Orla do Guaíba: Smam aprova projeto da Praça Julio Mesquita

Reforma integra o primeiro trecho do projeto de revitalização da orla Foto: Divulgação/PMPA

Com um conceito arquitetônico totalmente diferenciado das demais praças e após diversas reuniões e alguns ajustes técnicos para adequação das melhorias às necessidades locais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) aprovou o projeto de revitalização da Praça Julio Mesquita. Elaborado pelo escritório do urbanista Jaime Lerner, o projeto de reforma da área integra o primeiro trecho de 1,5 quilômetro do Projeto de Revitalização da Orla do Guaíba, cujo processo licitatório e o início da execução das melhorias devem ocorrer ainda este ano.

A Praça Júlio Mesquita se tornará uma importante ligação do Centro Histórico com a Orla do Guaíba. Quem caminhar em direção à Usina do Gasômetro, a partir das ruas Presidente João Goulart, Andradas, Riachuelo, Duque de Caxias e Washington Luiz, será convidado a continuar o passeio pela área verde até alcançar a Orla. O visitante que sair da Andradas, por exemplo, encontrará na praça uma espécie de espelho d’água, ornamentado com pedras e iluminação diferenciada. Vindo da Riachuelo, o passeio poderá ser conduzido pelo eixo central da praça, passando por um deck de madeira com cerca de 2.000 m².

Além de se tornar um espaço ideal para tomar chimarrão, conversar ou simplesmente contemplar o ambiente, o deck tem como finalidade a preservação de cerca de 20 árvores que existem na área verde, circundando com bancos os troncos e conservando suas raízes. As pessoas também poderão seguir pelo calçamento que contornará a praça pela av. General Salustiano ou pela Presidente João Goulart, até chegar à Edvaldo Pereira Paiva.

Qualquer que seja o caminho percorrido, os visitantes terão diversos atrativos para contemplar e interagir. Trepadeiras nativas revestirão os pilares do aeromóvel, que ganharão iluminação especial para manter o espaço seguro durante a noite. Ajardinamento, playground de toras, quadra de futebol com telamento (que poderá ser usado pela comunidade para fixar tela de projeção de filmes) e estacionamento com mais de 100 vagas ajudam a desenhar a nova realidade da Júlio Mesquita.

Para completar, a praça deverá ser o ponto final do Bonde Histórico, cujo estudo de viabilidade para sua implantação está em análise por equipe da Prefeitura, coordenado pela Secretaria Municipal do Turismo. O estacionamento do Bonde na praça integrará eixo de modais, que contempla ainda ponto da Linha Turismo junto ao Gasômetro e terminal de transporte fluvial na Orla a fim de facilitar o acesso e incentivar o turismo na região.

Conforme o secretário Luiz Fernando Záchia, a Praça Júlio Mesquita é uma importante parte do projeto de revitalização da Orla, em função do elo que fará entre o Centro Histórico e o Gasômetro. “Com a definição das melhorias a serem executadas na praça, fica faltando agora a aprovação de alguns detalhes técnicos do projeto executivo para que a Prefeitura possa dar início ao processo licitatório do primeiro trecho da revitalização da Orla. Este projeto vai mudar a relação da cidade com o Guaíba. Trata-se de uma iniciativa única na história de Porto Alegre e todos os cidadãos, de forma absolutamente democrática, poderão ter acesso ao parque, trazendo maior qualidade de vida aos porto-alegrenses e incentivando o turismo”, disse.

Inovação – Pela primeira vez na história da cidade, a extensão da Orla do Guaíba receberá investimento público para transformar a beira do lago em parque de lazer. A proposta completa da prefeitura prevê a revitalização unificada de 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a foz do Arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias. O primeiro trecho a ser revitalizado tem 1,5 quilômetro e vai do Gasômetro até a rótula das Cuias, na av. Edvaldo Pereira Paiva.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:ORLA

Tags:, ,

52 respostas

  1. No prospecto está lindo, espero que a concretização se aproxime ao máximo!

    Curtir

  2. Mais uma praça de Porto Alegre terá área convertida em estacionamento LASTIMÁVEL!
    http://vadebici.wordpress.com/2012/08/09/mais-uma-praca-de-porto-alegre-tera-area-convertida-em-estacionamento/

    Curtir

  3. Falaram tanto no aeromóvel, mas preferia que demolissem todos aqueles galpões velhos e casas abandonadas daquela região e garantissem segurança as pessoas que circularem por lá.

    Curtir

  4. Essa notícia do aeromóvel está ótima. O negócio é colocar mais uma dúzia de pilares no canteiro central da Av. Loureiro da Silva e levar o trem até o Largo da Epatur. Já imaginaram que beleza a ligação? Almoço nos restaurantes da CB e tarde no Cais revitalizado 🙂 Quem sabe um fim de tarde no Cais e depois um happy da Cidade Baixa hehe? Dá pra utiliza-lo também pra costurar e facilitar o trânsito dentro do Centro Histórico. Em Sydney é assim. Tu poupa uma bela caminhada usando o aeromóvel deles.

    Curtir

  5. Quero saber se as obras comecarao antes ou depois das eleicoes??
    Sabe como e’…o Fortunatti adora falar.falar.falar…mas ACAO de verdade, muito pouco!!

    PS: Mesmo assim ainda votaria nele pra nao ter a Manu no poder.

    .

    Curtir

  6. Eu moro bem em frente há 6 anos e acompanho todos os dias noticias do centro atraves do site da Prefeitura e blogs como esse. A verdade pessoal que tudo não passa de promessas, nossa orla do Guaiba é a mesma coisa sem graça! E essa praça nos domingos é tomada por rafoagem!

    Curtir

    • Rafuagem tem na cidade inteira… não é porque vai ficar “bonito” que eles não irão. Muito menos se pode proibir eles de irem.

      Não estragando e incomodando os outros usuários é o que interessa.

      Curtir

  7. Benza deus…. Vai que dá certo….

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: