Governo adia concurso para modernização da rodoviária

 

 

Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:Rodoviária de Porto Alegre

Tags:

34 respostas

  1. Meu sonho era uma grande Estação Central Rodo-ferroviária naquele baita terreno em frente ao aeroporto. Dali partindo trens, literalmente, para os 4 cantos do estado (Santa Maria, futuramente Uruguaiana, Pelotas-Rio Grande, Torres e Caxias) e ônibus para as cidades da grande Porto Alegre e outras cidades fora do trajeto do trem.

    Nesse sonho, o Trensurb para o centro de Porto Alegre, a partir dessa Estação Central, seria subterrâneo, conectado a linha 2 do metrô a partir estação Cairu, sob a av. Farrapos. E no centro da capital haveria conexão para outra linhas: zona leste e zona sul

    Bom, agora acordei, e estou vendo que querem salvar aquele monstro da Estação rodoviária, na Av. Conceição, e querem fazer outro aeroporto em Portão. Quanto a volta do trem não há mínimas condições de isso acontecer nas próximas décadas.

    A realidade é dureza…

  2. A localizacao e’ a melhor possivel, no Centro da cidade, com onibus e, principalmente, trem na porta. Alem disso, a rodovia esta’ ao lado, os onibus nem precisam circular dentro da cidade. Quem nao gosta da localizacao e’ justamente quem nao usa a rodoviaria. O que deve ser feito e’ justamente o que querem fazer: moderniza-la.

    • Tem trem perto do aeroporto também, e poderia ter integração da rodoviária com o aeroporto via aeromóvel. Ninguém mora no centro, então sei lá pq é bom ser no centro.

      • Quem vem do interior não vem só porque mora em Porto Alegre. O aeroporto fica longe de tudo e só ia piorar a situação de quem usa a rodoviária.

        Eu uso a rodoviária e de lá vou pra cidade baixa. Dá uns 20 minutos de ônibus. Uma vez, no aeroporto, desci do avião e tive a brilhante ideia de ir de ônibus, na hora do rush. Fiquei uma hora dentro de um ônibus lotado e desci antes por que não aguentei. Caminhei mais uns 20 minutos depois…

        A rodoviária tá num lugar ótimo, é um lugar central. Querem mudar porquê? Pra colocar mais duas faixas pra carros na entrada de Porto Alegre?

        Isso é detrimento de transporte público em relação ao privado.

      • Acabei de fazer um comentário grande aqui, mas pelo jeito deu algum erro…

        Vou resumir: ninguém mora no centro, mas é o local mais central. De lá sai transporte pra toda a cidade. O aeroporto fica em um canto da cidade, o que dificultaria muito a locomoção de quem vai pro outro lado. Aliás, muita gente que vem de ônibus do interior nem mora em Porto Alegre…

        E se tirassem a rodoviária dali, ia ser por que motivo? Fazer mais pistas pra carros? Parece um caso grave de detrimento de transporte público pra favorecer o privado. Ou é porque o local é feio? Isso pode ser melhorado com a reforma.

      • O aeroporto é longe de tudo? Longe de tudo o que? Carlos Gomes, Moinhos, etc?

        Por isso digo, deveria ser feito um estudo onde a maioria vai (e como) quando desce ali.

      • O centro de POA também náo é no centro, mas num canto. Com certeza se a rodoviária movesse para lá, as linhas de ônibus teriam que ser revistas, mas realmente é um pouco demais para esperar do nosso governo hehe.

  3. Acho engraçado esse pessoal que quer a rodoviária “bem longe”. Parece que esquecem que quem mais usa tal serviço é pessoal com menos capital, digamos assim. O que adianta pegar um ônibus daqui ao litoral e gastar R$ 24,00 e chegar em PoA e gastar R$ 60,00/80,00 em taxi?

  4. Esses dias um amigo postou no facebook uma foto do pai tirada na rodoviária nos anos 70 e o que mais me chamou a atenção foi o fato de não ter uma vírgula diferente da rodoviária atual. Impressionante – exatamente como 40 anos atrás, com exceção dos ônibus.

  5. Só pra variar um pouco né? Essa rodoviária é um péssimo exemplo tanto de arquitetura quanto de localização. Já deu o que tinha que dar. Um antro de trombadinha e bêbados. Que construam uma nova perto do Aeroporto. Espaço tem bastante.

    • Por que acham o local dela tão ruim? Me parece um lugar bom, apesar de ocupar bastante espaço. Ela fica no centro, perto de onde a maioria dos ônibus pro resto da cidade saem. Quem chega do interior tem transporte pro resto da cidade quase garantido.

      • Acho que seria válido um estudo de para onde vai a maioria das pessoas que descem ali e qual o meio de transporte utilizado.

        Mas a rodoviária em si não acho tão ruim, mas o local é horrível. Conforme alguns amigos meus já disseram ao chegar ali vindo de SC: “”a rodoviária de vocês dá medo”. Sem mais comentários.

      • Perto do aeroporto tem um trem. Com a saída da rodoviária daquele local terminaria também aquela situação terrível de amontoado de ônibus e taxis. E sim, como disse um camarada ali, “a rodoviária de Porto Alegre DÁ MEDO…”

      • Concordo com o Sr. Pavão: Porto Alegre tem seu Terminal Rodoviário num dos melhores locais. colocariam-no onde? Para os lados da Arena…?

  6. Para a construção do viaduto da Av. Júlio de Castilhos para a Castelo Branco e para construir a Parada de onibus da Rodoviária estão prevendo gastar 31,5 milhões (sem resolver definitivamente a questão do X da rodoviária). Com esse dinheiro, mas um aporte da iniciativa privada, será que não daria para começar a construção de uma nova Rodoviária em outro bairro da cidade?

  7. Meu voto é pela implosão desse prédio e a construção de uma nova Rodoviária em outro local da cidade.

  8. A um tempo atras, já havia postado que dificilmente a Veppo iria largar o osso, e olha o que acabou ocorrendo? E mesmo se for adiante, ela vai tentar bloquear de todas as formas para que não siga adiante, escrevam o que eu digo. Infelizmente teremos essa rodoviaria no estado que está por muito tempo ainda.

  9. Hoje saiu no Jornal VS a reportagem sobre a desistência oficial da Seaquarium do projeto do Oceanário Sul de Esteio. Não achei a noticia digital, mas a reportagem é de 2 páginas no jornal de hoje, que é o mais lido no Vale dos Sinos. Uma lástima, mas em breve chegará ao blog essa informação. Nos resta pressionar pelo Cais e por um aeroporto e rodoviária decente

  10. Quando se pergunta pra uma autoridade sobre uma obra e a resposta é “não sei”, tá na hora de demitir alguém e meter ordem no departamento. O que eles tão fazendo no expediente, tomando cafézinho e discutindo a novela?

    • Tem que meter o pé na bunda dessa cambada. Não vai sobrar meia dúzia se forem demitir os incompetentes que ocupam as secretarias do estado, mas é necessária uma renovação.

  11. Independente de Copa, Porto Alegre precisa urgentemente de uma nova Rodoviária, de preferência perto do AER e aproveitar o transfer do Monorail que vem de lá. A Rodoviária estrangulou aquele ponto de Poa e além disso está na hora de uma licitação ( ninguém quer largar o ôsso!!!) e precisa alguém “roxo” para fazer isso . Mesmo assim não ficaría pronta bem como as demais obras para a Copa. O fiasco se aproxima, isso que não sou pessimista, ah e precisamos de um TERMINAL TURÍSTICO RODOVIÁRIO, U R G E N T E !!!!

  12. Pressa, so mesmo em projetos “prioritarios” como os pedagios rodoviarios.
    Afina, ali na rodoviaria, não existe previsão de empregos para os “companhaeiros”

  13. Vai ser outra obra pra copa que vai ficar pronta em 2016?
    Ou vão terminar antes pra ser a unica coisa util para a copa? (até por que né… se não fosse a copa, não teriam obras, ja que nossos governantes estão pouco se lixando para o povo)

  14. o bom de atrasos em geral é que dá pra achar maneiras de inchar mais o custo do projeto.

    Mas achei legal o modelo que será escolhido o projeto, etc

    • Pq é o governo do estado que controla a rodoviária e não a prefeitura?
      Como tem coisa errada neste modelo imposto pelo DAER… credo!

      • Pois é, está aí mais um fruto do nosso sistema federativo IRRACIONAL.

      • A União vem aqui e quer nos dizer o que fazer com uma área num Porto abandonada; o governo do estado diz como será nossa Estação Rodoviária e assim por diante. Não tem como funcionar um país desse tipo.

Faça seu comentário aqui: