Prédio histórico é modificado na Cidade Baixa

Um leitor do Blog nos informa que está acontecendo por esses dias uma modificação em um prédio histórico na Cidade Baixa. Ele fica na Sarmento Leite, 888. O prédio é lindo (antigo bar Santíssimo). As fotos abaixo mostram o pessoal trabalhando na alteração da fachada que é do patrimônio histórico de Porto Alegre. Estão colocando azulejos quadriculados na base do prédio,  e já começaram a cobri-lo com um material que imita placas de alumínio fosco.

O leitor encaminhou uma denúncia à Secretaria de Cultura, a qual respondeu com o que segue:

“Bom dia,

O imóvel em questão é classificado como de Estruturação (a preservar) pelo inventário do patrimônio cultural do Bairro Cidade Baixa, que está disponível pelo site da PMPA – Secretaria da Cultura – Memória Cultural e Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural, no item inventários. A lei que rege o inventário é a LC 601/08 também disponível na internet. Iremos comunicar à Fiscalização da SMOV para notificar a intervenção irregular denunciada.”

Atenciosamente,

Naiana Maura John

Arquiteta e Urbanista – EPAHC/SMC

fone: 3219 2385 – nmjohn@smc.prefpoa.com.br

Ajudem a divulgar para que mais pessoas se mobilizem para denunciar esse tipo de coisa, pois são estes prédios que também atraem os turistas ao bairro Cidade Baixa.

 

 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Patrimônio Histórico

Tags:, , ,

25 respostas

  1. Eu gostava do santíssimo, um dos poucos da cidade baixa frequentáveis. Nao sabia que tinha fechado.

    O “a vrgem” e o toca da coruja tambem sa bem legais.

    Curtir

  2. Ruim é os prédios que a prefeitura deixa ser transformado em carcaça de fachada. Eu não vejo problemas com a alteração no imóvel citado, se pode discernir os aspectos históricos dos decorativos, a preservação da memória continua. Já os prédios de carcaça histórica, esses não entendo como permitem demolir todo interior.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: