Prefeitura inicia licitação de trechos da avenida Tronco

Trechos entre rótula da avenida Icaraí até Rua Gabriel Camargo já estão em obras Foto: Samuel Maciel/PMPA

Na quinta-feira, dia 2 de agosto, a Comissão Especial de Licitação das Obras da Copa de 2014 receberá documentações e propostas da empresa ou consórcio que executará as obras de infraestrutura e pavimentação da avenida Tronco, trechos 1 e 2, entre a rótula da rua Gastão Mazzeron até a Terceira Perimetral e da rua Gastão Mazzeron até a rua Neves.

O processo licitatório foi liberado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), após o órgão fiscalizador apontar como positiva a disposição da prefeitura em proceder às alterações sugeridas pelo tribunal. As modificações dizem respeito à utilização da tabela da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), ao invés da tabela do Sistema  Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) para balizamento dos custos.

Sobre a sinalização das obras, o TCE-RS considerou satisfatórios os esclarecimentos trazidos pela administração, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), atendendo às normas de segurança fundamentais para a execução da obra. A duplicação da avenida Tronco é considerada uma das mais importantes para melhorar a mobilidade urbana na Capital.

Os trechos 3 e 4 da avenida Tronco, localizados entre a Rótula da avenida Icaraí até Rua Gabriel Camargo, a 100 metros da Gastão Mazzeron, já estão em obras. Os trabalhos começaram da rua Moab Caldas, sem a necessidade de desapropriações de imóveis. O consórcio vencedor da licitação foi o CBG-CPL-TB e o custo da obra é de R$ 76.401.350,25. O prazo de execução previsto é 18 meses.

Plano Habitacional
 – Adquiridas 43 áreas por R$ 22.112.528,09, suficiente para acomodar todas as famílias a serem removidas na própria região da intervenção. Lançado chamamento público para construção de 1.000 habitações, através do programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal e aprovada Lei Municipal que permite complementar o valor do programa em até seis CUBs.

Descrição do projeto
Duplicação de 5,3 Km de via;
Implantação de ciclovia;
Implantação de corredor de ônibus;
Tratamento Paisagístico

Prefeitura de Porto Alegre 



Categorias:COPA 2014, Duplicação de avenidas

Tags:,

11 respostas

  1. Sei lá, achei que tá ficando legal. Pelo menos, está sendo feito. Tudo que a cidade não precisa é de uma obra parada. E tá na cara que isso irá melhorar muito o trânsito da região!

    Curtir

    • Eu acho que isso é mais que uma simples obra de melhora do trânsito: é uma obra de inclusão social. Essa região vai melhorar com essa obra, mais gente vai passar ali, o comércio local vai se intensificar…

      Curtir

  2. Tem político e empreiteiras rindo muito agora com obras superfaturadas…

    Curtir

  3. Dá pra colocar mais algumas fotos da Tronco atual?

    Curtir

  4. Só eu tenho a impressão dessa obra estar sendo feita as pressas e sem nenhuma qualidade!

    Curtir

    • Eu tenho a mesma impressão Rafael. Parece que essa obra na realidade é só uma parte do todo, e feita de qualquer jeito, pra dizer que estão fazendo algo ali. Afinal, falta 2 meses pras eleições.

      Curtir

    • Tem alguma obra que NÃO é feita assim? De qualquer jeito, nessa aí isso tá gritante.

      Curtir

    • Mas na foto não é como vai ficar. Eles asfaltaram aquele lado, pra desviar os carros pra essa parte nova asfaltada, enquanto vão recuperar a pista atual.

      Curtir

  5. seria legal se esta avenida se transformasse em uma ”Carlos Gomes ” da vida com edificios comerciais e tudo mais..

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: