Fonte: Jornal Metro, dia 6 de Agosto de 2012
Avalie isto:
Compartilhe com seus amigos:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Mais
Categorias:hidrovias
Tags:barra shopping, catamara, transporte aquaviário, Zona Sul
Tava aqui vendo a ideia do Carlos do aeromovel do trensurb até a Arena.
Na real, a estação Anchieta é bem mais perto. Dá uns 1,4km de distância até a Arena. Mas acredito que deveria ser dinheiro do Grêmio/OAS, visto que é uma obra quase exclusiva pro Estádio. Não vislumbro o pessoal do Humaitá trocando o ônibus por aeromóvel+trensurb.
CurtirCurtir
gostei, se colocar o pier de assunção e mais o dos 2 estádios seria legal.. cade o terminal da arena e do beira rio?
CurtirCurtir
Esse blog deveria ter mais força e espaço na mídia para provar que existem eleitores conscientes nos seus desejos para a cidade.
CurtirCurtir
Claro que devemos experimentar, nos voltarmos para o Guaíba, utilizarmos suas águas, vivermos algo que temos e não usufruímos. Este catamarã é uma vitória do povo gaúcho na luta contra cartéis do transporte de pessoas, luta que deve ampliar-se. Legal que está sendo feito aos poucos, mostra prudencia. Grande alternativa ao turismo! Parabéns!
CurtirCurtir
Bah, Fortunati acertou de vez nesse projeto. Vai ajudar muita gente que mora na zona sul a ir ao centro mais rápido (principalmente, como disse alguém aqui, em dia de jogo no Beira Rio)
CurtirCurtir
Eu estava pensando, poderia ter alguma embarcação que levasse até a arena, seria interessante eu acho, e o desembarque poderia ser dentro do CT do Grêmio, que ficará na beira do rio.
CurtirCurtir
seria ótimo, ha que utilizar mais as águas
CurtirCurtir
Pô cara! Grande ideia! Poderia inclusive ser uma opção para o pessoal do Humaitá.
CurtirCurtir
Bem como uma linha do aeromóvel da estação trensurb aeroporto até a arena do grêmio, aí fecharia todas.
CurtirCurtir
Cada vez mais eu me convenço que os verdadeiros políticos ou projetistas desta cidade estão no lugar errado. Parabéns a Elvis e Carlos pelas ótimas contribuições de ideias inovadoras em apenas três linhas de texto.
CurtirCurtir
Outra ideia: um serviço conectando o estádio Beira-Rio nos dias de jogo
CurtirCurtir
Perfeitas propostas de mobilidade urbana. Mas não, “eles” insistem em mais corredores de ônibus.
CurtirCurtir
Gente, quanta má vontade. Lógico que o catamará não é soução pra tudo, mas é uma ótima iniciativa ! Vai ser algo a tirar um pouco de ônibus das ruas, a dar chance de ir pro Centro sem ter que ficar preso no trânsito na hora do rush… Mais: vai ser uma ótima iniciativa ao linkar utilidade + lazer, passeio + comunicar as pessoas com a um ponto turístico e cultural – o museu Iberê Camargo – e ao comércio e às várias opções de lazer do shopping…
Mais: vai evitar que várias pessoas que desejam ir a Guaiba tenham que se dirigiir tudo para o Centro…
Só coisas boas, e coisas que se somam !
CurtirCurtir
Com certeza!
Inicialmente diziam que “balça para a Guaíba não vai funcionar”. Tanto funciona que é altamente lucrativa.
O Fortunati, criticando o catamarã disse “duvido ter um transporte mais barato que ônibus para a zona sul”. Não é mais barato que o ônibus, mas o custo benefício de R$ 3,00 para R$ 5,00 com o conforto, economia de tempo, ausência de engarrafamento… compensa muito!
CurtirCurtir
Com certeza, nada adianta algo barato mas sucateado. Chega de restos.
CurtirCurtir
Graças a Ieda, pois foi ela que possibilitou este transporte. Eu apoio o catamarã, já fiz viagem nele. O que pode ser aventado também é a extensão da rota, até Belém Novo, pois a população sofre com o ônibus de lá. E também, precisa de mais unidades, pois só tem 2 catamarãs com capacidade p 120 passageiros, sendo que só um está na linha, pois o outro é para o caso de emergência.Como está dando lucro, com certeza em breve será ampliado.
CurtirCurtir
Da’ medo essa informacao que a EPTC vai se encarregar do abrigo dos passageiros. Ja’ prevendo a fuleiragem que vao fazer.
CurtirCurtir
Vai ser um abrigo igual as paradas do corredor da Assis Brasil.. rsss
CurtirCurtir
Realmente… Que medo!
CurtirCurtir
Meu deus tem gente que quer a todo custo rebaixar a obra, nada esta bom nunca, barbaridade! Eu que também moro no cristal vejo isso além de uma alternativa um passeio!
CurtirCurtir
Não vai ter uma estação do BRT ali pelo Cristal também?
Poderia haver uma integração.
CurtirCurtir
Vai ter sim, acho que vai ser pela esquina da Av Chuí com a Icaraí. E como botaram o BRT da Pe Cacique nas obras da copa, acho que sai logo.
CurtirCurtir
Mas essa esquina é meio longe do rio. Essa integração envolveria uma bela caminhada…
CurtirCurtir
Acho que dá 1km até a frente do big. Mas enfim, é achismo.
CurtirCurtir
É, contei no Google Maps, deu 780 metros. Uma integração decente teria que ser no máximo uns 100 metros. Até uns 200 metros se for coberto.
CurtirCurtir
Bem, ficaria melhor se fosse no lugar daquele posto que tem ali.
CurtirCurtir
Acho que não dá pra discutir nada enquanto não soubermos mais detalhes do projeto do BRT – que a prefeitura não publica nem discute, mas enfim.
CurtirCurtir
As obras que já tem projeto tem eles publicados no site da prefeitura.
CurtirCurtir
Onde está isso no site da prefeitura?
CurtirCurtir
Eu demorei milênios pra encontrar, mas tem todos os dwg’s: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smf/default.php?p_secao=214
CurtirCurtir
Wow, nunca tinha achado essa parte do site da prefeitura. Tem bastante coisa interessante aí. Infelizmente, a especificação do pedaço que interessa pra essa discussão (corredor padre cacique) ainda não foi publicado. Vou ficar de olho, obrigado pela dica.
CurtirCurtir
Nossa, o projeto do BRT da João Pessoa é de chorar de tão ruim. Não altera ABSOLUTAMENTE NADA da geometria completamente deficiente do corredor atual.
CurtirCurtir
Provavelmente se tu tentar trocar aquele parâmetro do get ali tu consiga outros grupos de licitações.
CurtirCurtir
Então, o ideal era que essa estação do BRT ficasse na Chui, ao lado do estacionamento frontal do BIG, mas daí teriam de cobrir o arroio que passa por ali e/ou usar parte da área do estacionamento.
CurtirCurtir
Acho que o ideal mesmo era fazer na área do estaleiro, mas no estacionamento também rolava.
CurtirCurtir
O terreno do estaleiro é privado e os proprietários, segundo informações da ZH, tem outros projetos para aquele terreno (finalmente). Além disso,não teria cabimento um paradão de ônibus na beirinha do Guaíba.
CurtirCurtir
Não sei sobre o projeto, mas terrenos sempre podem ser legalmente desapropriados. Em nome da integração multimodal acho que tem cabimento sim.
CurtirCurtir
Eu que moro no Cristal acho EXCELENTE kk
CurtirCurtir
Mas quanto tempo tu vais ter que caminhar pra chegar na estação? Tem certeza que vale a pena?
CurtirCurtir
Uns dez minutos. Considerando que dá pra ficar meia hora só na tranqueira do beira-rio quando tem show ou jogo… não vou usar todo dia, mas é bom ter como opção.
CurtirCurtir
Opção, alternativas, multimodais: essas são as palavras chaves.
CurtirCurtir
Não só isso, o índice de “assalto por metro quadrado” na região é bem alto.
CurtirCurtir
Bobagem.
CurtirCurtir
Já sofri uma tentativa de assalto na Chuí (andando de bicicleta, aliás). Pode ter sido um incidente isolado, pode não ter. Não costumo andar por ali.
CurtirCurtir
Eu moro ali há 15 anos e nunca aconteceu nada. Mas enfim, conheço gente que foi assaltada em tudo quanto é lugar da cidade.
CurtirCurtir
Finalmente conseguiram resolver essa questão burocrática que impedia a criação dessa parada.
CurtirCurtir
meus 2 centavos:
Ideia legal para o BarraShopping em si, mas de maneira alguma resolve os problemas de mobilidade da Zona Sul. Mesmo que a viagem dure apenas 8 minutos até o Centro, ainda temos de considerar a aquisição de passagem, ingresso na estação, embarque no catamarã, etc. Outro problema é que ninguém vai querer baldear de um ônibus para o catamarã, pois além do custo, existe o risco de não se conseguir lugar na embarcação, que já sai de Guaíba com 80% de lotação pela manhã.
CurtirCurtir
Se fizessem uma passagem única seria viável essa integração de modais.
CurtirCurtir
Essa é uma excelente notícia! Veja que é apenas 75 centavos mais caro que a lotação e não ocupa espaço no trânsito, não sofre com engarrafamentos, além de ser mais rápido e ecológico!
CurtirCurtir