Imagens: Obras da Duplicação da Avenida Tronco

 

Fotos: Sheena Tramp – agosto de 2012



Categorias:COPA 2014, Duplicação de avenidas

Tags:, ,

39 respostas

  1. Gambiarras, gambiarras everywhere.

  2. Não sei, dificilmente se ve obras assim em meioa favelas, mas sei de varias regiões que tiveram enormes mudanças por causa de uma melhorada em ruas e avenidas, e isso inclui uma boa valorização nos imóveis.

    • Tens que ver bem o que é causa e efeito… poderia dar um exemplo?

      • Já disse ali em cima..olha o que era a Diário de Nótícias e olha hoje.

        • Conforme disse acima, estás inventando um argumento para um conclusão que já tiraste. O que fez a favela sair foi o Big e o Shopping. A rodovia que é a consequência. Tens algum exemplo de verdade para dar?

      • Pensa no sentido inverso: Já viu alguma região valorizar sem ter infra?Sem um bom acesso?Uma avenida que dê boa mobilidade?

        Ah, e o Big existe a mil anos ali, só veio a ser feita a melhoria na avenida que era um lixo e valorizar toda a região após a chegada do Barra. Dúvido que tu passava por ali quando a Diário era faixa única e não tinha calçadão..

        • Cara, o big existe desde 98, mais ou menos, se tu acha que isso é mil anos tu deve ter 15 hahaha. E na época já foi anunciado um shopping, que obviamente não veio.

          Com certeza a avenida veio por causa do barra, como tu mesmo disse. Ou seja, CONSEQUÊNCIA, entendeu? Não foi a avenida que fez os investimentos aparecerem, foi o contrário! Existia aquela área enorme, perto do centro disponível alguém finalmente resolveu investir.

      • Pelo nível dos comentários quem deve ter 15 é tu. Desisto de tentar argumentar contigo. Não vamos então duplicar e arrumar a tronco, vamos deixar o lixo que está agora, pelo teu pensamento isso não vai trazer nenuma vantagem mesmo para a cidade ou benefícios para a região. Realmente é um pensamento curioso o teu. Curioso igualmente tu achar que as mehorias na Diário de Notícias não tenham refletido na valorização dos bens e bairros perto. Bom mesmo era antes, 1 faixa, toda esburacada, com favela ao redor. As pessoas sequer passavam ali, todo mundo ia pela Icaraí de tão podre que era, isso deve valorizar bastante mesmo o lugar…

        Um local valorizado, atraí investimentos. Para valorizar um local, tu deve fazer isso que a Prefeitura está fazendo: dando infra, bons acessos, senão fica dificil. Não dá para esperar que um shopping apareça e faça tudo como ali na Diário.

        • Adriano.

          Não te irrites, ele entendeu as respostas, entretanto é como uma das personagens de Chico Anísio que detestava pobres. O que ele fica indignado é que não vão pegar todo o pessoal da vila e colocarem a 50km de Porto Alegre, é a Maria Antonieta da sensibilidade social.

        • Agora quem não tem quinze sou eu, e vou dizer, a área enorme que havia na Diário de Notícias era do Jóquei Clube (ex Protetora do Turf) e para alojar seus empregados a diretoria do Jóquei permitiu a criação de uma vila, que foi lentamente aumentando em torno da moradia dos empregados do Jóquei.
          Vária vilas em Porto Alegre começaram desta forma, com a autorização de loteadores que alguns de seus empregados ocupassem áreas verdes, que segundo o loteamento seria dado para a prefeitura.

          Para dizer melhor, a história do Brasil é povoada de fatos deste tipo, a primeira favela do Rio de Janeiro, começou após a Guerra do Paraguai com os soldados em que o governo prometera terras e não dando nada, autorizou que os mesmos se instalassem na região.

          Outro caso mais recente é o caso do Pinheirinho em São Paulo, pertencia a um casal alemão que não tinha descendentes, foram misteriosamente assassinados e o terreno ficou para a prefeitura. Milagrosamente, sem concorrência nenhuma, a matrícula do imóvel apareceu no nome do Naji Nahas (um especulador que conseguiu falir a bolsa do Rio de Janeiro). Ou seja, os que lá viviam estavam ocupando um terreno público, que por coisas que só Deus intende, passou para um particular. Está tão enrolado o assunto, que cinco juízes e desembargadores paulistas vão ter que depor perante ao conselho nacional de justiça.

          Em todos estes casos pelo Felipe deveria se mandar todo este pessoal pelo espaço.

        • Adrino, acho que tens algum problema de entendimento. Em nenhum momento eu disse que não era para fazer a avenida tronco. Eu perguntei da ciclovia e tu vieste com o papinho que é inútil. O que estou dizendo é que estás errado em achar que uma rodovia revitaliza um lugar. Pedi um exemplo, tu falaste a diário e eu falei o óbvio, que o shopping trouxe a diário e não o contrário. Aliás, foi a multiplan (dona do shopping) que fez a obra. Entendeu ou quer desenho?

        • Agora tu Rogério, não sei de onde tiraste isso, te conheço há tempo no blog e espero mais da tua inteligência. Não tinhas este problema de interpretação de textos.

        • Ah, e mais uma Rogério, estou até agora chocado com tua conclusão que eu sou o anti-pobre. Só quero te lembrar que quem não quer ciclovia para a comunidade da Cruzeiro é teu “companheiro” Adriano. Mas se quiser ajudar ele e me dizer uma avenida que transformou um bairro, estou no aguardo.

        • Não sei se tu considera, mas a Juca Batista duplicada melhorou bastante a região.

        • Honestamente sei pouco da região, talvez seja um exemplo.

        • Felipe

          Então não entendi o que falaste.

          Acontece!

        • Foi o que eu disse lá em cima, “não acho que tu respondeste a minha msg…”

  3. Quero ver o corajoso que vai passar de bicicleta por essa vizinhança.

    • Os moradores da região usam MUITO, como em qualquer bairro pobre. Não precisa a classe média-alta preconceituosa pra justificar ciclovia ali.

    • Já passei em obras. Não é o fim do mundo. Teve até umas crianças que apontaram pra minha speed e disseram: ‘bá, essa bicicleta aí sim que é rápida’.

      Ruim mesmo são os carros tirando fina.

  4. Bah, mas e’ favela por toda parte ali hein? Vao por todas aquelas malocas pra baixo ou vao ficar ali como monumentos ao terceiro mundismo?

    • Não vão durar muito, com uma boa infraestrutura a região se valoriza e novos empreendimentos começam a surgir.

      • Os anti carros vão ficar loucos, vão dizer que espaço para carros não valoriza nada.
        haha

      • Felipe

        Não é tão linear assim, primeiro tem o problema de posse e de propriedade: Geralmente as vilas são colocadas em áreas públicas ou em áreas que há problema de titularidade do terreno (disputas judiciais). Como há este problema se o morador melhora de vida e tem recursos para investir, ele geralmente se muda para outro local.

        Por outro lado quando a Prefeitura faz um programa de regularização fundiária, há nos contratos, que são subsidiados, cláusulas que proíbem a venda. Estas cláusulas tem dois problemas, se elas não existirem o morador vende o terreno e passa para outra vila, por outro lado se ele tiver a possibilidade de vender ressarcindo o erário público, como os terrenos são abaixo dos limites mínimos para a construção regular, eles tem que ser reagrupados para que sejam utilizados em construções regulares. Se por exemplo cinco moradores próximo a uma esquina venderem seus terrenos, os terrenos que ficarem junto a esquina incrustado entre dois empreendimentos ficarão sem valor comercial.

        Em resumo, quando a zona começa a adquirir valor comercial, a Prefeitura que deveria tomar a peito esta urbanização da forma que proprietários, construtores e a própria prefeitura saiam lucrando no negócio (negócio bom é negócio bom para todos). Por todo mundo há intervenções deste tipo, algumas são verdadeiros sucessos deixando todos satisfeitos e outros são operações mafiosas que sempre alguma parte sai no prejuízo.

        O que deveria ter no município é um grupo de estudo técnico-político que estudasse e organizasse este tipo de reordenamento da forma de com transparência deixasse todos felizes (e é possível), entretanto este tipo de grupo tem que ser permanente, pois em países europeus ou no próprio USA, a negociação para algo deste tipo dura décadas! Mas todos ganham.

    • Vão derrubar só as que ocupam espaço para as obras…

    • Derruba tudo e faz um shopping em cima. Problema resolvido!

  5. Pelas fotos começaram pelo trecho que já tinha um recuo grande, ótimo, mas quero ver no nos trechos mais complicados. Alguém sabe como vai ser a ciclovia aí? Estou curioso…

  6. Excelente.

    O pessoal anti carro não tem idéia do perigo que é andar nessas “avenidas” de pista unica, que mais parecem uma estradinha.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: