Smam autua CEEE por podas irregulares na avenida Ipiranga

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) aplicou Auto de Infração à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) na manhã desta terça-feira , 7, por realizar podas irregulares ao longo da avenida Ipiranga, da avenida Praia de Belas até a avenida Antônio de Carvalho. A Companhia executou poda excessiva de rebaixamento para liberação da rede de energia elétrica em 42 árvores, em desacordo com o Termo de Convênio assinado com a Smam, o qual veta mutilações. (fotos)

No sábado, 4, fiscais da Smam abordaram a equipe da CEEE que realizava os serviços na avenida Ipiranga e constataram irregularidades, como a ausência de responsável técnico (biólogo/engenheiro agrônomo ou florestal) acompanhando os trabalhos de manejo da arborização, além da poda excessiva, executada de maneira incorreta e que poderá acarretar em prejuízos aos vegetais, oferecendo riscos às pessoas.

Fotos: Sérgio Louruz/ Divulgação PMPA

Sofreram intervenções excessivas e em desacordo com Termo de Convênio assinado com a Smam os seguintes vegetais:

Avenida Ipiranga – canteiro central:

  • Trecho entre avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas: 1 Umbu;
  • Trecho entre avenidas Praia de Belas e Múcio Teixeira: 1 Jacarandá, 1 Cedro, 1 Falsa-seringueira, 1 árvore não identificada;
  • Trecho entre avenidas Múcio Teixeira e Getúlio Vargas: 1 Canafístula, 1 Umbu, 1 Guapuruvu;
  • Trecho entre avenidas Getúlio Vargas e Érico Veríssimo: 3 Canafístulas e 1 Umbu;
  • Trecho entre avenidas João Pessoa e Santana: 1 Ipê-roxo, 1 Salseiro, 1 Umbu e 1 Timbaúva;
  • Trecho entre as avenidas Santana e Ramiro Barcelos: 1 Falsa-seringueira, 1 Guapuruvu e 1 Umbu;
  • Trecho entre avenidas Ramiro Barcelos e Silva Só: 1 Umbu e 1 Tipa;
  • Trecho entre avenidas Silva Só e Vicente da Fontoura: 1 Canafístula;
  • Trecho entre avenidas Vicente da Fontoura e Lucas de Oliveira: 1 Plátano e 1 Umbu;
  • Trecho entre avenidas Euclides da Cunha e Barão do Amazonas: 1 Timbaúva, 1 Tipa, 1 Guapuruvu, 1 Paineira, 1 Umbu, 1 Pinus e 1 Pinus;
  • Trecho entre avenidas Barão do Amazonas e Salvador França: 1 Canafístula, 1 Ipê-roxo, 1 Paineira e 1 Salseiro;
  • Trecho entre avenidas Salvador França e Cristiano Fischer: 1 Paineira, 1 Timbaúva e 1 Timbaúva;
  • Trecho entre avenida Cristiano Fischer e prédio da CEEE: 1 Jamelão e 1 Canafístula;
  • Trecho entre o prédio da CEEE e avenida Antônio de Carvalho: 1 Ficus benjamim e 1 Salseiro.

 A CEEE conta com prazo legal para apresentação de defesa antes da aplicação da multa.

Prefeitura de Porto Alegre

Anúncios


Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

30 respostas

  1. Sim eu sou a favor da retirada dos fios de alta tensão da Av. Ipiranga, aqui um álbum de fotos ondem estou compilando o material Beto Albuquerque me disse que o custo é de 25 milhões de reais por KM https://www.facebook.com/media/set/?set=a.383284185059252.85999.179737705413902&type=3 neste momento estão enterrando fio na Cristiano Fisher. Mas é tão difícil existir uma convivência harmoniosa entre as árvores e as redes elétrica? Sim é muito difícil, pois está história se repete. Se existe uma rede que passa por cima de uma árvore sabe-se que a árvore vai crescer e inevitavelmente vai atingir a rede e colocar a vida das pessoas em risco e isto qualquer criança sabe, a CEEE possui responsabilidades, mas por que não fazer do jeito certo? Poda sistemática, existem vasta técnicas conhecidas. O faturamento é de 3,5 bilhões vcs acham que 50 mil reais de multa vai fazer eles mudarem de comportamento? Fonte: http://www.ceee.com.br/ri/media/46840/apresentacao%20publica%20analistas%202011.pdf Eu acho que não, certamente este valor é inferior a manter um equipe que execute uma poda profissional com critérios estabelecidos e acordados, a multa deveria ser a soma o custo de manter uma equipe para podar a árvore durante toda a vida que ela teve e que teria MAIS o um depósito em um fundo para aquisição de redes subterrâneas 100 metros para cada lado de uma árvore (Hoje seria R$ 500.000) MAIS danos por destruir o patrimônio ecológico da cidade MAIS um pedido público de desculpa do presidente da empresa MAIS exoneração do servidor que autorizou a ação, ai pensariam duas vezes antes de cortar uma árvore, da mesma maneira penalidades duras para quem deixar ás árvores perigosamente crescendo perto dos fios de alta tensão. Arvores captam água da chuva, evita alagamentos, é um dispositivo natural de drenagem urbana retém 60% da água que cai nela fica retida, menos gastos em infra estrutura. Árvores melhoram o clima da cidade, diminuem a temperatura, menos gastos em energia elétrica, para todos, árvores são barreira para poluição sonora e visual, árvores bloqueiam os ventos, árvores melhoram a paisagem da cidade aumentam a qualidade de vida. A 20 dias atrás a SMAM fez um poda preventiva também para retirar o excesso de folhas 430 árvores foram manejadas, mas ao que parece não foi feito um rebaixamento do topo. Qual a cidade que queremos?

    Curtir

  2. gostaria de saber como se consegue uma autorização para podar uma arvora, aqui na minha casa tem uma arvore que cresceu tanto que esta em cima da casa e acaba entupindo as calhas todas com a sujeira que cai com isso chove direto dentro de casa, temos um quarto interditado, pedimos a poda alegando isso e não fizeram nada, e se agente for podar com certeza tem algum vizinho que da queixa e recebemos uma multa, é complicado isso quem quer fazer as coisas certas não consegue dai vem uma uns e passam por cima de tudo.

    Curtir

    • Corta escondido na madrugada…
      haha….

      É serio, no nosso prédio ligaram para a Smam (que fiica a uma quadra do nosso prédio).

      Falaram que a lista de espera para podar a arvore era de meses… isso mesmo, meses.

      Mas tem um porem, se pagasse eles iam na hora podar a arvore, e era um valor nada chamativo.

      E descobrimos que não fomos só nós que tivemos esse probleminha.

      Isso faz uns anos, não muitos, não sei se mudou…

      Curtir

    • Faz um laudo com um técnico (ele vai avaliar se pode ou não podar) e entra com pedido de urgência na SMAM.

      Curtir

  3. @juliana: eu estava me referindo a cidade em geral… ao “patrimônio” de Porto Alegre a qual ele se referia.

    Quanto a Rua Goncalo de Carvalho ser a mais bonita….bom, melhor nem comentar!!

    Curtir

  4. Vamos fazer uma campanha pra enterrar a fiação?

    Eu apoio totalmente, e se o pessoal começar a se mobilizar, inclusive por aqui, uma hora vai sair.

    Curtir

  5. Gerson London, caso tenhas te referido a Gonçalo de Carvalho como um amontoado de árvores tortas e com raizes expostas e cheias de erva de passarinho, devo te dizer que todas as árvores acabam tendo as raizes expostas, principalmente quando não recebem água suficiente. Quanto a erva de passarinho, estas árvores não tem erva de passarinho, são Tipuanas e nativas, a erva de passarinho só prolifera nas exóticas….

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: