Prefeitura anuncia novos recursos para obras da Copa 2014 (inclui imagens inéditas)

Cidade ganhará outros cinco terminais de integração do sistema BRT Foto: Divulgação/PMPA

As melhorias no transporte coletivo e na mobilidade urbana de Porto Alegre serão ampliadas com o anúncio de novos recursos oriundos da Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014, confirmada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União. Ao todo são R$ 311,3 milhões financiados pelo Governo Federal que permitirão ampliação de diversos projetos preparatórios ao Mundial e que ficarão como legado para a Capital.

O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico e Extraordinário da Copa, Urbano Schmitt, explicou, em coletiva para a imprensa, a importância desses recursos para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população: “A prefeitura aproveitou o lançamento de uma linha de crédito do Governo Federal, com juros menores que os do PAC da Copa. Os recursos serão utilizados em benefício da cidade e dos cidadãos. As obras de mobilidade e infraestrutura serão um legado para todos”.

Com os novos recursos, Porto Alegre ganhará cinco outros terminais de integração, além dos inicialmente previstos. Os passageiros, que utilizarão o sistema BRT, terão mais comodidade. Os terminais são os da Antônio de Carvalho (BRT Bento Gonçalves), Manoel Elias (BRT Protásio Alves), Terminal Azenha (BRT João Pessoa) e Terminal Cristal (BRT Padre Cacique).

Também serão construídas estações de ônibus especiais em frente à Rodoviária, com ligação subterrânea ao Trensurb, e na avenida Salgado Filho (canteiro Central). Essa vai liberar as vias laterais do uso de ônibus, abrindo espaços para pedestres e implantação de uma ciclovia.

Os recursos inicialmente previstos para o BRT Assis Brasil, em virtude da vinda do metrô, foram deslocados para o BRT João Pessoa, que seguirá pela avenida Salgado Filho, descerá pela Borges de Medeiros até a José de Alencar, onde se encontrará com o BRT Padre Cacique, garantindo total funcionalidade ao sistema, que terá início no Terminal Antônio de Carvalho e término no Terminal Cristal, ou vice-versa, conforme a direção do usuário.

No viaduto a ser construído sobre a avenida Bento Gonçalves foi incluída uma estação especial de BRT, o que transformou o viaduto em estaiado com dois níveis: no de cima, passarão os carros e, no de baixo, os veículos coletivos. No viaduto sobre a Plínio Brasil Milano também foi incluída uma estação de ônibus especial, dentro dos critérios de acessibilidade universal (rampas, elevadores, entre outros).

Veja aqui o detalhamento das obras

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MAIS IMAGENS, TODAS INÉDITAS

Estações BRTs

Estações BRTs

Trincheira da Av. Plínio Brasil Milano Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Pinheiro Borda Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Bento Gonçalves Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Cristovão Colombo Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Ceará Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Anita Garibaldi Foto: Divulgação/PMPA

Av. Voluntários da Pátria Foto: Divulgação/PMPA

Av. Tronco Foto: Divulgação/PMPA

Av. Severo Dullius Foto: Divulgação/PMPA

Av. Severo Dullius Foto: Divulgação/PMPA

Av. Edvaldo Pereira Paiva Foto: Divulgação/PMPA

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre e Banco de Imagens da Prefeitura

Atenção: Todas as fotos estão em ótima resolução. 

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Categorias:BRT, COPA 2014, Duplicação de avenidas, Infraestrutura

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71 respostas

  1. As novas estações BRT depois da COPA se tornarão dormitório de mendigos assim como o Terminal Parobé.

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  2. ORGULHO-ME DE SER BRASILEIRO, GAÚCHO E PRINCIPALMENTE DE PODER VIVER NESTA CIDADE DE PORTO ALEGRE, QUE ATÉ 2014, DEVERÁ SER A MELHOR CIDADE, PARA SE HABITAR DE TODO TERRITÓRIO NACIONAL. PARABÉNS E QUE DEUS NOS ABENÇOE.

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  3. Achei os desenhos maravilhosos, no entanto quero saber como farão para alargar as caixas das ruas para que comportem seis pistas, como esta mostrado nas esquinas da Cristovão e Anita????

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