Prefeitura anuncia novos recursos para obras da Copa 2014 (inclui imagens inéditas)

Cidade ganhará outros cinco terminais de integração do sistema BRT Foto: Divulgação/PMPA

As melhorias no transporte coletivo e na mobilidade urbana de Porto Alegre serão ampliadas com o anúncio de novos recursos oriundos da Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014, confirmada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União. Ao todo são R$ 311,3 milhões financiados pelo Governo Federal que permitirão ampliação de diversos projetos preparatórios ao Mundial e que ficarão como legado para a Capital.

O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico e Extraordinário da Copa, Urbano Schmitt, explicou, em coletiva para a imprensa, a importância desses recursos para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população: “A prefeitura aproveitou o lançamento de uma linha de crédito do Governo Federal, com juros menores que os do PAC da Copa. Os recursos serão utilizados em benefício da cidade e dos cidadãos. As obras de mobilidade e infraestrutura serão um legado para todos”.

Com os novos recursos, Porto Alegre ganhará cinco outros terminais de integração, além dos inicialmente previstos. Os passageiros, que utilizarão o sistema BRT, terão mais comodidade. Os terminais são os da Antônio de Carvalho (BRT Bento Gonçalves), Manoel Elias (BRT Protásio Alves), Terminal Azenha (BRT João Pessoa) e Terminal Cristal (BRT Padre Cacique).

Também serão construídas estações de ônibus especiais em frente à Rodoviária, com ligação subterrânea ao Trensurb, e na avenida Salgado Filho (canteiro Central). Essa vai liberar as vias laterais do uso de ônibus, abrindo espaços para pedestres e implantação de uma ciclovia.

Os recursos inicialmente previstos para o BRT Assis Brasil, em virtude da vinda do metrô, foram deslocados para o BRT João Pessoa, que seguirá pela avenida Salgado Filho, descerá pela Borges de Medeiros até a José de Alencar, onde se encontrará com o BRT Padre Cacique, garantindo total funcionalidade ao sistema, que terá início no Terminal Antônio de Carvalho e término no Terminal Cristal, ou vice-versa, conforme a direção do usuário.

No viaduto a ser construído sobre a avenida Bento Gonçalves foi incluída uma estação especial de BRT, o que transformou o viaduto em estaiado com dois níveis: no de cima, passarão os carros e, no de baixo, os veículos coletivos. No viaduto sobre a Plínio Brasil Milano também foi incluída uma estação de ônibus especial, dentro dos critérios de acessibilidade universal (rampas, elevadores, entre outros).

Veja aqui o detalhamento das obras

________________________________________

MAIS IMAGENS, TODAS INÉDITAS

Estações BRTs

Estações BRTs

Trincheira da Av. Plínio Brasil Milano Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Pinheiro Borda Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Bento Gonçalves Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Cristovão Colombo Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Ceará Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Anita Garibaldi Foto: Divulgação/PMPA

Av. Voluntários da Pátria Foto: Divulgação/PMPA

Av. Tronco Foto: Divulgação/PMPA

Av. Severo Dullius Foto: Divulgação/PMPA

Av. Severo Dullius Foto: Divulgação/PMPA

Av. Edvaldo Pereira Paiva Foto: Divulgação/PMPA

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre e Banco de Imagens da Prefeitura

Atenção: Todas as fotos estão em ótima resolução. 

71 comentários em “Prefeitura anuncia novos recursos para obras da Copa 2014 (inclui imagens inéditas)

  1. rodovias, viadutos, carros e mais carros, carrocentrismo ganhando votos, e estragando a cidade, só no photoshop fica bonita e sem engarrafamento…

  2. Fotos bonitas… Se ficar igual vai ficar super bonito, mas sempre acho essas imagens de projeto mais bonitas do que a realidade!

    • Repare nas imagens: não há uma com a fiação exposta, como é na realidade. Infelizmente, elas não ficarão tão bonitas e limpas visualmente, como nas imagens. Igualmente, toda vez que tu vires uma parede, ou um vidro, conte com um monte de cartazes sobre eles.

      • época de eleições, poderiam prometer uma lei contra isso.

        O problema é que os próprios candidatos tem suas fotos coladas nas paradas..

      • Eu acho que o blog deveria postar foto dos porquinhos que querem votos. A carlos gomes esta cheia deles, nunca votarei nesses lixos.

    • E os pichadores porcalhões já devem estar se coçando todos para ver qual deles vai “inaugurar” as ditas cujas.

      • Por falar nisso: espero que as “estações BRT” sejam no mínimo do mesmo tamanho que as atuais paradas da Bento e Protásio, pois atualmente está em andamento a colocação de “paradas seguras” na Bento depois da Antonio de Carvalho e o que tem sido feito é que as parada encolheram no mínimo 1/3… e isso é triste, pq a Prefeitura parece só piorar as coisas nas “reformas”. Pergunto a vocês, será que a Prefeitura instala paradas pensando no mínimo de passageiros que utilizam-nas ou no TOTAL DE PESSOAS QUE ESTÃO ABRIGADAS NAS PARADAS NOS DIAS DE CHUVA E NOS HORÁRIOS DE PICO. Hoje em dia, o que seguidamente encontramos é várias pessoas fora ou a margem das paradas por não caber nelas, pois as mesmo não comportam todos!

  3. Uoooooooooooou…. perfeito.

    De primeiro mundo, espero que saia, e que saia como nas imagens… :DDD

    Isso iria dar uma sra vida para as regiões, e facilitar a vida de toda população…

  4. Impressão minha ou pra chegar até as paradas de ônibus da Plínio a travessia é feita só pela faixa de segurança? É pra esticar a mão e os carros pararem? O.O

  5. Muito legal essas simulações. Tomara que fiquem assim mesmo depois de prontas e resolvam questões de trânsito. Mas o que não me convence são essas paradas de BRTs. Fico imaginando no verão de 40ºC, o ar condicionado estragado… ou seja, uma sauna grátis.

  6. Porto Alegre peca num aspecto muito simples: não mantém padrão algum nas construções públicas.
    A perimetral está lentamente morfando pro utilitário urbano usado no resto da cidade e perdendo a beleza especial que o utilitário desenhado especialmente pra ela tinha. Passo ali todos os dias e cada dia substituem mais uma sinaleira ou mais alguns gradis por aqueles usados no resto da cidade.
    O que aparenta é que eles rasgaram o projeto daquele antigo e agora só podem substituir por esse genérico horrível.
    Eu sonho com um projeto de utilitário municipal uniformizado: com sinaleiras, paradas de ônibus, lixeiras, máquinas de venda de passagens de ônibus (!!!), bicicletários e afins sejam desenhados de maneira diferente e que o desenho possa ser reproduzido meros 5 anos após a sua primeira utilização.

    • Verdade, a bagunça visual dessa cidade é triste.
      O pior é aquelas paradas da Perimetral que chegam a ter uma parte do antigo projeto e uma parte, bem mais baixinha, daquele azul e amarelo tosco.
      Infelizmente, eles fazem, mas não garantem manutenção, fica muito caro encomendar uma parte ou fazer novas licitações e daí colocam do fornecedor atual.
      O caminho para evitar essa poluição visual seria associações de bairro competentes que exigissem isso.

    • Realmente e’ muito dificil de entender, ate’ porque o Brasil e’ tao rico quanto EUA, Japao e Europa… nao da’ pra entender porque escolhem a solucao mais barata… sera’ que e’ porque tem muito dinheiro sobrando? Acho que nao ne’, porque o Fortunati pra conseguir 1bi em Brasilia teve que baixar as calcas ate’ os joelhos.

      • Talvez por isso eles sejam mais ricos: fazem as coisas definitivamente (mesmo que custem mais caras) e não porcarias que devem ser refeitas de 5 em 5 anos.

      • Não, eles investiram em metrô por que tem mais dinheiro mesmo. Tanto hoje quanto há décadas quando era muito mais barato fazer.

  7. Tudo fica muito bonito, limpo, com a fiação aterrada. Pena que sabemos que é só no photoshop. Aliás, a Perimetral tá um CARNAVAL de mobiliário urbano. Estão substituindo os para-corpos estilizados por aqueles pretos medíocres, isso que já botaram aquelas paradas azuis horrorosas no lado das bonitas. Fora as pichações, mas isso é culpa da população também.

  8. Pena que na realidade tanto o trânsito como o ar de Porto Alegre não é em HD, como nessas fotos “brilhosas”!

  9. Fechamos o mês de julho com 257 mil acessos no Blog, só no mês. Recorde absoluto. Vou postar outro dia o gráfico dos acessos, mostrando o crescimento do Blog; graças a vocês. E preparem-se. Terei uma grande novidade em breve.

  10. Alguém sabe se eles vão dar alguma solução para o cruzamento da Rua Souza Reis com a Av. Sertório (e Da. Margarida)? É outro trecho da Perimetral que para tudo.

  11. Sempre achei que a ideia era tirar os ônibus da Av. Salgado filho e do centro de Poa em geral, mas agora querem contruir uma linha BRT passando por essa avenida, como continuação a linha da Av. João Pessoa. Ou seja, vai continuar como antes, apenas tudo mais bonito (eu espero), com paradas e corredores modernizados.

    Nesse caso, prefiro a solução anterior, dos Portais, com BRTs chegando apenas a esses portais e ônibus menores fazendo a conexão entre essas superparadas e a região central de Porto Alegre.

    A propósito, se farão o corredor do BRT no canteiro central da Av. Salgado filho, aquelas lindas árvores que lá existem serão derrupadas? Pra mim trata-se de uma das avenidas mais bonitas da cidade, só aquela verdadeira rodoviária a céu aberto é que estraga tudo.

    • Será que não teria como essa linha de BRT da João Pessoa passar pela Perimetral (Av. Loureiro da Silva), ao invés de chegar até a Salgado filho, evitando enfiar esses ônibus gigante no centro de Porto Alegre?

    • Já eu, sou favorável a ideia de permitir que SOMENTE ÔNIBUS, PEDESTRES E CICLISTAS transitem pela Salgado, por esta ser desde sempre um “paradão”. Desse modo, poder-se-ia reduzir uma faixa da avenida e falar nesse espaço uma espécie de parada comprida, mesmo sendo ao longo do canteiro central.
      Quanto aos carros, é simples, é só eliminar os estacionamentos da André da Rocha que esta rua vira um atalho, desde a UFCSPA, ou UFRGS na João Pessoa, até a Borges, já na descida rumo ao bairro.

      • Como mataria, se desviaria o fluxo de carros e carros não morrem??
        Como mataria, se só desviaria o fluxo de carros no raio de 200 m??
        Alguém “morreria” por caminhar 200 m??
        Que grande motivação leva os motoristas a ir pela Salgado em vez de ir pela André da Rocha e sair na descida da Borges?? Igualmente não é possível estacionar naquela curva do centro Salgado-Borges?? E aí, algo convincente?

  12. Gilberto, da uma olhada na idéia que postaram mais pra frente, de divulgar fotos dos politicos que colam suas propagandas politicas nas paradas de onibus…

  13. Sempre achei BIZARRO que o BRT da Pe Cacique não estava incluído nas obras da copa, agora vai, que bom!

  14. os pontos de onibus dos BRTs vao ficar bonitos de vidro, é uma pena que essa beleza vai durar apeans uns 3 meses, pois em seguida colarão cartazes de propaganda em seus vidros, picharam, os vandalos irão quebrar-los, fora a depredação natural como poeira e sujeira .. pelo menos é assim que tem acontecido nas perimetrais nos ultimos anos

  15. Hoje tem muitos onibus que vem pela Aparicio ( sentido norte -sul) e dobram na Bento à esquerda. Com o viaduto como farão para entrar na bento em direção a viamão?

  16. Na trincheira da Av. Plínio Brasil Milano vai ter uma estação do BRT em cima? É isso? Só para encarecer, pq em Porto Alegre há essa fixação em paradas em cima de viaduto?

  17. É uma pena que todas as estações de BRT vão estar pichadas,quebradas e vandalizadas logo na primeira semanda de uso.Escolheram colocar essas paradas onde há grandes concentrações de maloqueiros,marginais e afins.

    Tomara que eu esteja errado.

    • Cara…é só fazer a Guarda Municipal começar a fazer na prática o seu papel que dá pra reduzir muito esse tipo de chinelagem.

    • O pessoal acha que em Curitiba as paradas não estão pichadas porque o povo é mais educado. Falácia, (algumas) não são pichadas porque fica o tempo inteiro um cobrador lá dentro junto ao movimento intenso. Isso ocorrerá aqui também.

      • A maioria dos tubos de Curitiba já está com os vidros riscados (inclusive os vidros dos ônibus) e só não estão piores porque a prefeitura gasta muito em manutenção.

  18. Se todas essas obras saírem o transporte de um modo geral ficará muito melhor em Porto Alegre….fico ansiosamente no aguardo. A qualidade de vida aumenta muito com transporte rápido (em todos os modais).

  19. Pergunta aos especialistas: não seria mais prático e barato uma estação centralizada, comportando passageiros nos 02 sentidos, do que as estações separadas, como são hoje?

  20. Agora sim começaram a falar sério. Boas notícias essas “aquisições”.

    Só que esses grandes terminais aí tem que ter um cuidado para não degradar a região. Tentar inseri-los da forma mais “discreta” possível.

    E tomara que as ciclovias previstas no Plano Cicloviário sejam implantadas com essas obras. É uma excelente oportunidade para começarmos a realização de uma integração no transporte.

    • Como se pode constatar pelas simulações, a Prefeitura pretende atropelar a Lei do Plano Cicloviário e deixar de fazer as ciclovias previstas na maioria dos casos (Anita, III Perimetral, Plínio, Cristóvão Colombo, Bento, Protásio, Oswaldo).

      • Será que não seria o caso do pessoal do movimento ciclístico entrar com um pedido de providências lá no Ministério Público?

  21. Pela grande quantidade de comentários, vê-se que há interesse popular em discutir estas obras. Pena que a Prefeitura prefira fazer tudo em segredo (o TCE soube dos novos valores pela imprensa tradicional). Com a prerrogativa de uma Secretaria ESPECIAL da Copa, nenhum destes projetos teve audiências públicas, como é a regra.
    A tática tem sido a mesma nestes anos todos de governo: fazer tudo que for possível sem consultar a população. Só se houver reclamações fortes e não conseguirem abafá-las que irão mudar o rumo, caso a caso.
    Será que é coincidência apresentar todos estas simulações, muito bonitas por sinal, e iniciar tantas obras às vésperas de uma eleição? Com certeza, isto gera desconfiança.

    • Se consultar a população a resposta será óbvia: 99,9% vão querer. Não tem que consultar nada nesse caso, seria apenas perda de tempo.

  22. Achei os desenhos maravilhosos, no entanto quero saber como farão para alargar as caixas das ruas para que comportem seis pistas, como esta mostrado nas esquinas da Cristovão e Anita????

  23. ORGULHO-ME DE SER BRASILEIRO, GAÚCHO E PRINCIPALMENTE DE PODER VIVER NESTA CIDADE DE PORTO ALEGRE, QUE ATÉ 2014, DEVERÁ SER A MELHOR CIDADE, PARA SE HABITAR DE TODO TERRITÓRIO NACIONAL. PARABÉNS E QUE DEUS NOS ABENÇOE.

  24. As novas estações BRT depois da COPA se tornarão dormitório de mendigos assim como o Terminal Parobé.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s