Prefeitura anuncia novos recursos para obras da Copa 2014 (inclui imagens inéditas)

Cidade ganhará outros cinco terminais de integração do sistema BRT Foto: Divulgação/PMPA

As melhorias no transporte coletivo e na mobilidade urbana de Porto Alegre serão ampliadas com o anúncio de novos recursos oriundos da Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014, confirmada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União. Ao todo são R$ 311,3 milhões financiados pelo Governo Federal que permitirão ampliação de diversos projetos preparatórios ao Mundial e que ficarão como legado para a Capital.

O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico e Extraordinário da Copa, Urbano Schmitt, explicou, em coletiva para a imprensa, a importância desses recursos para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população: “A prefeitura aproveitou o lançamento de uma linha de crédito do Governo Federal, com juros menores que os do PAC da Copa. Os recursos serão utilizados em benefício da cidade e dos cidadãos. As obras de mobilidade e infraestrutura serão um legado para todos”.

Com os novos recursos, Porto Alegre ganhará cinco outros terminais de integração, além dos inicialmente previstos. Os passageiros, que utilizarão o sistema BRT, terão mais comodidade. Os terminais são os da Antônio de Carvalho (BRT Bento Gonçalves), Manoel Elias (BRT Protásio Alves), Terminal Azenha (BRT João Pessoa) e Terminal Cristal (BRT Padre Cacique).

Também serão construídas estações de ônibus especiais em frente à Rodoviária, com ligação subterrânea ao Trensurb, e na avenida Salgado Filho (canteiro Central). Essa vai liberar as vias laterais do uso de ônibus, abrindo espaços para pedestres e implantação de uma ciclovia.

Os recursos inicialmente previstos para o BRT Assis Brasil, em virtude da vinda do metrô, foram deslocados para o BRT João Pessoa, que seguirá pela avenida Salgado Filho, descerá pela Borges de Medeiros até a José de Alencar, onde se encontrará com o BRT Padre Cacique, garantindo total funcionalidade ao sistema, que terá início no Terminal Antônio de Carvalho e término no Terminal Cristal, ou vice-versa, conforme a direção do usuário.

No viaduto a ser construído sobre a avenida Bento Gonçalves foi incluída uma estação especial de BRT, o que transformou o viaduto em estaiado com dois níveis: no de cima, passarão os carros e, no de baixo, os veículos coletivos. No viaduto sobre a Plínio Brasil Milano também foi incluída uma estação de ônibus especial, dentro dos critérios de acessibilidade universal (rampas, elevadores, entre outros).

Veja aqui o detalhamento das obras

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MAIS IMAGENS, TODAS INÉDITAS

Estações BRTs

Estações BRTs

Trincheira da Av. Plínio Brasil Milano Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Pinheiro Borda Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Bento Gonçalves Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Cristovão Colombo Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Av. Ceará Foto: Divulgação/PMPA

Trincheira da Anita Garibaldi Foto: Divulgação/PMPA

Av. Voluntários da Pátria Foto: Divulgação/PMPA

Av. Tronco Foto: Divulgação/PMPA

Av. Severo Dullius Foto: Divulgação/PMPA

Av. Severo Dullius Foto: Divulgação/PMPA

Av. Edvaldo Pereira Paiva Foto: Divulgação/PMPA

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre e Banco de Imagens da Prefeitura

Atenção: Todas as fotos estão em ótima resolução. 



Categorias:BRT, COPA 2014, Duplicação de avenidas, Infraestrutura

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71 respostas

  1. As novas estações BRT depois da COPA se tornarão dormitório de mendigos assim como o Terminal Parobé.

  2. ORGULHO-ME DE SER BRASILEIRO, GAÚCHO E PRINCIPALMENTE DE PODER VIVER NESTA CIDADE DE PORTO ALEGRE, QUE ATÉ 2014, DEVERÁ SER A MELHOR CIDADE, PARA SE HABITAR DE TODO TERRITÓRIO NACIONAL. PARABÉNS E QUE DEUS NOS ABENÇOE.

  3. Achei os desenhos maravilhosos, no entanto quero saber como farão para alargar as caixas das ruas para que comportem seis pistas, como esta mostrado nas esquinas da Cristovão e Anita????

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