Porto Alegre terá complexo turístico com piscina com ondas

O empreendimento, que inaugurará antes da Copa 2014, ficará na área do Clube Farrapos, que foi arrendado por 40 anos

Imagem: Mapa Consultoria Empresarial Ltda. / Divulgação

Conforme o Jornal ZH de hoje, 10/08, o grupo norte-americano Wave Loch construirá em Porto Alegre, em área de 3,5 hectares do Clube Farrapos, um complexo com hotel de nível internacional (bandeira espanhola) e uma piscina com ondas para a prática de surf. A empresa Mapa Consultoria Empresarial Ltda. também investe no negócio.

A empresa americana resolveu construir o complexo após numa pesquisa dizer que está em Porto Alegre o maior número de surfistas do país, em termos proporcionais à sua população. E um pequeno detalhe: a cidade não tem mar.

— A cidade é fenomenal, cheia de oportunidades e com centenas de surfistas a uma hora da praia. É uma cidade promissora, bem diferente de São Paulo e Rio de Janeiro, com muito mais energia para focar em novidades, diz o presidente da Wave Loch, Thomas Lochtefeld. 

O projeto está sendo confeccionado no Rio de Janeiro pelo renomado arquiteto Índio da Costa. Atualmente, a Mapa trata da obtenção de licenças junto à prefeitura, como a ambiental, mas o projeto já será anunciado na próxima terça-feira. 

O prazo das obras é de 12 meses para a piscina e de 18 meses para o hotel.

A Wave Loch é  mesma empresa que anunciou em maio/2012 a construção de complexo similar em Foz do Iguaçu, divulgado aqui no Blog.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, hotelaria, TURISMO

Tags:, ,

62 respostas

  1. cade a porra de piscina????

  2. uéh!!!!
    a copa já acabou e nada de onda em POA??!!
    á táh…esqueci que além da copa 2014 temos as eleições também!!!
    continuemos sonhando!!!!

  3. O PROJETO É MUITO LEGAL PENA QUE ISSO VAI SER SÓ PRA BURGUESIA…A PLEBE VAI CONTINUAR SEM PRAIA..

  4. Não estou levando muita fé nessa piscininha de onda não… estão lembrados do tal shopping belvedere… tem até os desenhos espalhados pela net… isso já está rolando desde 1999, e nada ainda… eu moro na av. cristiano fischer…. já ouvi tantas histórias, que estou pagando para ver…rsss

  5. Em cidades como Barcelona, Durban, Tenerife, Vancouver, Sydney e tantas outras com litoral, um projeto destes estaria ao lado da orla, mas aqui….hummmmm.

    PS: Poderiam ter feito no local do hipodromo !!

  6. Fique surpreso quando vi isso!Realmente eu nao esperava,nunca pacaria pela minha cabeça que porto alegre teria esse tipo de empreendimento.Gostei do projeto e torso para que saia do papel mas sinseramente não consigo imaginar esse negocio aqui.

  7. Só acho q deveria ser ao lado da Arena do Grêmio, assim como o Oceanário, para criar um pólo turístico na cidade

  8. Porto Alegre merecia uma atração como essa! Com certeza vai ser um sucesso.

  9. Porto Alegre e’, inegavelmente, dentro da realidade brasileira, muito bem servida de eventos, lugares para ir e coisas para fazer levando-se em conta seu tamanho.

  10. Sinceramente?
    Se demoram tanto para fazer umas obras da COPA que esta em 2014 e existe tudo um desvio de tudo. Imagina fazer mais este projeto! Porto alegre tem tantos projetos e vi sair tanto projetos. Mais execução e conclusão, vi poucos!

    • Como é um projeto privado, teoricamente deveria sair sem muitas complicações. Mas como vimos o que aconteceu com o Oceanário Sul, nem sempre é assim.

      • A diferença é que esse está mais adiantado. O empresário americano, por exemplo, até já faz estimativas e dá entrevistas. E como falei, há reuniões até cpom agências de publicidade para arredondarem o projeto.
        O Oceanário pra mim é uma farsa. Nunca entendi aquilo… Nunca vi um depoimento original dos empresários estrangeiros que “fariam” o oceanário.
        E visitei o escritório na Goethe e nem de longe parecia um escritório de um megaprojeto desses. Me soava falcatruagem. Tomara que eu esteja errado, mas nunca levei fé nesse projeto.

  11. Acho um exagero as pessoas falarem que em Poa não tem nada. Tenho um amigo que louco pelo Rio, está planejando morar no Rio há anos e tudo se encaminha pra que isso aconteça em breve. Ele vive desdenhando Poa (sendo que eu sei que o que ele gosta no Rio é da pegação), mas toda vez que eu saio com ele, mostro alguma coisa e ele vem com aqueles papos “nossa, que legal.. não sabia que Poa tinha isso”..
    Hj por exemplo liguei pra ele pra almoçarmos e busquei ele na casa dele. Resolvemos comer próximo de onde ele mora (no Petrópolis, altura da Carlos Gomes com a protásio) e levei ele num lugar bem próximo, que ele poderia ir a pé. Alguém conhece o Complex??
    http://www.thecomplex.com.br/ (digitem no google images que tem uma porrada de fotos).
    Uma pista muito bacana de skate num lugar com uma baita vista da cidade e ainda restaurante mexicano… Cheio de gente bonita e ambiente lindo… Ele ficou abobado com o lugar e eu com vontade de encher aquela cabeça oca de cascudo. Nunca tinha nem ouvido falar…

    • Isso tem em varios lugares, quero ver um ponto turistico de verdade.
      O Rio tem varios, poa não.

      Poa não tem nada de diferente, nenhum diferencial, a vida não é só balada, bar, festa, comida… Porto Alegre não tem um marco que iria fazer as pessoas irem na frente pra bater uma foto.

    • Cara eu sempre quis saber o que era esse lugar!! Desconfiei que fosse algo do tipo porque sempre vejo uma gurizada com skate em baixo do braço entrando ali, mas não sabia que tinha restaurante. A vista ali é realmente muito boa.

    • Não sei se é apenas aqui,mas o que tem de porto-alegrense com total alienação da sua própria cidade é uma enormidade.Eu tenho o desprazer de conhecer gente que mora na zorte norte de POA e acha que a principal atração da cidade é o Shopping Iguatemi.Bando de ignorantes!

      • Guilherme,
        Essa onda de que todas as cidades tem que ter algo turístico é brabo. As melhores cidades do mundo são aquelas que são turísticas por ter uma estrutura boa para os seus cidadãos, com uma vida citadina movimentada e interessante. Colocar um obelisco gigante ou arcos do triunfo no meio da cidade pode ser um ponto turístico onde as pessoas podem tirar foto, mas ninguém vai até uma cidade só pra bater foto, as pessoas viajam para fazer algo.

        • Sim, mas Porto Alegre não tem o que fazer, o que tinha, foi jogado no lixo pela prefeitura e alguns moradores, que era a Cidade Baixa e seus bares.

          De resto… só passar uma noite aqui e se tocar para a serra.

          E eu não falei em obelisco, falei em algum prédio marcante, alguma torre para subir em cima e ver a cidade, o pontal do estaleiro, um cais do porto, algo diferente, bonito e de primeira.

      • Bah, eu moro na zona norte e não penso que o iguatemi é o melhor.

        Sempre apresento o total pro pessoal de fora, eles babam com a arquitetura do shopping, e claro, o chope heineken.. haha

        • Pois eu discordo, Guilherme.
          É disso o que eu falo que TODa cidade possui lugares a descobrir.
          Todo mês eu descubroi, através de novas amizades ou garimpando, lugares bacanas em Poa. Seja restaurantes, lojas, depósitos, pequenos lugares onde artistas expôem seus trabalhos…
          E isso que faz uma cidade interessante. Dubai não atrai turistas por causa dos prédios arrojados e altos. Também, claro, mas se fosse só isso, a cidade seria fantasma. Ninguém ia gastar o que se gasta pra ir pro Oriente Médio pra ver prédios. As pessoas querem “viver” a cidade. Gastar em shoppings, comprar coisas que só vendem lá, curtir uma praia, sair pr ajantar num lugar legal…
          Eu recentemente realizei meu sonho de conhecer Praga. Queria conhecer Praga pelos prédios antigos e momnumentos. Mas, depois de 2 dias, queria é descobrir lugar descolados, saber onde era o melhor lugar pra beber a melhor cerveja Tcheca, sair na noite, caminhar no parque mais disputado, ver gente bonita…. Se fosse só pra ver prédio antigo ou lugar turístico eu passava só um dia lá. E em qualquer outra cidade.
          E olha que eu sou o tipo de pessoa que gosta disso e sempre que viajo de turma (como foi o caso de Praga) acabo alguns dias saindo sozinho porque ninguém quer me acompanhar até os lugares que eu conhecia dos livros e queria ver ao vivo.
          Basta ver o tal prédio dançante de Praga, onde fui sozinho… Ninguém queria deixar de curtir um pub com loiras e loiros Tchecos pra ver isso. Peguei um taxi e fui sozinho.
          E mesmo pro Rio, eu fui várias vezes e nunca subi o pão de açucar, nunca fui no bondinho.. Só fui no Cristo uma vez e porque levei uns gringos pra baterem fotos.
          O que eu gosto do Rio são os “pés sujos” onde tem petisco barato e ceveja gelada, bares, restaurantes, praias e eventos…

  12. Se as famílias ricas e poderosas de Porto Alegre acreditassem nos seus filhos e na capacidade empreendedora de seus filhos esta piscina de ondas para surf já poderia ter sido feita a mais de dez anos! Explico melhor, no Instituto de Pesquisa Hidráulicas, trabalhamos com modelos reduzidos de obras marítimas, e ha mais do que quinze anos já fomos procurados para dar um parecer sobre a viabilidade de uma obra deste tipo, o professor de hidráulica marítima da época sempre deu informações com pre-dimensionamento de um gerador de ondas para este tipo de aplicação.
    .
    Aqui no Instituto sempre se sinalizou da possibilidade do tipo de instalação, calculando-se em alguns momentos qual seria a potência para a geração de uma onda solitária, o problema do pessoal sempre esbarrava no custo da instalação.
    .
    Uma dessas pessoas que nos procurou foi um gurizão surfista e com espírito empreendedor que queria fazer uma obra do tipo para a galera se divertir sem precisar pegar um mar frio, fraco e achocolatado no inverno. O gurizão, que não era burro, ficou animado e pensou que receberia apoio ($$$$$) da família para bancar esta obra, ele já havia escolhido a área para fazer o empreendimento, porém como ele deveria ser visto como somente um surfista e não um empresário pela família, simplesmente não lhe deram apoio.
    .
    Imagino que agora, o jovem surfista, deve estar todo engravatado, barrigudo e branquela, atrás de uma mesa de escritório fazendo uma tarefa a mais estúpida possível dentro de uma das empresas da família.
    .
    Falo isto para que os pais escutem mais os filhos e verifiquem se seus sonhos, que possam parecer absurdos, pois se em algum momento um desses pais tivessem ligado para a universidade e perguntado se o sonho era ou não absurdo, talvez este atual executivo, estivesse administrando um complexo de recreação de camisa, chinelo e bermudas, bronzeado, sem barriga e dando lucro para a família.

  13. Essa do link fica(va) no Japão e é a melhor que eu tenho notícia. http://www.youtube.com/watch?v=7L0KEauY7ug

    Será um baita projeto e com certeza vai aumentar o turismo e melhorar a região. Praia artificial em POA e estação de esqui na serra… Quem diria hein?! Ainda acho que estou sonhando.

    Uma amiga canadense ficou aqui em casa em 2008 e minha família teve que se desdobrar pra achar atrações de boas-vindas à Capital. Foi uma semana de trabalho intenso…

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: