Calçadas do Centro são revitalizadas pela prefeitura

Trabalhos já estão em andamento na rua Vigário José Inácio Foto: Samuel Maciel/PMPA

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) está incrementando as obras de manutenção de calçadas públicas – que são de responsabilidade da prefeitura – em diversos pontos do Centro de Porto Alegre. Os trabalhos estão em andamento no calçadão da rua Vigário José Inácio (esquina José Montaury) e Praça Parobé, mas deverão contemplar outros setenta locais previstos no contrato assinado entre a SMOV e a empresa Bitencourt & Seefeld Construções Ltda, ganhadora da licitação. (fotos)

Blocos de concreto, pedra portuguesa, basalto e ladrilho hidraúlico são as variações do material previsto para o revestimento dos passeios, para preservar o perfil original dos mesmos. Concebida no âmbito do programa Minha Calçada, Eu curto Eu cuido, a obra é fiscalizada pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU). Os investimentos estão orçados em R$ 3,8 milhões. “Estamos concretizando os compromissos da prefeitura de embelezar o centro e, acima de tudo, oferecer aos pedestres boas condições de mobilidade” ressalta o secretário de obras e viação, Adriano Gularte.

Bairros como o Centro, Menino Deus e Cidade Baixa serão contemplados com as obras de recuperação dos passeios públicos. Confira os locais previstos para a primeira etapa:

1 – Praça Gen. Osório (Alto da Bronze – Duque de Caxias)
2 –Calçadão da Rua Vigário José Inácio;
3 – Rua 24 horas;
4 – Canteiro Central da Avenida Salgado Filho;
5 – Canteiro Central da Borges de Medeiros;
6 – Calçadão Rua dos Andradas.

Minha Calçada

O Projeto Minha Calçada é uma iniciativa da prefeitura para revitalizar as calçadas da cidade e conscientizar os cidadãos sobre responsabilidades no processo de conservação dos passeios. Além de determinar a reforma das calçadas de competência do poder público, estabelece prazos, procedimentos e até financiamentos para que cada cidadão, industria, comércio e entidades possam manter os passeios em boas condições.

São parceiros da prefeitura no projeto: Ministério Público; Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Sindilojas, Sindpoa (hotéis, bares e restaurantes); Crea; Vonpar – Coca-Cola; Orçamento Participativo; Banrisul; Setcergs (transportadores de cargas); Associação dos Bancos do Estado; Assoc. dos transportadores de valores; CEEE e concessionárias que utilizam redes subterrâneas e Secovi (entidade que reúne síndicos de condomínios).

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:calçadas

Tags:, ,

5 respostas

  1. trabalho a 5 anos no centro e uso essa calçada da vigário todos os dias para ir até a salgado filho… TODO ANO é a mesma reforma na mesma calçada… sempre fazem o mesmo serviço ao invés de fazer um piso resistente e duradouro… arruma ali, estraga lá… e assim vão fazendo as mesmas reformas nesta rua…

    Curtir

  2. Cadê o contra-piso de concreto em baixo? Isso vai se desmanchar logo logo.

    Curtir

    • Nao sou engenheiro, mas alguma coisa nessas fotos também não me pareceu inteiramente correta, me pareceu um serviço meia-boca, não sei se estou certo ao afirmar isso.

      Curtir

    • Andar nessa calçada depois de uma chuva é um problema, pois algumas dessas pedras, por estarem soltas do solo, esguicham uma água suja em toda ropa do pedestre quando são pisadas.

      Curtir

  3. Boa notícia, principalmente porque não é concreto no meio do basalto, só espero que tenham tirado os fios que mais parecem varais sobre o calçadão. Ali a fiação é aterrada, e deram um jeitinho de, nas últimas reformas, voltarem tudo pra cima. O mesmo aconteceu na Rua da Praia e até no meio da recém reformada Praça da Alfândega, que tem um fio unindo o poste central, no fim do eixo da Sepúlveda, a um poste nas laterais da praça. Espero que seja provisório.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: