Prefeitura estuda revitalização do Largo Zumbi dos Palmares

A revitalização paisagística do Largo Zumbi dos Palmares, incluindo a criação de um monumento ao líder negro que dá nome ao local, foi tema de reunião nesta quinta-feira, 9, na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e segurança Urbana (avenida Padre Cacique, 708).

Na ocasião, a secretária-adjunta e o coordenador de Direitos Humanos, respectivamente Guacyra D’Avila e Mario Azambuja, reuniram-se com o titular do Gabinete do Povo Negro (GPN), Clóvis André Silva da Silva. O encontro tratou também da articulação da Semana da Consciência Negra de 2012.

Entre as etapas previstas no programa de revitalização estão a formação de um Grupo de Trabalho específico para o tema, com órgãos públicos afins; elaboração de projeto básico para discussão em audiência pública; e estudo da revitalização paisagística.

Da reunião, ficou definido que o Gabinete do Povo Negro articulará as secretarias envolvidas ao projeto (secretarias municipais de Direitos Humanos, Turismo, Cultura, Produção, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, Obras e Viação, Juventude, Acessibilidade e Inclusão Social, Governança Local, entre outros) para um próximo encontro, em duas semanas, na SMDHSU, para definir os detalhes do projeto, com as indicações de Silva. Por sua vez, Azambuja convocará a reunião, fornecendo o conteúdo para elaboração da minuta de portaria que instituirá o Grupo de Trabalho, dando início às atividades.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

25 respostas

  1. O nome do lugar já diz tudo: Largo. Largo não é parque, não é praça. Largo é largo. É como o Largo Glênio Peres, uma área “vazia” propícia para atividades populares. Acredito que grande parte da área continuará a ser assim, mas com uma bela recauchutada. Poderiam fazer canteirinhos, com flores e tal; talvez trocar o tipo de pavimento (se não me engano é asfalto); mas sair enchendo de coisa não dá.
    Se fosse para colocar algo, eu sugeriria uma quadra de basquete (que sinceramente, é só colocar uns postes e cestas e pintar faixas no chão) e quiçá um circuitinho pra skate/roller, acho que seria bem interessante pra população do bairro. A ideia de destinar definido pro turismo é interessante, já que é um lugar tradicional já, mas não creio que megaestruturas iam tornar agradável o lugar.

    Curtir

  2. Eu sou adepto de ser ali o Terminal Turístico Oficial da cidade, inclusive com a saída dos ônibus diários fretados para as indústrias da RMPA. Não há planejamento de transportes, sem se pensar no transporte fretado, e ali o local é perfeito. Ok, deixa uma área pra estacionamento, uma estátua do Zumbi, qualifica o local, mas apliquem à esse uso. Praça do outro do lado da rua tem, nos Açorianos, e é um local que com algum investimento pode ficar legal tb.

    Curtir

  3. Fazer uma praça ali não é uma boa ideia. Primeiro porque a região já tem aos montes (redenção é do lado, tem também a praça na frente do TJ e a da ponte de pedra, tem uma escondida na frente da igreja dos pãos dos pobres, etc), segundo porque a CB é um bairro de classe média baixa cujo único atrativo é a boemia, que aos poucos está sendo varrida. O local invarialvemente vai se transformar na nova Praça Garibaldi, cheia de mendigos, meliantes e usuários de drogas. Terceiro, ele está ótimo como local de eventos/feira/estacionamento. O que poderia ser feito é dar uma melhorada do local que de fato está feio e jogado às traças.

    Curtir

  4. É, se é para ter algum monumento ao zumbi, melhor que seja algo além daquela agulha que ninguém percebe que existe.

    Mas tem que ver como fica a feira. Quem mora na região frequenta ela bastante, tenho alguns amigos por lá.

    Curtir

  5. Uma praça desse tamanho pra atrair mais mendigos pra CB?
    Não precisa.

    Eles deveriam fazer um terminal para onibus de excursão, ali é o ponto de referencia, colocaria uma estrutura, que carece na area, mete algumas arvores e organiza as paradas de onibus.

    Estacionamento não precisa, a cidade baixa ja morreu, as pessoas vão para outros lugares agora.

    Livrem-se das feiras, aquilo deixa um lixo podre por la, é um absurdo o estado que vira aquele largo em dia de feiras, pra mim, deveriam multar essas feiras quando deixam lixo espalhado, é um absurdo, aquilo vira uma podridão só.

    Curtir

  6. Só não entendi o que o Gabinete do Povo Negro tem a haver com a reforma do praça.

    Curtir

  7. Estuda, planeja, projeta, preve, analisa, propoe………ahhh cansei.

    Curtir

  8. Merece uma bela concha acústica com anfiteatro!

    Curtir

    • Curti! Porto Alegre carece de conchas acústicas desde que cobriram o Araújo Viana.

      Curtir

    • O anfiteatro já não é usado para o mesmo fim?

      Curtir

      • o anfiteatro é usado? uma estrutura pra shows ali baixaria custos, facilitaria a logística, e viabilizaria “artistas aonde o povo está”

        Curtir

        • e eu falo uma bela concha acústica, uma atração turística, um monumento, algo que impressione, que componha com a ponte de pedra e açorianos, apesar do viaduto que pode ser revisto esteticamente com criatividade, aliás a cidade baixa com todo potencial cultural não tem um espaço público pra shows

          Curtir

  9. É interessante levar em conta os atuais usos: feiras de alimentos e atividades lúdicas.
    Além disso, o Largo funciona como um ponto de referência para excursões, além de estacionamento para a pizzaria.

    Resta saber como conciliar tudo isso, ou se serão excluídos alguns desses usos.

    Curtir

  10. “Vitalizar”, no caso, porque ali não tem nada para ser revitalizado.

    Curtir

  11. Transformar aquele espaço em uma praça, iluminada, com bancos, paisagismo, tipo a Praça Itália (ao lado do Praia de Belas) seria uma excelente ideia.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: