A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) está incrementando as obras de manutenção de calçadas públicas – que são de responsabilidade da prefeitura – em diversos pontos do Centro de Porto Alegre. Os trabalhos estão em andamento no calçadão da rua Vigário José Inácio (esquina José Montaury) e Praça Parobé, mas deverão contemplar outros setenta locais previstos no contrato assinado entre a SMOV e a empresa Bitencourt & Seefeld Construções Ltda, ganhadora da licitação. (fotos)
Blocos de concreto, pedra portuguesa, basalto e ladrilho hidraúlico são as variações do material previsto para o revestimento dos passeios, para preservar o perfil original dos mesmos. Concebida no âmbito do programa Minha Calçada, Eu curto Eu cuido, a obra é fiscalizada pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU). Os investimentos estão orçados em R$ 3,8 milhões. “Estamos concretizando os compromissos da prefeitura de embelezar o centro e, acima de tudo, oferecer aos pedestres boas condições de mobilidade” ressalta o secretário de obras e viação, Adriano Gularte.
Bairros como o Centro, Menino Deus e Cidade Baixa serão contemplados com as obras de recuperação dos passeios públicos. Confira os locais previstos para a primeira etapa:
1 – Praça Gen. Osório (Alto da Bronze – Duque de Caxias)
2 –Calçadão da Rua Vigário José Inácio;
3 – Rua 24 horas;
4 – Canteiro Central da Avenida Salgado Filho;
5 – Canteiro Central da Borges de Medeiros;
6 – Calçadão Rua dos Andradas.
Minha Calçada
O Projeto Minha Calçada é uma iniciativa da prefeitura para revitalizar as calçadas da cidade e conscientizar os cidadãos sobre responsabilidades no processo de conservação dos passeios. Além de determinar a reforma das calçadas de competência do poder público, estabelece prazos, procedimentos e até financiamentos para que cada cidadão, industria, comércio e entidades possam manter os passeios em boas condições.
São parceiros da prefeitura no projeto: Ministério Público; Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Sindilojas, Sindpoa (hotéis, bares e restaurantes); Crea; Vonpar – Coca-Cola; Orçamento Participativo; Banrisul; Setcergs (transportadores de cargas); Associação dos Bancos do Estado; Assoc. dos transportadores de valores; CEEE e concessionárias que utilizam redes subterrâneas e Secovi (entidade que reúne síndicos de condomínios).
Prefeitura de Porto Alegre
Categorias:calçadas
trabalho a 5 anos no centro e uso essa calçada da vigário todos os dias para ir até a salgado filho… TODO ANO é a mesma reforma na mesma calçada… sempre fazem o mesmo serviço ao invés de fazer um piso resistente e duradouro… arruma ali, estraga lá… e assim vão fazendo as mesmas reformas nesta rua…
CurtirCurtir
Cadê o contra-piso de concreto em baixo? Isso vai se desmanchar logo logo.
CurtirCurtir
Nao sou engenheiro, mas alguma coisa nessas fotos também não me pareceu inteiramente correta, me pareceu um serviço meia-boca, não sei se estou certo ao afirmar isso.
CurtirCurtir
Andar nessa calçada depois de uma chuva é um problema, pois algumas dessas pedras, por estarem soltas do solo, esguicham uma água suja em toda ropa do pedestre quando são pisadas.
CurtirCurtir
Boa notícia, principalmente porque não é concreto no meio do basalto, só espero que tenham tirado os fios que mais parecem varais sobre o calçadão. Ali a fiação é aterrada, e deram um jeitinho de, nas últimas reformas, voltarem tudo pra cima. O mesmo aconteceu na Rua da Praia e até no meio da recém reformada Praça da Alfândega, que tem um fio unindo o poste central, no fim do eixo da Sepúlveda, a um poste nas laterais da praça. Espero que seja provisório.
CurtirCurtir