Aprovada viabilidade do empreendimento na área do Olímpico

Conselho confirmou construção de shopping, hotel, prédios e estacionamentos Foto: Divulgação/PMPA

O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do complexo imobiliário que será construído na área do Estádio Olímpico, no bairro Medianeira, foi aprovado nesta terça-feira, 31, pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. O projeto prevê a construção de shopping center com três andares, hotel, dois prédios com salas comerciais e nove com residências, além de 5,1 mil vagas de estacionamento.

O complexo terá ainda uma praça aberta à população com 11,2 mil metros quadrados e uma ciclovia. Entre as medidas para minimizar o impacto no trânsito, está prevista a abertura de uma rua que ligará as avenidas Coronel Gastão Haslocher Mazeron e Carlos Barbosa.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental é presidido pelo secretário do Planejamento, Ricardo Gothe.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, , ,

49 respostas

  1. Vim do futuro pra rir de todos esses comentários ALVISSAREIROS e favoráveis à ESPIGUIZAÇÃO de um bairro totalmente residencial já consolidado no meio da cidade. Vocês são muito engraçados.

  2. Moro a mais de 30 anos na Av. Cel.Gastão Hasslocher Mazeron na quadra após a Rua Oscar Scheider, andam falando que com a abertura desta ligando com a Moab Caldas, serão arrancadas todas as arvores do canteiro central para que se tenha um corredor de onibus.
    Se realmente esse é o projeto, nós moradores desta quadra iremos embargar esta obra, visto que vão destruir a natureza, (arrancando arvores) será que o IBAMA permite?,
    Quanto a ligação com a Moab Caldas, tudo bem, desde que não coloquem via para onibus no canteiro central

    • Sr. Eurico:
      Em primeiro lugar é a SMAM que tem a jurisdição de árvores dentro do município de Porto Alegre e não o IBAMA.
      Em segundo lugar a obra de alargamento e construção de corredor na avenida será realizada pela própria prefeitura. A retirada de árvores pode ser compensada pela plantação de outras árvores nesta mesma região ou em outras, pois a obra é de utilidade pública. Vai beneficiar uma grande quantidade de pessoas que transitarão por esta via.

  3. Choram por tudo, botam contra em tudo….. por isso que é difícil sair alguma coisa na província…

  4. Eu sei que antes de projetar um shopping center ou centro comercial em determinado lugar é feito estudo de viabilidade e tal, mas vocês não acham que pode não ter demanda para tantos shoppings que serão inaugurados nos próximos quatro ou cinco anos, mais os já existentes?

  5. Empreendimentos como este devem ter EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança. Como a lei é recente, acho que este aí escapou.
    E o Estudo de Impacto Ambiental? Não precisaria também?

  6. Só digo uma coisa em relação ao empreendimento:
    Pra que existe Plano Diretor se tá fácil assim de contorná-lo?

  7. Essa história aí de shopping não vai matar o comércio da região? Se bem que não né. São sempre aquelas lojinhas pasteurizadas que tem em todo o Brasil.

    • Cara, me fala onde tem comércio na beira da freeway? Com o máximo de respeito q a ocasião permite, mas do jeito que alguns falam besteira aqui, então não teria uma única loja na Assis Brasil, q tem 5 shoppings (Bourbon Assis Brasil, Bourbon Wallig, Lindoia, Boulevard Strip Center e Center Lar). E no entanto o comércio de rua tá lá, firme e forte como décadas antes de existir shopping. Pensem um pouco antes de procurar defeito em tudo.

  8. Não sei se quem está escrevendo o faz sem conhecimento, ou é porque eu ajudei no desenvolvimento desse trabalho, mas tem uma praça ENORME (mais de 10.000m²), que será público, e tem uma galera reclamando… Imagino todo mundo doando seus terrenos onde estão suas casas para que virem praças e parques… Outra que esses prédios, se terão 24 pavimentos, serão bastante recuados, por conta da altura, gerando mais áreas permeáveis. Não estou defendendo nada, apenas abastecendo com informações.

  9. Cito Barcelona e Puerto Madero com edifícios altos, passando de 150m que revitalizaram uma área atirada as traças como o nosso cais Mauá e Pontal do Estaleiro…

    • Boa. Puerto Madero é uma das partes mais agradáveis de Buenos Aires, onde se encontra de tudo: parques, prédios baixos residenciais, comércio (bares/cafés/restaurantes), até uma universidade, prédios históricos do porto e alguns arranha-céus com arquitetura mais arrojada. Tudo numa sinergia incrível. O lugar mais fantástico de lá.

  10. Pra que tanta vaga de estacionamento? 5,1 mil!

    Vai saturar mais ainda o trânsito na região, que retrocesso urbano.

    • a região não tem lugar pra estacionar….

      Cria vagas, proibe o estacionamento nas principais avenidas, e ta feita a festa.

      A prefeitura poderia pensar um pouco, obrigar a criar uma faixa a mais, organizar o transito, assim poderia por uma faixa para onibuss (mas não no meio da avenida, por favor…), ou, criar um espaço para os onibus pararem, e claro, boas paradas de onibus… :DDD

      Aquela região tem um transito bem confuso…

    • Tanta vaga por que POA é carrólatra. As pessoas pegam tranqueiras homéricas para ir em jogos ou shows nos estádios e não notam que algo está errado.

      • E a solucao pra isso e’ banir estacionamentos na cidade, porque ai o cidadao estaciona na rua, o que ajuda no fluxo do transito. /ironic

        • Não, a solução é transporte de massa de qualidade, cois aque ainda estou para ver. A ciclovia é legal, mas é muito mais um esforço para PARECER moderno do que realmente um esforço para SER.

        • Isso ai e’ o obvio ululante. Daqui uns 150 anos, quando o transporte for eficiente, ai sim voces podem vir com esse mimimi de que estacionamento e’ ruim. Ate’ la’, prefiro pensar no mundo real.

        • Interessante tu usar esse termo daquele imbecil que chamou o LHC de “caverna”. Mas enfim, o ponto é esse, tem que ser investido nisso, não em estacionamentos enormes e dezenas de faixas para automóvel. Não vamos acordar e vai estar tudo pronto do nada.

  11. Desde quando, Guilherme, edifífo revitaliza alguma coisa.

    • a orla de Poa não tem prédio algum…. que linda região.. haha

      Enquanto o cais do Porto e o Pontal do estaleiro iriam revitalizar totalmente essas areas…. será que não revitaliza?

      • Eu era a favor do Pontal do Estaleiro, mas há diversas maneiras de revitalizar a orla, e nem todas pedem prédios. Calçadões e comércio ajudariam e muito já.

        • Não esquece que ainda vai sair o projeto do Pontal. Diferente de antes, mas vai sair. A única coisa que foi vetada pelo plebiscito foi prédios residenciais. Quando acabarem as obras do PISA que estão utilizando o local pra canteiro de obras, vai começar as obras do Pontal. Como será ? Não sabemos ainda. Mas vai sair. E vai ter prédios.

        • Vai saber… a única coisa que ouvi de boato mais recentemente é que ia ter uma Leroy Merlin ali.

          • Sim é o que eu sei também. Mas tive um contato um tempo atrás com uma pessoa que sabe das coisas. Sem citar nomes. Ele me falou que sai com certeza. Só que eles estão com uma estratégia diferente dessa vez pra não alertar os gansos antecipadamente. Aliás, nem precisava isso. O terreno é deles e o plebiscito apenas modificou o projeto.

    • Não entendo de Arquitetura, mas acho que Edifício é uma coisa, Espigão é outra ou estou errada?

  12. Mas alguem se iludiu com o projeto?
    sahusahuasuhashuasuhasuashu

    Se liberaram os 24 andares, fazer o que?
    haha

    Apesar de não ser grandes coisas, vai revitalizar a area.

    Ainda sonham que uma empresa vai fechar um negocio como esse com o Grêmio e construir uma desgraça de um PARQUE?
    susahusahuahusahsahuas

    Só espero que os prédios teinham alguma qualidade arquitetonica, mas acho dificil… não sei como são os prédios da OAS.

    Bom que vai ter hotel e vagas para estacionar o carro, isso sim falta muuuito na região…

    E pro pessoal anti carro, vai ter ciclovia, lembrnado que vai ser feito pela OAS, e não pela prefeitura.

    O shopping vai salvar a região, vai valorizar bem…

    • Um mero shopping não salva uma região…

      • vide o shopping lindoia e o strip center na zona norte.

      • Iguatemi transformou a região, o Total melhorou muito sua região, a região do barra ta se transformando, bourbon ipiranga ajudou muito com sua região.. será que não?

        • E tu acha que vai sair um Iguatemi ali, dividindo espaço com não sei quantas torres num terreno sem acesso nenhum num bairro saturado?

        • o numero de roubos de carro no entorno do Total é enorme. Em torno do Iguatemi dizem que é muito perigoso, eu sinto medo de caminhar por regiões proximas a pe de dia, a noite nao vejo uma alma lá.
          Na minha impressão, shopping só traz insegurança, uma quadra enorme, sem luz, sem ninguém, sem vida para se passar.

        • Exato, um shopping ilhado num mar de estacionamentos e ainda cercado mata a vida da rua. Nem sei porque fazem calçada ao redor de shopping, já que ninguém caminha nesses lugares. É só chegar de carro, sair de carro e nem respirar o ar da cidade as pessoas respiram. Os únicos que se salvam em Porto Alegre são o Moinhos e o Rua da Praia, que são bem integrados.

        • outro dia sai tarde do cinema do Iguatemi e fui pro Nacional onde existia um ponto de taxi e nada, e um medo de caminhar até o bourbon naquela escuridão ou ficar naquela escuridão esperando um taxi. Super seguro.

        • Até hoje é perigoso na frente do Bourbon Ipiranga, tanto que a joalheiria do shopping foi assaltada varias vezes. Tem a vila na frente até hoje. E os mendigos seguem incomodando. Não acho que o efeito seja tão transformador. Bom foi para o valor dos imóveis.

  13. Lembram daquele projeto de arquitetura pra esta área que passou no blog um tempo atrás? Pois é, não vai sair aquilo, vai sair esse paliteiro ridículo. Típico McCondomínio, parece que só o que as empreiteiras daqui sabem fazer.

    • Eu não lembro quantas torres tinha no projeto… mas se sair com aquela arquitetura “adoro caixas da água” que predomina em POA vai ser um fiasco.

      • Mas quem liga pra arquitetura e pro impacto na região, se preocupar com isso é coisa de ecoxiita contra o desenvolvimento e o progresso! Que a cidade se entupa de plantas em H e carros! (ironia) Porto Alegre está ficando a cara de São Paulo vista de cima, com espigões horrorosos em lugares completamente aleatórios. Pra não falar do shopping… Pelo menos a Azenha tem um comércio forte de rua.

  14. Não mencionaram que os edifícios terão 24 andares, burlando o plano diretor e destoando COMPLETAMENTE do resto do bairro. Lembrem-se que quando o Grêmio saiu da baixada, no lugar do estádio surgiu o Parcão e o Moinhos se tornou o mais luxuoso da cidade…

    • Pois é, luxuoso e cheio de prédios altos… até concordo que é uma pena que não vai ter um parque no lugar do Olímpico, mas enfim na época acho que o grêmio foi desapropriado mesmo.

    • Alguns amigos meus ( gremistas fanáticos) são totalmente contra os edifícios e o centro comercial e etc. Um deles me disse que estão deturpando o futebol e que vão usar o estádio do gremio como instrumento do início de uma “mauricinhação” do futebol na cidade. VEJAM BEM, não me toquem pedra ISSO NÃO É OPINIÃO MINHA, nem gremista eu sou, mas acho a nova arena bem legal. Só expus essa situação pois tenho curiosidade em saber se isso é um consenso entre a torcida ou apenas o pensamento de alguns poucos…

    • as maquetes que eu vi tem no maximo 18 andares. Não vi fotos de prédios com 24 andares. Onde posso encontra-las?

      • Everton, a OAS conseguiu autorização para fazer este empreendimento como um PROJETO ESPECIAL, fora das regras do PDDUA. Portanto, a altura ficou estabelecida em 72 metros, o que dá exatos 24 andares. Se eles não fizerem com esta altura, será a critério deles e não da prefeitura.

        • Ia comentar isso. Aos esquecidos, o plano diretor da área do Olímpico, Arena e Eucaliptos foi alterado. Aliás, acho ótimo pra trazer um pouco de vida pra aquela área morta da cidade. Área de passagem na beira da estrada cheia de vilas, clubes náuticos falidos, terrenos baldios, empresas e indústrias. Sou colorado e acho bom que estejam remodelando aquela zona. Vai dar uma cara nova pra entrada da cidade.

Faça seu comentário aqui: