Prefeitura: Obras da Copa do Mundo 2014 estão mudando Porto Alegre

Segunda ponte sobre o arroio Dilúvio é parte da duplicação da Beira-Rio Foto: Samuel Maciel/PMPA

Aos poucos, o visual de Porto Alegre começa a mudar em razão das obras em andamento, que vão melhorar a mobilidade urbana e a vida das comunidades. A prefeitura tem resolvido situações que dificultavam o andamento das obras da Copa 2014.

No projeto da avenida Tronco, uma das principais obras de mobilidade urbana e social da cidade, as máquinas trabalham nos trechos 3 e 4, localizados entre a rótula da avenida Icaraí até a rua Gabriel Camargo, a 100 metros da rua Gastão Mazzeron. As obras iniciaram sem necessidade de desapropriações de imóveis. Os moradores da região, que serão reassentados, já começaram a receber o benefício do bônus-moradia, pago pelo executivo municipal. Com o bônus, os beneficiários saem da informalidade e tornam-se proprietários de imóveis regulares, matriculados.

A prefeitura, juntamente com o estado e a classe artística, encontrou uma resposta para o Centro Cenotécnico, espaço importante a ser dedicado às artes cênicas, em local que será desapropriado. A discussão sobre o destino do Centro impedia a continuidade da obra de duplicação da avenida Voluntários da Pátria. A solução proposta foi aceita por todos: reformar os pavilhões menores que não serão atingidos e construir, em área contígua, um novo prédio.

A segunda ponte sobre o arroio Dilúvio, obra que consta da duplicação da avenida Beira-Rio, está em fase de fundações. No trecho 1, da avenida Ipiranga à pista de skate, as obras estão mais de 80% concluídas. O trecho 2, entre a Ipiranga e a “rótula das Cuias”, está concluído e liberado para o fluxo de veículos. Em relação ao trecho 3 – do velódromo até o viaduto da Pinheiro Borda –  as obras encontram-se em ritmo acelerado.

Já foram assinados contratados com os consórcios vencedores das licitações para execução dos viadutos Pinheiro Borda e Bento Gonçalves, na Terceira Perimetral. Também já foi contratada a empresa responsável pela construção do viaduto que ligará a avenida Júlio de Castilhos à avenida Castelo Branco, obra integrante do Complexo da Rodoviária.

Confira em que fase estão os projetos e as obras:

Duplicação da avenida Beira-Rio 
Segunda ponte sobre o arroio Dilúvio: em obras e em fase das fundações, alargamento das vias e produção dos pré-moldados que depois serão montados no local.
•    Trecho 1 – Ipiranga até a pista de skate: em obras e mais de 80% concluída. Pavimentação das vias e drenagem pluvial concluídas.
•    Trecho 2 – Ipiranga até a “rótula das Cuias”: semaforização e sinalização da rotatória da Cuia concluída.  Liberado para uso.
•    Trecho 3 – velódromo até o viaduto da Pinheiro Borda: obras em ritmo acelerado.
•    Trecho 4 – Rótula das Cuias até o Gasômetro: licitação homologada. Em fase de contratação.
•    Viaduto estaiado junto ao cruzamento da Pinheiro Borda com avenida Padre Cacique: Contratado.

 Ampliação da Pista do Aeroporto Salgado Filho: 
A prefeitura liberou em 2011 o trecho necessário para ampliação da pista.
•    Vila Dique: a prefeitura comprou o terreno necessário para alocar as famílias, fez a infraestrutura. Já foram transferidas 742 famílias. Estão em construção 180 casas. Outras 540, em fase de contratação.
•    Vila Nazaré: a prefeitura executa a infraestrutura e as residências estão em fase de chamamento público para construção.

Prolongamento da Avenida Severo Dullius :
•    Rua Dona Alzira: mais da metade da obra concluída. A SMAM já aprovou a mudança dos taludes no arroio. Aguarda ajuste na área desapropriada, em decorrência da mudança dos taludes para reinicio das obras, que estão a cargo do Walmart, como medida compensatória.
•    Severo Dullius: empresa vencedora do pregão físico, realizado em 25 de maio deste ano, vai retirar a camada de lixo do terreno e fazer o reaterro para pavimentação da via. Contrato já assinado.
•    Projeto de pavimentação da via: concluído e entregue na Caixa Econômica Federal para posterior licitação.

Implantação de Cinco obras na III Perimetral:
•    Passagem subterrânea viária da Rua Anita Garibaldi: a empresa já foi contratada para executar a obra. Em andamento negociação com a comunidade.
•    Passagem subterrânea da Avenida Ceará: licitação homologada. Em fase de contratação.
•    Passagem subterrânea da Avenida Cristóvão Colombo: idem Ceará.
•    Viaduto da Avenida Bento Gonçalves: contratado.
•    Viaduto da Plínio Brasil Milano: projeto concluído em orçamentação.

 Avenida Tronco: 
A prefeitura adquiriu as áreas necessárias à construção das unidades habitacionais e está realizando chamamento público para construção de 1000 habitações.

O escritório da prefeitura no local, para atendimento das famílias atingidas, está encaminhando e pagando o Bônus Moradia (aos que desejam se mudar para outro local). 80 imóveis escolhidos pelos moradores estão em avaliação. Cinco em fase de elaboração das escrituras.
•    Trechos 1 e 2: Gaston Mazeron até a rótula do Papa e Terceira Perimetral: superada cautelar do TCE, marcada data de abertura da licitação para o dia 2 de agosto.
•    Trechos 3 e 4: Icaraí até Gaston Mazeron: em obras. Estão em implantação as novas estruturas de drenagem do DEP e a duplicação dos primeiros 700 metros.

Sistema de ônibus BRT: 
•    BRT da Avenida Protásio Alves: em obras. Substituição do pavimento asfáltico por placa de concreto.
•    BRT Avenida Bento Gonçalves: em obras. Substituição do pavimento asfáltico por placa de concreto.
•    BRT da Avenida João Pessoa: licitação homologada. Em fase de contratação.

Duplicação da Rua Voluntários da Pátria:
•    Trecho 1: Contratado. Solucionado o impasse com o Centro Cenotécnico.
•    Trecho 2 –  Rua Ramiro Barcelos até Avenida Sertório: em fase final de Projeto.

Complexo da Rodoviária:
•    Viaduto da Avenida Júlio de Castilhos até a avenida Castelo Branco: contratado.
•    Estação da Rodoviária: projeto concluído e sendo analisado pela Caixa Econômica Federal para posterior processo licitatório.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014

Tags:,

25 respostas

  1. Só não vi projeto na perimetral no cruzamento com a Sertório e na Assis Brasil no acesso a Cachoeirinha…..

    Curtir

  2. Mimimi de gente reclamona, sempre. Poxa, gente, vamos ver as coisas legais que estão saindo na cidade ao invés de criticá-las. Estão muito legais as obras e, principalmente, o projeto dos BRTs, que vão facilitar bastante a circulação na cidade. Fortunati está investindo na Copa e dando prioridade à mobilidade urbana!

    Curtir

  3. Me expliquem uma coisa sobre burocracia: um contrato assinado com construtora e com projeto feito tem que esperar mais o que pra começarem as obras? A exemplo do viaduto da Bento.

    Curtir

  4. QUE PIADA!
    Eu acompanho o site http://www.transparencianacopa.com.br/ e vejo raríssimas execuções há meses!
    A obra que mais está andando é a duplicação da av. Beira Rio (a mais fácil)! O resto é conversa fiada para ganhar votos de pessoas desinformadas.

    Curtir

  5. Eu tenho uma duvidas sobre os BRT da Protásio, eles vão re-asfaltar a Protásio ou só o Corredor de ônibus? Eles vão começar o trexo entre a Saturino de Brito e a Manuel Elias depois que concluir o trexo onde ja existe corredor ? E Onde vai ser o términal na Manuel Elias?

    Curtir

    • Cara, seguinte: só vão “recapear” o corredor, e no mesmo lugar do já existente! Nada de expansão! E num primeiro momento só isso, pq a contratação é só pra concretar o corredor, e depois se fará outra licitação para as “paradas” e depois uma outra prum terminal na Manoel Elias, o que tenho minhas dúvidas se não será “esquecido” pq pra prefeitura a periferia nunca recebe investimentos PRIORITÁRIOS!

      Curtir

      • Bom eu passo todos os dias por aqui e acho que “recapar” não é o termo apropriado, porque eles destruiram o corredor antigo e estão fazendo um novo de concreto, e não simplesmente jogando concreto em cima de concreto asfáltico (não sei se foi isso que tu quis dizer com “recapar”), mas a minha duvida é aonde não existe o corredor de ônibus ainda, ele será feito depois de concretado o corredor existente ? Ou vão fazer tudo ao mesmo tempo ?

        Curtir

        • Os corredores da Bento, Protásio, e João Pessoa continuarão os mesmos só que com novo “piso” de concreto, belê? Nada de expansão nessas áreas…novo corredor com piso de concreto só na Pe. Cacique, até o “futuro” viaduto da Pinheiro Borba, +- 2 km

          Curtir

  6. PRECISAMOS DA DUPLICAÇÃO DA wENCESCLAU ESCOBAR, CONTINUAÇÃO DA AV DIÁRIO DE NOTÍCIAS. O TRÃNSITO FLUI ATÉ ALI E………EMBOLA…. VEJO QUE NAS LATERAIS JÁ TEM O RECUO NECESSÁRIO, PQ NÃO A DUPLICAÇÃO? TENHO IDO PELO AV GUAIBA MAS CHEGA LÁ NA FRENTE DO SICREDI E…..EMBOLA…. ALGUMA SOLUÇÃO?????

    Curtir

    • Concordo plenamente. A Cel. Marcos também deveria ter sido duplicada, mas recebeu uma nova camada asfáltica recentemente e agora ficou uma coisa estranha, meio pista dupla, meio não, tipo a Estrada do mar.

      Curtir

  7. A passagem subterrânea da Anita está parada porque a CEF ainda não recebeu a necessária documentação técnica da Prefeitura. Isto deverá acontecer para outras obras também. Estão assinando contratos sem ter em mãos os estudos técnicos que justificam as obras e avaliam seus impactos.

    Curtir

  8. Haha! Que piada sem graça.

    Curtir

  9. Não teremos nada de util para a copa com as obras da copa, até por que não vão ficar prontas até la, mas uma coisa é fato, as poucas obras vão mudar pra melhor algumas regiões que são bem pobres da cidade.

    E a avenida cruzando o marinha vai ajudar a dar uma vida pro lugar, que a noite é bem morto… mas nada de mais…

    Curtir

    • Uma avenida dar vida para algum lugar? Sem comércio, residencias, NADA, não resolve não…

      Curtir

      • É que só tu que gosta de morar numa rua pequena com um grande movimento de carros, que facilita muito na hora de sair de casa com o carro, sem contar é claro, que como toda area depois de uma boa obra, tem sua valorização, e acho que muitas pessoas gostam de ganhar um dinheiro, não?

        Curtir

      • E do que adianta, se forem fazer algum prédio residencial, vão xiar, se vão fazer um prédio comercial, vão xiar…. ao menos uma avenida com um bom movimento cruzando o parque… com certeza vai ser um diferencial.

        Curtir

        • Acontece que ninguém mora ali, ninguém trabalha ali, a orla é uma porcaria… por isso que a região é morta em horário comercial e a noite qualquer dia. Duplicar a avenida não vai mudar nada.

          Curtir

  10. Mimimi abaixo…

    Curtir

  11. Tive que rir com o “mudando”

    Curtir

  12. Tomara que saia tudo. Mas acho engraçado que haverão 3 brt’s incluídos nas obras da copa e nada de transporte público para chegar no beira-rio.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: