Prefeitura reúne Comitê Gestor das PPPs para tratar sobre o Metrô

Primeira fase da linha do Metrô terá 15 quilômetros e 13 estações Foto: Divulgação/PMPA

O Comitê Gestor de Parceria Público-Privada do Município de Porto Alegre realizará reunião, nesta quinta-feira, 16, às 14h, no escritório do Metrô de POA, localizado na avenida Padre Cacique, n° 290. A pauta do encontro é a aprovação do modelo das PPPs para o Metrô da cidade. Estarão presentes na reunião o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Julio Eduardo dos Santos, o secretário estadual de Planejamento, João Motta, os secretários municipais de Gestão, Urbano Schmitt, e da EPTC, Vanderlei Cappellari, além de representantes da OAB, Sociedade de Engenharia do RS e Federasul e outros membros do Comitê Gestor das PPPs de POA.

O avanço do desenvolvimento do projeto foi possível a partir da publicação, no último dia 08, da Medida Provisória do governo federal que autorizou a modelagem financeira proposta para Porto Alegre. O documento, que trata das regras para licitação e contratação de parceria público-privada, autoriza a liberação do recurso federal previsto para o projeto durante a execução da obra e ainda prevê a não incidência de tributos federais.

MetrôPoa

A primeira fase da linha do metrô, estimada em 15 quilômetros e 13 estações, compreende as avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moares, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e av. Borges de Medeiros. O projeto considera uma tecnologia de transporte segregada do sistema viário, chamada de Metrô Leve, apontada como a melhor escolha para atendimento da demanda de Porto Alegre.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Metro Linha 2

Tags:, ,

11 respostas

  1. Eu sei que o que vai ser construído é um Metrô sem uma estação no cruzamento com a 3ª Perimetral (Dom pedro x Benjamin), isso é uma grosseria desse projeto, não é possível que não tenham pensado nisso

  2. Metrô é metrô, simples. Não adianta dizer que “ninguém sabe o que vai ser construído”. Há disversas imagens dos projetos disponíveis….

  3. O mais fantástico de tudo é que estamos a 1 ano para o início de uma obra de mais de dois bilhões e o povo de Porto Alegre nem sabe o que vai ser construído?

    Será que os luminares do Comitê Gestor de Parceria Público-Privada do Município de Porto Alegre também sabem? Estou começando a desconfiar que eles não tem a mínima noção! Afinal é metrô, monotrilho ou VLT?

    Alguém sabe?

  4. Não pude deixar de notar agora que a última estação do metrô provavemente será conectada com as linhas de BRT da Salgado Filho. Isso é ótimo, pensando bem.

  5. ta mas o metrô vai ser subterraneo né?? O.o’

  6. Como assim metrô leve? Fiquei na dúvida, fui pesquisar e numa pagina dizia: “Metrô Leve é amigável ao meio ambiente, pois não emite gases e tem baixo nível de ruído.
    Neste sistema de transporte, a composição funciona com tração elétrica e corre sobre pneus em uma viga, circulando em via elevada entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho.” COMO ASSIM???

    • Pois é, o Metrô Leve não é o VLT ??

      • E nessas características do texto parece mais até com o Monorail…

      • Sim, o veículo tem a mesmas características de um VLT, o que eu considero bom. Aparentemente é uma tendência de que novas linhas de metrô subterrâneo adotem tal espécie, porque é mais barato e econômico. Não há grandes perdas na minha opinião. Outra, por experiência própria, a diferença de barulhos e ruídos entre os dois é enorme, e quando se está voltando para casa após um dia cansativo de trabalho, isso faz diferença.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: