Pular para o conteúdo

Prefeitura anuncia novos recursos para obras da Copa 2014 (inclui imagens inéditas)

31/07/2012

Cidade ganhará outros cinco terminais de integração do sistema BRT Foto: Divulgação/PMPA

As melhorias no transporte coletivo e na mobilidade urbana de Porto Alegre serão ampliadas com o anúncio de novos recursos oriundos da Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014, confirmada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União. Ao todo são R$ 311,3 milhões financiados pelo Governo Federal que permitirão ampliação de diversos projetos preparatórios ao Mundial e que ficarão como legado para a Capital.

O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico e Extraordinário da Copa, Urbano Schmitt, explicou, em coletiva para a imprensa, a importância desses recursos para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população: “A prefeitura aproveitou o lançamento de uma linha de crédito do Governo Federal, com juros menores que os do PAC da Copa. Os recursos serão utilizados em benefício da cidade e dos cidadãos. As obras de mobilidade e infraestrutura serão um legado para todos”.

Com os novos recursos, Porto Alegre ganhará cinco outros terminais de integração, além dos inicialmente previstos. Os passageiros, que utilizarão o sistema BRT, terão mais comodidade. Os terminais são os da Antônio de Carvalho (BRT Bento Gonçalves), Manoel Elias (BRT Protásio Alves), Terminal Azenha (BRT João Pessoa) e Terminal Cristal (BRT Padre Cacique).

Também serão construídas estações de ônibus especiais em frente à Rodoviária, com ligação subterrânea ao Trensurb, e na avenida Salgado Filho (canteiro Central). Essa vai liberar as vias laterais do uso de ônibus, abrindo espaços para pedestres e implantação de uma ciclovia.

Os recursos inicialmente previstos para o BRT Assis Brasil, em virtude da vinda do metrô, foram deslocados para o BRT João Pessoa, que seguirá pela avenida Salgado Filho, descerá pela Borges de Medeiros até a José de Alencar, onde se encontrará com o BRT Padre Cacique, garantindo total funcionalidade ao sistema, que terá início no Terminal Antônio de Carvalho e término no Terminal Cristal, ou vice-versa, conforme a direção do usuário.

No viaduto a ser construído sobre a avenida Bento Gonçalves foi incluída uma estação especial de BRT, o que transformou o viaduto em estaiado com dois níveis: no de cima, passarão os carros e, no de baixo, os veículos coletivos. No viaduto sobre a Plínio Brasil Milano também foi incluída uma estação de ônibus especial, dentro dos critérios de acessibilidade universal (rampas, elevadores, entre outros).

Veja aqui o detalhamento das obras

________________________________________

MAIS IMAGENS, TODAS INÉDITAS

Estações BRTs

Estações BRTs

Trincheira da Av. Plínio Brasil Milano Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Pinheiro Borda Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Bento Gonçalves Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Cristovão Colombo Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Ceará Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Anita Garibaldi Foto: Divulgação/PMPA

Av. Voluntários da Pátria Foto: Divulgação/PMPA

Av. Tronco Foto: Divulgação/PMPA

Av. Severo Dullius Foto: Divulgação/PMPA

Av. Severo Dullius Foto: Divulgação/PMPA

Av. Edvaldo Pereira Paiva Foto: Divulgação/PMPA

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre e Banco de Imagens da Prefeitura

Atenção: Todas as fotos estão em ótima resolução. 

About these ads
69 Comentários leave one →
  1. 31/07/2012 20:10

    Se tudo sair igual as fotos…. vai ficar BONITO…

  2. 31/07/2012 20:11

    rodovias, viadutos, carros e mais carros, carrocentrismo ganhando votos, e estragando a cidade, só no photoshop fica bonita e sem engarrafamento…

    • 31/07/2012 22:39

      Metade das fotos são de BRT e tu diz isso?

      • 31/07/2012 23:23

        Alguém aqui não sabe contar…

        • Jeclecler Link Permanente
          31/07/2012 23:44

          Alguém aqui não entende figuras de linguagem.

  3. Fernanda Link Permanente
    31/07/2012 20:12

    Fotos bonitas… Se ficar igual vai ficar super bonito, mas sempre acho essas imagens de projeto mais bonitas do que a realidade!

    • lorenzon Link Permanente
      31/07/2012 21:56

      Repare nas imagens: não há uma com a fiação exposta, como é na realidade. Infelizmente, elas não ficarão tão bonitas e limpas visualmente, como nas imagens. Igualmente, toda vez que tu vires uma parede, ou um vidro, conte com um monte de cartazes sobre eles.

      • Guilherme Link Permanente
        31/07/2012 22:46

        época de eleições, poderiam prometer uma lei contra isso.

        O problema é que os próprios candidatos tem suas fotos coladas nas paradas..

        • Jeclecler Link Permanente
          31/07/2012 23:45

          Eu acho que o blog deveria postar foto dos porquinhos que querem votos. A carlos gomes esta cheia deles, nunca votarei nesses lixos.

  4. 31/07/2012 20:13

    Torcendo (MUITO) para que saia tudo isso! Achei as estações de 1° mundo!

    • 01/08/2012 12:15

      E os pichadores porcalhões já devem estar se coçando todos para ver qual deles vai “inaugurar” as ditas cujas.

  5. Leonardo Link Permanente
    31/07/2012 20:29

    Tudo lindo! Mas será que sai?

    • 31/07/2012 20:30

      Se não sair eu jogo uma bomba na prefeitura!

      • Luiz Felipe Link Permanente
        31/07/2012 20:42

        Por falar nisso: espero que as “estações BRT” sejam no mínimo do mesmo tamanho que as atuais paradas da Bento e Protásio, pois atualmente está em andamento a colocação de “paradas seguras” na Bento depois da Antonio de Carvalho e o que tem sido feito é que as parada encolheram no mínimo 1/3… e isso é triste, pq a Prefeitura parece só piorar as coisas nas “reformas”. Pergunto a vocês, será que a Prefeitura instala paradas pensando no mínimo de passageiros que utilizam-nas ou no TOTAL DE PESSOAS QUE ESTÃO ABRIGADAS NAS PARADAS NOS DIAS DE CHUVA E NOS HORÁRIOS DE PICO. Hoje em dia, o que seguidamente encontramos é várias pessoas fora ou a margem das paradas por não caber nelas, pois as mesmo não comportam todos!

  6. Guilherme Link Permanente
    31/07/2012 20:33

    Uoooooooooooou…. perfeito.

    De primeiro mundo, espero que saia, e que saia como nas imagens… :DDD

    Isso iria dar uma sra vida para as regiões, e facilitar a vida de toda população…

  7. Gustavo Link Permanente
    31/07/2012 20:57

    Impressão minha ou pra chegar até as paradas de ônibus da Plínio a travessia é feita só pela faixa de segurança? É pra esticar a mão e os carros pararem? O.O

    • Jeclecler Link Permanente
      31/07/2012 21:15

      Pelo que parece, sim.
      Mas o fluxo que faz a conversão é bem baixo.

  8. Tulio Ramos Link Permanente
    31/07/2012 21:25

    Muito legal essas simulações. Tomara que fiquem assim mesmo depois de prontas e resolvam questões de trânsito. Mas o que não me convence são essas paradas de BRTs. Fico imaginando no verão de 40ºC, o ar condicionado estragado… ou seja, uma sauna grátis.

  9. Ricardo Portela Link Permanente
    31/07/2012 21:53

    Não precisaria de nada disso se investissem em linhas de metrô.

    • lorenzon Link Permanente
      31/07/2012 21:57

      Tens razão, caso se investisse em linhas de metrô só precisaria de uma coisa: dinheiro.

  10. Guilherme Link Permanente
    31/07/2012 22:49

    Bah, a da Cristovão vai ser excelente… que avenidinha complicada… principalmente nessa parte..

  11. 31/07/2012 22:52

    Porto Alegre peca num aspecto muito simples: não mantém padrão algum nas construções públicas.
    A perimetral está lentamente morfando pro utilitário urbano usado no resto da cidade e perdendo a beleza especial que o utilitário desenhado especialmente pra ela tinha. Passo ali todos os dias e cada dia substituem mais uma sinaleira ou mais alguns gradis por aqueles usados no resto da cidade.
    O que aparenta é que eles rasgaram o projeto daquele antigo e agora só podem substituir por esse genérico horrível.
    Eu sonho com um projeto de utilitário municipal uniformizado: com sinaleiras, paradas de ônibus, lixeiras, máquinas de venda de passagens de ônibus (!!!), bicicletários e afins sejam desenhados de maneira diferente e que o desenho possa ser reproduzido meros 5 anos após a sua primeira utilização.

    • Bernardo Baldissera Link Permanente
      31/07/2012 23:16

      Verdade, a bagunça visual dessa cidade é triste.
      O pior é aquelas paradas da Perimetral que chegam a ter uma parte do antigo projeto e uma parte, bem mais baixinha, daquele azul e amarelo tosco.
      Infelizmente, eles fazem, mas não garantem manutenção, fica muito caro encomendar uma parte ou fazer novas licitações e daí colocam do fornecedor atual.
      O caminho para evitar essa poluição visual seria associações de bairro competentes que exigissem isso.

      • 31/07/2012 23:17

        É muita cara de pau do engenheiro que manda remendar dessa maneira.

  12. 31/07/2012 23:14

    Ficou bacana… Mas não entendo esta fixação tupiniquim pelo transporte rodoviário… Vai ver os EUA, Japão e Europa estejam errados…

    • Bernardo Baldissera Link Permanente
      31/07/2012 23:17

      Os EUA amam transporte rodoviário…

      • 31/07/2012 23:29

        Não sem antes terem casado com os trens.

    • RicardoUK Link Permanente
      01/08/2012 0:04

      Realmente e’ muito dificil de entender, ate’ porque o Brasil e’ tao rico quanto EUA, Japao e Europa… nao da’ pra entender porque escolhem a solucao mais barata… sera’ que e’ porque tem muito dinheiro sobrando? Acho que nao ne’, porque o Fortunati pra conseguir 1bi em Brasilia teve que baixar as calcas ate’ os joelhos.

      • JULIÃO Link Permanente
        01/08/2012 9:05

        Talvez por isso eles sejam mais ricos: fazem as coisas definitivamente (mesmo que custem mais caras) e não porcarias que devem ser refeitas de 5 em 5 anos.

        • Felipe X Link Permanente
          01/08/2012 9:55

          Não, eles investiram em metrô por que tem mais dinheiro mesmo. Tanto hoje quanto há décadas quando era muito mais barato fazer.

        • JULIÃO Link Permanente
          02/08/2012 8:00

          Não, eles investem em metrôs porque pensam a longo prazo.

  13. 31/07/2012 23:19

    Tudo fica muito bonito, limpo, com a fiação aterrada. Pena que sabemos que é só no photoshop. Aliás, a Perimetral tá um CARNAVAL de mobiliário urbano. Estão substituindo os para-corpos estilizados por aqueles pretos medíocres, isso que já botaram aquelas paradas azuis horrorosas no lado das bonitas. Fora as pichações, mas isso é culpa da população também.

    • 01/08/2012 2:44

      Exato, cada dia que eu passo na perimetral mais um pedaço foi substituído.

  14. Luiz Felipe Link Permanente
    31/07/2012 23:30

    Pena que na realidade tanto o trânsito como o ar de Porto Alegre não é em HD, como nessas fotos “brilhosas”!

  15. Sérgio Ricardo Rodrigues Link Permanente
    01/08/2012 1:10

    Gostei da trincheira da Av Pinheiro Borda.

    • JULIÃO Link Permanente
      01/08/2012 8:55

      Trincheira na Pinheiro Borda?

      • Julian Gritti Link Permanente
        01/08/2012 9:45

        Ta escrito trincheira ali na foto. (Mesmo sendo um viaduto)

  16. Gilberto Simon Link Permanente
    01/08/2012 2:15

    Fechamos o mês de julho com 257 mil acessos no Blog, só no mês. Recorde absoluto. Vou postar outro dia o gráfico dos acessos, mostrando o crescimento do Blog; graças a vocês. E preparem-se. Terei uma grande novidade em breve.

  17. Tulio Ramos Link Permanente
    01/08/2012 8:42

    Alguém sabe se eles vão dar alguma solução para o cruzamento da Rua Souza Reis com a Av. Sertório (e Da. Margarida)? É outro trecho da Perimetral que para tudo.

  18. JULIÃO Link Permanente
    01/08/2012 8:54

    Sempre achei que a ideia era tirar os ônibus da Av. Salgado filho e do centro de Poa em geral, mas agora querem contruir uma linha BRT passando por essa avenida, como continuação a linha da Av. João Pessoa. Ou seja, vai continuar como antes, apenas tudo mais bonito (eu espero), com paradas e corredores modernizados.

    Nesse caso, prefiro a solução anterior, dos Portais, com BRTs chegando apenas a esses portais e ônibus menores fazendo a conexão entre essas superparadas e a região central de Porto Alegre.

    A propósito, se farão o corredor do BRT no canteiro central da Av. Salgado filho, aquelas lindas árvores que lá existem serão derrupadas? Pra mim trata-se de uma das avenidas mais bonitas da cidade, só aquela verdadeira rodoviária a céu aberto é que estraga tudo.

    • Guilherme Link Permanente
      01/08/2012 9:12

      Nosso centro nunca vai valorizar se continuar sendo uma grande rodoviaria.

    • JULIÃO Link Permanente
      01/08/2012 9:55

      Será que não teria como essa linha de BRT da João Pessoa passar pela Perimetral (Av. Loureiro da Silva), ao invés de chegar até a Salgado filho, evitando enfiar esses ônibus gigante no centro de Porto Alegre?

    • Luiz Felipe Link Permanente
      01/08/2012 10:41

      Já eu, sou favorável a ideia de permitir que SOMENTE ÔNIBUS, PEDESTRES E CICLISTAS transitem pela Salgado, por esta ser desde sempre um “paradão”. Desse modo, poder-se-ia reduzir uma faixa da avenida e falar nesse espaço uma espécie de parada comprida, mesmo sendo ao longo do canteiro central.
      Quanto aos carros, é simples, é só eliminar os estacionamentos da André da Rocha que esta rua vira um atalho, desde a UFCSPA, ou UFRGS na João Pessoa, até a Borges, já na descida rumo ao bairro.

      • JULIÃO Link Permanente
        01/08/2012 16:59

        Bom, daí tu matarias completamente o que resto do centro.

        • Luiz Felipe Link Permanente
          01/08/2012 18:55

          Como mataria, se desviaria o fluxo de carros e carros não morrem??
          Como mataria, se só desviaria o fluxo de carros no raio de 200 m??
          Alguém “morreria” por caminhar 200 m??
          Que grande motivação leva os motoristas a ir pela Salgado em vez de ir pela André da Rocha e sair na descida da Borges?? Igualmente não é possível estacionar naquela curva do centro Salgado-Borges?? E aí, algo convincente?

  19. Guilherme Link Permanente
    01/08/2012 9:11

    Gilberto, da uma olhada na idéia que postaram mais pra frente, de divulgar fotos dos politicos que colam suas propagandas politicas nas paradas de onibus…

    • Julian Gritti Link Permanente
      01/08/2012 9:48

      Um politico negativou teu comentário. kkkk

  20. Felipe X Link Permanente
    01/08/2012 9:59

    Fotos legais, acho que as fotos que te mandei, Gilberto, são da ciclovia da beira-rio mesmo.

  21. Felipe X Link Permanente
    01/08/2012 10:00

    Sempre achei BIZARRO que o BRT da Pe Cacique não estava incluído nas obras da copa, agora vai, que bom!

  22. 01/08/2012 10:00

    os pontos de onibus dos BRTs vao ficar bonitos de vidro, é uma pena que essa beleza vai durar apeans uns 3 meses, pois em seguida colarão cartazes de propaganda em seus vidros, picharam, os vandalos irão quebrar-los, fora a depredação natural como poeira e sujeira .. pelo menos é assim que tem acontecido nas perimetrais nos ultimos anos

  23. Alessandro Link Permanente
    01/08/2012 10:30

    Hoje tem muitos onibus que vem pela Aparicio ( sentido norte -sul) e dobram na Bento à esquerda. Com o viaduto como farão para entrar na bento em direção a viamão?

    • 01/08/2012 11:13

      Eu não conheço linhas que fazem esse trajeto, poderia me dizer quais são?

    • 01/08/2012 15:46

      Talvez fazendo o retorno na próxima quadra…?

  24. Mateus Berg Link Permanente
    01/08/2012 10:57

    Na trincheira da Av. Plínio Brasil Milano vai ter uma estação do BRT em cima? É isso? Só para encarecer, pq em Porto Alegre há essa fixação em paradas em cima de viaduto?

  25. Ricardo Link Permanente
    01/08/2012 12:09

    É uma pena que todas as estações de BRT vão estar pichadas,quebradas e vandalizadas logo na primeira semanda de uso.Escolheram colocar essas paradas onde há grandes concentrações de maloqueiros,marginais e afins.

    Tomara que eu esteja errado.

    • Adriano Link Permanente
      01/08/2012 12:41

      Cara…é só fazer a Guarda Municipal começar a fazer na prática o seu papel que dá pra reduzir muito esse tipo de chinelagem.

    • 01/08/2012 13:02

      O pessoal acha que em Curitiba as paradas não estão pichadas porque o povo é mais educado. Falácia, (algumas) não são pichadas porque fica o tempo inteiro um cobrador lá dentro junto ao movimento intenso. Isso ocorrerá aqui também.

      • 01/08/2012 13:46

        A maioria dos tubos de Curitiba já está com os vidros riscados (inclusive os vidros dos ônibus) e só não estão piores porque a prefeitura gasta muito em manutenção.

  26. Adriano Link Permanente
    01/08/2012 12:39

    Se todas essas obras saírem o transporte de um modo geral ficará muito melhor em Porto Alegre….fico ansiosamente no aguardo. A qualidade de vida aumenta muito com transporte rápido (em todos os modais).

  27. 01/08/2012 16:13

    Pergunta aos especialistas: não seria mais prático e barato uma estação centralizada, comportando passageiros nos 02 sentidos, do que as estações separadas, como são hoje?

  28. 01/08/2012 17:52

    e nunca mais pedestres poderão atravessar a plinio ou a cristovão.

  29. 01/08/2012 19:26

    Agora sim começaram a falar sério. Boas notícias essas “aquisições”.

    Só que esses grandes terminais aí tem que ter um cuidado para não degradar a região. Tentar inseri-los da forma mais “discreta” possível.

    E tomara que as ciclovias previstas no Plano Cicloviário sejam implantadas com essas obras. É uma excelente oportunidade para começarmos a realização de uma integração no transporte.

    • Aldo M. Link Permanente
      01/08/2012 22:43

      Como se pode constatar pelas simulações, a Prefeitura pretende atropelar a Lei do Plano Cicloviário e deixar de fazer as ciclovias previstas na maioria dos casos (Anita, III Perimetral, Plínio, Cristóvão Colombo, Bento, Protásio, Oswaldo).

      • 01/08/2012 23:54

        Será que não seria o caso do pessoal do movimento ciclístico entrar com um pedido de providências lá no Ministério Público?

  30. Aldo M. Link Permanente
    01/08/2012 22:38

    Pela grande quantidade de comentários, vê-se que há interesse popular em discutir estas obras. Pena que a Prefeitura prefira fazer tudo em segredo (o TCE soube dos novos valores pela imprensa tradicional). Com a prerrogativa de uma Secretaria ESPECIAL da Copa, nenhum destes projetos teve audiências públicas, como é a regra.
    A tática tem sido a mesma nestes anos todos de governo: fazer tudo que for possível sem consultar a população. Só se houver reclamações fortes e não conseguirem abafá-las que irão mudar o rumo, caso a caso.
    Será que é coincidência apresentar todos estas simulações, muito bonitas por sinal, e iniciar tantas obras às vésperas de uma eleição? Com certeza, isto gera desconfiança.

    • Adriano Link Permanente
      02/08/2012 12:04

      Se consultar a população a resposta será óbvia: 99,9% vão querer. Não tem que consultar nada nesse caso, seria apenas perda de tempo.

  31. José Carlos Gotuzzo Link Permanente
    13/08/2012 17:23

    Achei os desenhos maravilhosos, no entanto quero saber como farão para alargar as caixas das ruas para que comportem seis pistas, como esta mostrado nas esquinas da Cristovão e Anita????

  32. evandrojunqueira Link Permanente
    29/08/2012 22:07

    ORGULHO-ME DE SER BRASILEIRO, GAÚCHO E PRINCIPALMENTE DE PODER VIVER NESTA CIDADE DE PORTO ALEGRE, QUE ATÉ 2014, DEVERÁ SER A MELHOR CIDADE, PARA SE HABITAR DE TODO TERRITÓRIO NACIONAL. PARABÉNS E QUE DEUS NOS ABENÇOE.

  33. Everton Link Permanente
    31/08/2012 13:32

    As novas estações BRT depois da COPA se tornarão dormitório de mendigos assim como o Terminal Parobé.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.160 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: