O futuro da Avenida Salgado Filho

Jornal Metro – Porto Alegre – 14/08/2012

__________________________________

Umas fotos aqui da Salgado Filho, para ilustrar…

 



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Revitalização do centro

Tags:,

77 respostas

  1. Primeira pergunta: Pq ainda insistem em fazer as passagens de pedestres nas esquinas? São os piores lugares para os carros pararem em respeito a faixa. Outra questão óbvia é que para o motorista enxergar os carros da via ele, obrigatoriamente, tem que parar sobre a faixa para “espiar”. As faixas deveriam estar afastadas das esquinas…
    Segunda: Do que adianta iniciar a execução de um projeto (BRTs) se o entorno não está com seu projeto concluído e/ou mesmo pensado?…é o famoso fazer para depois refazer…Cortar arvores ou não…Fazer calçamentos permitir estacionamentos ou não….deveriam estar claros a esta altura de execução e não no mundo da suposição.

    Curtir

  2. Olha, eu já falei tanto contra estes tais de BRTs que já cansei, agora vou esperar o resultado para criticar depois, não adianta nesta altura do campeonato, quando todas as licitações já estão na praça ficarmos esperneando, pois parece que somente “nóis aqui que sumo” contra, vou criticar sim a bela imprensa portalegrense que só sabe publicar “press release” da prefeitura sem a mínima crítica!

    Curtir

  3. Ninguem mencionou que parte das árvores ali seja cortada. Mas a idéia de estacionamento de carros ali é INSANA!! Carros e Centro não devem se misturar. A Salgado deveria ser um amplo calçadão super estiloso com os ônibus circulando NO MESMO NIVEL da calçada no centro. Sem carros. Não sei como exatamente isso poderia ser feito, mas é o pensamento que me ocorre agora.

    Curtir

    • Pensamento Perfeito! Nosso centro deveria privilegiar o pedestre e transportes coletivos de baixo impacto….grandes calçamentos, muita cultura, turismo e comércio qualificado. Só assim seremos uma cidade turística.

      Curtir

  4. Antes carros do que onibus.

    É um sr fato que os onibus ajudaram a matar o centro, e ajudam a manter ele decadente.

    Só acho que não é só tirar os onibus, tem todo um planejamento, não da pra deixar o centro sem transporte publico, não da pra sair fechando as ruas como alguns ai sonham, até por que o centro tem um traçado meio confuso, se fechar muitas ruas, mais um pouco não tem como entrar e sair da cidade… haha

    Curtir

  5. não tem onde fazer essas paradas sem tirar as arvores. e como foi dito antes, é o que deixa a salgado bonita.

    Curtir

  6. Vão tirar os ônibus e deixar carros na Salgado Filho durante a noite?? Genial!!!

    Curtir

  7. Concordo com a afirmação do Carlos que propõe assim como eu, a transformação dessa avenida numa especie de boulevard. Ao invés desses paradões que construam um túnel desde a joao pessoa até o final da borges… Para assim, termos um “corredor” de vida noturna e cultural formando um circuito em conjunto com várias ruas até o Cais do Porto ( isso se sair…).
    Acho interessante, que tudo esta sendo anunciado no período eleitoral, quem esta na prefeitura atualmente pq não começaram anteriormente uma série de obras que a cidade necesita ?

    Curtir

  8. Tinha que ter algum movimento para, além de tirar os ônibus do centro, tirar os carros, alargar as calçadas e expulsar os famosos “inferninhos”, só isso já melhoraria muito o centro de porto alegre.

    Curtir

    • Sim, tira os onibus e os carros e o que sobra do centro?
      haha

      O centro não tem tantos carros, o que mais tem são carros passando pelo centro, ja que são vias importantes para a saida da cidade.

      É só ver que as ruas mesmo no horario de pico, são bem de boa, só as grandes avenidas que levam para a saida da cidade que tem um movimento maior.

      Ja os onibus, ai sim, essas gambiarras de paradas de onibus acabam com o centro, mais um pouco e teremos onibus parando até na calçada… haha

      Metrô e VLT, URGEEENTE!

      Curtir

  9. Esse BRT de Porto Alegre é uma farsa. Estão fazendo um monte de gambiarras só para poderem continuar com portas pela direita, não sei a benefício de quê. Todo o projeto seria muito mais simples de implementar se fossem adotadas portas pela esquerda e estações centrais, a exemplo do corredor da Sertório. Na Salgado Filho bastaria uma parada no centro da avenida, sem inversões de mão e paradas deslocadas quase 300 metros uma da outra.

    Além disso, pelo que pude analisar do projeto de sinalização gráfica publicado pela prefeitura, VÁRIOS dos problemas de geometria e segregação do corredor da João Pessoa/Azenha persistirão.

    Por fim, do jeito que estão propondo, fica parecendo que teremos uma linha BRT cobrindo João Pessoa/Bento e Borges, com final na Salgado Filho, e outra cobrindo Protásio Alves, com final de linha sabe-se lá onde. Zero integração entre elas. Baita sistema integrado hein.

    Curtir

    • Tão integradas quanto as ciclovias. Tão Porto Alegre…

      Curtir

    • E tu acha que estão fazendo essas gambiarras por causa da porta do lado direito por que? por causa das empresas de onibus que não querem gastar!

      Sempre foram uma cambada de lobbystas molhando a mão de gente da prefeitura e emperrando projetos que já poderiam sair do papel a tempo….

      Curtir

      • Ocorre o seguinte. Vou explicar a vocês: A ATP (Associação dos Transportadores de passageiros) que manda e monopoliza o transporte coletivo de Porto Alegre, queria ônibus BRT de piso ALTO e embarque à esquerda. A EPTC é quem insiste nesse projeto de 5º com piso baixo.

        Curtir

    • Pois é, onde será o final da linha do “BRT” da Protásio?

      Será na rodoviária… ou no centro… Ou seja, vai continuar tudo igual, só que mais bonitinho. Como eu digo sempre: com esses BRTs, será mais do mesmo.

      Curtir

  10. Eu me assusto com TODAS as notícias que publicam sobre o BRT. Estão criando um monstro que tende a ser o pior projeto de transporte coletivo do Brasil

    Curtir

  11. Bom, eu tenho uma duvida muito grande em ralação ao BRT da Protásio,

    Não vais ser feito um corredor entre a Manuel Elias e a Saturino de Brito??, Pois esse é um dos Trechos mais engarrafados da Protásio, a não ser que eles imaginem que só tirando as outras linhas de ônibus o problema se resolva, e se não tiver o corredor nesse trecho, como vai ser feita a cobrança da passagem? Porque o principio do BRT é a passagem ser paga na parada de ônibus.

    Curtir

    • Pode acreditar que o cobrador ainda estará dentro dos BRTs…

      Curtir

    • Nada de expansão do corredor da Protásio, ELVIS! o que a “prefeitura” ta fazendo é recapear o que ja existe e que ESTAVA EM BOAS CONDIÇÕES, exceto na Osvaldo.
      Corredor até a Manuel Elias seria sim viável, assim como a proposta de interligar os BRT da João Pessoa até a Borges passando pela Salgado, uma vez que a Manoel Elias vai abrigar um “portal da cidade” bem como esta faz ligação com a Baltazar, mas pras vilas nada né meu, ou seja, com esse prefeito vais ficar querendo infelizmente!

      Curtir

  12. Porque não tiram as árvores no meio da rua e fazem um corredor bilateral?

    Curtir

  13. Especulações apenas…. não tem nada de projeto oficial ainda…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: