cidade.
    Quando não é aquela gente imbecil e conservadora,são esses politicos incompetentes dos infernos.
    Se depender desses obstaculos a cidade esta perdida.
    Lamentavel.

  15. GersonLondon Link Permanente
    30/07/2012 19:28

    Enquanto isso….no Rio de Janeiro…..

    • JULIÃO Link Permanente
      30/07/2012 21:31

      É que lá o projeto foi gestado por aliados políticos desde o início.

      • JULIÃO Link Permanente
        30/07/2012 21:45

        Uma máfia funciona como uma família, se você está com ela, é protegido, apoiado, financiado e teus inimigos são inimigos da família; mas se você não pertence a família ou é amigo dos inimigos dela, você deve ser excluído ou eliminado.

  16. Jorge Piqué Link Permanente
    31/07/2012 0:08

    que pessoal pessimista… mas eu entendo…muito trauma sofrido em Poa…rss
    A toda hora aparecem esses boatos de falta de financiamento, depois desaparecem… claro que talvez tenha algum interesse embutido neles mas é dificil dizer exatamente de quem… eu acho que no background pode realmente estar acontecendo alguma coisa, alguma disputa, mas nao temos ideia, mas dificilmente acho que seja algo que interrompa o projeto, porque todos perderiam…para o Estado seria um desastre, para o Consórcio seria um desastre, é o tipo de coisa que está num ponto que nao tem mais volta, tem que sair, nenhuma explicação justificaria o fracasso, nem adiantaria jogar a culpa uns nos outros.

  17. JULIÃO Link Permanente
    31/07/2012 8:11

    Na verdade o título desse artigo poderia ser: “incertezas geram atraso no Cais da Mauá”.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.168 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: