Beira-Rio seguirá sediando jogos, acredita advogado

Tribunal de Justiça julga hoje liminar que libera arquibancadas do estádio colorado

Advogado do Inter demonstra otimismo com continuidade do Beira-Rio Crédito: Site Inter / Divulgação CP

Na tarde desta terça-feira, o maior aliado do Inter na luta pela conquista do Campeonato Brasileiro corre o risco de uma nova interdição. Desembargadores da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça irão realizar o julgamento do agravo de instrumento que liberou as arquibancadas superiores em dias de jogos. O advogado de defesa do clube, Mauro Glashester, demonstrou otimismo e não acredita que a casa colorada volte a ser fechada por conta das obras de reforma. “A nossa expectativa é de que a situação prossiga como está, ou seja, com o Beira-Rio recebendo partidas oficiais”, disse hoje em entrevista ao site do Correio do Povo.

Segundo Glashester, no julgamento de hoje não há previsão de sustentação oral e tudo o que a defesa poderia ter feito já está documentado nos autos do processo. “Nesse momento não se prepara mais nada, porque tudo já está posto. Na última sexta-feira, acrescentamos algumas razões em memoriais para os desembargadores”, comentou o representante.

Desde o começo de julho, quando a desembargadora Mylene Michel liberou o estádio Beira-Rio para receber jogos de futebol, o Ministério Público (MP) reiterou a intenção de ver o local interditado até o término das obras de reforma para a Copa do Mundo de 2014. Para Glashester, a realização dos últimos seis partidas em Porto Alegre é uma das provas de que a casa colorada é segura. “A desembargadora foi muito feliz quando afirmou que o Inter é o maior interessado na segurança do estádio. É da nossa vontade que as arquibancadas e o local em si sejam um ambiente seguro para o torcedor”, garantiu.

Gre-Nal em discussão

Mauro Glashester esclareceu que a discussão sobre o clássico Gre-Nal, marcado para 26 de agosto, não tem nada a ver com as obras do Beira-Rio. “A Brigada Militar nunca afirmou que o clássico não deveria ocorrer no Beira-Rio. Ela (BM) discute maneiras de comportar as duas torcidas no estádio. Isso não é fato novo para nós, porque a cada confronto entre os dois clubes a questão segurança é abordada”, argumentou.

Ainda que demonstre otimismo com a liberação do Beira-Rio, Glashester destacou que o MP pode pedir nova interdição. “O processo seguirá seu curso, até que ele receba uma sentença. Se a casa colorada for interditada, teremos que ingressar com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília”, afirmou.

Correio do Povo

___________________

Não consigo entender por que os dirigentes do Internacional consideram algo ruim a interdição do seu estádio e ignoram as condições em que se encontra o Beira-Rio e a segurança de seus próprios torcedores. No caso de um sinistro, quem será culpado ? Eis a questão. Isso é um caso de segurança pública e não de questões futebolísticas. O presidente colorado, principalmente ele, está assumindo um grande risco, perante milhares de pessoas. Ele deveria ser o primeiro a querer a segurança dos seus torcedores. Rezemos para que nada aconteça aos cidadãos presentes nos jogos do único estádio em obras no país com jogos.



Categorias:COPA 2014, Reforma do Estádio Beira-Rio

Tags:, ,

43 respostas

  1. Gilberto, tu é um cara com ótimas idéias sobre a cidade e tem um ótimo blog. Mas sempre que tu começa a falar de assuntos ligados ao futebol (Gremio e Inter), tu acaba se perdendo e deixando aflorar o teu clubismo, o pior é que talvez tu nem se de conta, infelizmente.
    o primeiro comentário do Rogério é perfeito, só não entende quem não quer.
    Caso tu ainda insista nessa tua opinião, seria legal tu ir num jogo no Beira-Rio pra ai sim ter um opinião concreta sobre os “riscos” que a torcida corre.

    • Cristiano, pesquisei agora aqui nos comentários e vi que tu comentaste apenas 4 vezes desde que o Blog existe e que essas 4 vezes foram me criticando e criticando o Blog. Qual o teu objetivo ? Pode me explicar ?
      Tem alguma colaboração ao Blog ou à cidade ?
      Vamos lá, participa de verdade, colabora como os outros colaboram.

      É totalmente diferente uma pessoa como o Rogério Maestri, por exemplo, me criticar e tu me criticar. O cara participa e colabora grandemente com o Blog e com as discussões. Participa do Blog há anos. E o que tu faz ?

      • Mas Gilberto, se tu olhar bem vai ver que eu não critiquei o blog, ou as tuas opiniões de modo geral, critiquei sim, o modo que tu analisa as coisas quando o assunto é futebol. Se tu pesquisar ai no teu cadastro, vai que só te critico quando é esse o assunto.
        Enfim, prometo também participar aqui do blog com elogios e contribuições daqui pra frente.

  2. TJ liberou o Estádio. Ainda existe inteligência nos pampas.

  3. querem fechar o beira rio, e como maior desculpa os banheiro que os gremistas queimaram e ficaram cheirando a fumaça a um tempo atras e não a obra atual, é o cumulo!

    “Os problemas que o MP sustenta como motivo para interdição não têm nada a ver com obra no estádio”,

  4. Se não há possibilidade NENHUMA de problemas, ou riscos, porque a direção do inter queria fazer jogo com uma só torcida ?? Afinal a segurança é 100% garantida… ou seria talvez 99,5% garantida ????

  5. Não será um GreNal o jogo? Por que não o fazem no Olímpico?

    • Por que aqui é o Rio Grande, rapa…

    • Kadu, tu conheces aquela historinha do Catarina pescando siri no rio Mampituba?
      Mesmo se não conheceres vou contá-la de novo.
      .
      Estava um Catarina pescando siri no rio Mampituba, ele pescava o siri, olhava bem o bichinho e os colocava ou num cesto de vime com tampa e uma pedra em cima ou num cesto sem tampa.
      .
      Intrigado com esta divisão um passante perguntou a razão deste procedimento e questionou o pescador sobre isto. O pescador rapidamente respondeu:
      .
      – Eu olho, se é um siri catarinense eu o coloco no cesto com tampa, e se é gaúcho eu coloco num cesto sem tampa.
      .
      Mais intrigado ainda que no início da resposta, o passante perguntou o por quê desta diferença, de novo com presteza o pescador respondeu:
      .
      – Se os siris são catarinas quando junta uns quatro, um sobe nas costas do outro e os debaixo empurram e logo estão saindo da cesta.
      .
      -E com os gaúchos o que acontece? Perguntou o chato do passante.
      .
      – Não precisa nada, pois quando um tenta subir os demais puxam ele para baixo.

      • O Grenalismo é bem isto!

        Principalmente quando refere-se a segunda parte ou seja o “Nal”!

        Acham-se tanto que jogarão na “Areninha do Cruzeiro”!

        Estes caras foram os responsáveis por Porto Alegre e o Rio grande do Sul deixaram de serem sedes da Copa das Confederações em 2013!

        “Grande S.C. Internacional”, até os empresários da área hoteleira e de turísmo colorados estão PT da vida com esta bola fora!

        Quem perdeu com isto?

        A cidade e o estado que perderão pela falta de arrecadação que iriam embolsar, os empresários de muitos municípios, e quantos empregos que deixaram de ser gerados.

        Resumistes bem, são uns siris mesmo, eles andam de lado e pra trás!

        • Acho que não entendeste a historinha, são todos os siris que puxam uns aos outros, e não os vermelhinhos, os azuizinhos também puxam os outros.

          • Está bem Rogério.

            Foi o Grêmio que postergou a reforma do Beira-rio , a ponto de deixar a capital e o estado deixarem de sediar a Copa das Confederações!

            Pelo que sei, o estádio não pertencia ao Grêmio e sim ao S. C. Internacional, foi só uma constatação da realidade, nada mais!

            Abraço!

  6. Poh, e ainda tinha gremistas, inclusive um ex-presidente, que queriam reformar o Olímpico, ao invés de erguer a Arena. Ainda bem que não deram ouvidos para esses retrógrados dementes.

  7. “Rezemos para que nada aconteça aos cidadãos presentes nos jogos…”

    Como se rezar adiantasse alguma coisa. Quando é que a razão vai prevalecer quando vidas humanas estão em risco?

  8. Só acho que se é constatado o mínimo de insegurança, o interesse do presidente do clube deveria ser, em primeiro lugar, a torcida. Pelo que parece, não há muito pensamento nisso.

    Não tem motivo para não fazer os jogos em estádios vizinhos, ainda mais que a população do interior é gremista ou colorada. Sempre haverá público.

  9. Já vi que quem é a favor de ter jogos com as obras não tem nem noção do que é PROBABILIDADE. Se não aconteceu até agora, não acontecerá jamais. Amém.

    • Continua o argumento genérico da existência de risco, desprovido de qualquer embasamento em dados técnicos.

      Por esse argumento, com o perdão da hipérbole, poderíamos impor a proibição de se caminhar na rua sem capacete, pois os pedestres poderiam ser atingidos por meteoritos.

      • Aliás, nem poderíamos andar na rua, pois corremos constantemente risco de sermos atropelados, até mesmo na calçada. Não é pq não acontece muito que não pode acontecer a qualquer momento. Acho melhor pararmos de respirar inclusive, pois corremos o risco de contrair doenças pelo ar.

  10. Essa cruzada pela interdição do Beira-Rio empreendida por quem está absolutamente alheio à situação real do estádio é algo que eu não entendo. Eu vou sempre aos jogos do Inter e constato que todos os jogos transcorrem na mais absoluta tranquilidade, que a superior é perfeitamente segura e que o entorno do estádio não é de forma alguma um amontoado de entulhos.

    Não estou dizendo que o Beira-Rio não deve ser interditado, mas, sim, que isso deve ser avaliado objetivamente por quem tem condições técnicas/competência para tanto. Fazer campanha pela interdição do estádio, alegando, de forma absolutamente genérica, que a proteção dos torcedores vem acima de tudo não tem qualquer fundamento. Afinal, qualquer situação da vida envolve risco potencial. A questão é avaliar, à vista de dados técnicos, a tolerabilidade desse risco.

  11. Eu consigo entender, porque esses dirigentes sempre pensaram em si próprios, nunca na Copa, muitos menos nos torcedores. Como é que iam justificar tamanha incompetência e desorganização para seus torcedores?

    • Simples Julião!

      Eles ganharam muito mais atrasando o contrato.

      O dinheiro foi a fundo perdido, ou achas que pagarão de volta para aquele “banco laranja” que o PT utiliza?

      Achas que vão devolver algum $$ para o BNDES? É o mesmo esquema do Corinthians!

      A incompetência foi proposital!

      A torcida? Eles estão nem aí para ela!

      Eles assistem aos jogos nas tribunas de honra, e quando elas apresentarem problemas, assistirão no gramado, e não falarão nada!

      Este tipo de coisa aconteceu no passado, acontece hoje, e acontecerá no futuro.

      Baita irresponsabilidade, inconsequência, para não mencionar criminoso!

      Eles estão no risco, se acontecer algo, tomara que não, mas se acontecer, não será culposo, será doloso mesmo!

  12. Seis jogos, nenhum incidente. Não tem nem o que comentar.

  13. Aaaa, então que liberem a Arena para jogos tambem, é tranquilo, não tem perigo algum… é só meter um gramado e sair jogando, facil assim.

  14. Aviso que comentários “grenalistas” serão deletados. Tudo bem, acho que exagerei mesmo. Só estou pensando no público que vai aos jogos. Não me interpretem mal.

    • Caro Gilberto

      Querendo ou não os comentários terão sempre um viés “grenalistas”, se fores nesta linha de atuação deverias procurar dentro de critérios objetivos para verificar quem é quem no espírito “grenalista”.
      .
      Utilizando teorias de Noam Chomsky, professor de linguística do MIT, para quantificar o espírito gremista da Chefia, retrocedi até o primeiro comentário da interdição do Beira Rio verificando se havia algo de diferente entre estes comentários e os outros.
      .
      Surpreendentemente verifiquei que a chefia em todos os comentários do período, além de postar a notícia em um número insignificante desse número enorme de comentários, posta de tanto em tanto em letras azuis comentários próprios. Mas isto não é surpreendente, o mais surpreendente é que o maior comentário feito pela Chefia foi exatamente este acima, por outro lado se analisarmos a taxa de intervenções da Chefia reforçando a notícia, veremos que mais ou menos é algo de no mínimo 5 a 10 vezes superior aos demais comentários, ou seja, a ênfase que a chefia dá as notícias negativas ao Inter (aumentando o negativismo das notícias) é de mais de dez para um (analisando as linhas empregadas nos comentários desfavoráveis ao Inter).
      .
      Qual o problema da chefia? Nenhum, ele simplesmente como eu torce para um time, e sem querer, perdendo um pouco do auto-controle, como qualquer apaixonado torcedor de futebol, e manifestando de forma inequívoca mas subliminar a sua paixão para seu time.
      .
      Agora um fechamento um pouco mais duro, o pior foi dizer que cesuraria comentários futebolísticos.

      • Caro Rogerio

        Percebe-se o coloradismo no seu comentário também.

        Sobre postar em azul, vermelho ou amarelo? É de gosto de cada um.

        Quanto ao balanço de notícias ruins do Inter e boas do Grêmio, é só ver em qualquer site. OH, wait, nao é conspiração da imprensa, tudo isso aco teceu mesmo. Ou me prove ao contrario na questão: avanço de obras e contratos de ambos.
        A novela inter e AG foi algo bom? O atraso foi bom?? A arena do grêmio ta atrasada?

        Sds!

  15. Caro Gilberto

    Se a direção colorada acha que não há problemas que impeçam o uso das arquibancadas superiores que estão totalmente isoladas da obra, por que privar a torcida de assistir os jogos?
    .
    Se o problema é segurança ele deverá ser tratado como tal, se não há segurança não deve ser utilizado, porém se há segurança por que não poderá ser utilizado?
    .
    Me surpreende a insistência de muitos em simplesmente ignorar a lógica ou simplesmente apresentar julgamentos não técnicos sobre o assunto. Se o Corpo de Bombeiros não vê problemas, se a Brigada Militar também não (inclusive se usarem o mesmo efetivo que sempre usam a segurança será redobrada – metade do estádio) por que o Ministério Público, que deveria estar fiscalizando melhor a forma de gasto de bilhões de reais nas obras da Prefeitura Municipal (como o Metrô) não o faz, insiste em ficar procurando mostrar serviço somente neste assunto mediático e que eles não tem a competência técnica para desqualificar a opinião do CB e BM ?
    .
    Me parece mais uma vontade de mostrar serviço!

    • O Rogério falou exatamente o que penso. Baseado em quê a maioria do pessoal do blog insiste em dizer que o Beira-Rio oferece risco?? Se a BM e os Bombeiros aprovam as condições do estádio, qual outro laudo diz o contrário?

      • BM e Corpo de Bombeiros: “reis” do conhecimento em Engenharia e Segurança do Trabalho.

        Não que o MP não seja também.

        Se eu fosse o MP, não opinava mais nada. Já deu a dica que pode flatular. E, se por infelicidade ocorrer algo, só dar um sorriso e um olhar de “AVISAMOS”.

        • Ah tá, não sabia que ir assistir um jogo de futebol tinha a ver com “Segurança do Trabalho”.

        • Caro Johnnie.

          Realmente o Carlos tem razão, especialistas em segurança do trabalho não tem nada com segurança contra incêndio e contra tumulto. Na maior parte do mundo este tipo de trabalho é geralmente deixado para os Corpos de Bombeiro locais e para as guarnições de polícia ostensiva.
          .
          No caso do incêndio poderíamos pensar que um engenheiro tem condições de avaliar melhor, entretanto como não há nenhuma especialização sobre o assunto, os mais qualificados são os bombeiros mesmo.

        • Carlos

          Leia meu comentário novamente, estou me referindo aos que comandam tal tarefa.

          Rogério

          Até onde sabia o engenheiro da obra é responsável pelo campo (tudo o que acontece na obra, durante a obra), mas tens razão, a questão de tumulto compete à brigada e ao corpo de bombeiros. A minha dúvida é, será que há uma instrução para isso?

    • Pelo que analisei a matéria veiculada no Blog anterior do MP solicitar que o estádio seja fechado para eventos, a obra não teria Alvará da PMPA, nem autorização do Corpo de Bombeiros, ou será que li errado?

      Aqui anexo parte da matéria para maior compreensão:

      “Leia a íntegra da nota oficial:

      A Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística aguarda o julgamento do agravo de instrumento n.º 70049732928 pelo E. Tribunal Gaúcho, acreditando na sensibilidade e coerência da Colenda Câmara.

      Trata-se do único estádio no Brasil em obras recebendo eventos desportivos.

      Falta-lhe Carta de Habitação e Alvará de Prevenção contra Incêndios. A situação elétrica e hidráulica do estádio oferecem acentuados riscos à população que o frequenta. Há obras que acentuam em muito o perigo aos frequentadores do estádio.”

      Antes de comentar, é importante ler o contexto da situação em que se encontra a matéria para não falar algo que depois cause-nos constrangimentos.

      • Retificação:

        Gilberto:

        Citei Alvará da PMPA, na verdade o Alvará é do “Corpo de Bombeiros”.

        A Carta de Habilitação não sei se refere à PMPA, Corpo de Bombeiros, PMPA, ou o Conselho Regional de Erquitetura, Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul ( CREA-RS).

        Se pudesses me informar, agradeceria.

Faça seu comentário aqui: