Trensurb demonstra interesse na implementação de bicicletários, novos suportes e até uma ciclovia interligando estações

Na última quarta-feira, 15 de agosto, membros da Associação dos Ciclistas de Porto Alegre estiveram reunidos com representantes do setor de Mobilidade Urbana e de Engenharia da Trensurb.

O objetivo deste encontro era coletar informações sobre o andamento da construção dos bicicletários e iniciar um diálogo buscando melhores condições e benefícios para os ciclistas que utilizam os serviços da Trensurb. Em um clima de muita cordialidade e cooperação, diversos outros temas foram debatidos.

Solicitamos a instalação de “canaletas” nas laterais das escadas em todas as estações. Esta estrutura serve para auxiliar a transposição das escadas com as bicicletas. Até o momento, somente as novas estações Rio do Sinos e Santo Afonso possuem este facilitador.

Questionamos sobre a possibilidade da liberação do uso do trem em qualquer horário, facilitando assim a integração do trem e da bicicleta também para aqueles que utilizam estes modais para seu deslocamento diário, até seu local de trabalho e estudo. A possibilidade não foi descartada, mas a empresa disse que primeiro seria necessária a adequação dos vagões, que atualmente ainda não possuem uma boa estrutura para um convívio harmonioso entre ciclistas e demais usuários fora dos finais de semana e feriados, principalmente em horários de grande demanda.

Nos dias de hoje, somente dois trens possuem suporte para o transporte de bicicletas, e mesmo assim, segundo nossa avaliação, os atuais suportes apresentam uma grande dificuldade de colocação e remoção da bicicleta no caso do vagão estar cheio ou lotado.

Modelo de suporte utilizado na cidade de Boston – EUA

Como nos próximos meses já teremos a abertura de licitação e compra de novos trens, a ACPA e a Trensurb realizarão um estudo de viabilidade para o desenvolvimento e implementação de um novo tipo de suporte para o transporte de bicicletas dentro dos vagões.

Ainda com as atuais estruturas, a empresa estudará a possibilidade de, em caráter experimental, liberar o uso sem restrição de horários também aos sábados.

Já em relação aos bicicletários, está em andamento interno o projeto para a criação de bicicletários em todas as estações. Uma das possibilidades seria o uso de contêiners, dando a exploração destes espaços para comerciantes que também ocupariam o entorno. Defendemos que o uso dos bicicletários deva ser totalmente gratuito, sem qualquer custo para seus usuários. Sugerimos também que a instalação seja próxima dos pontos de vigilância, câmeras e guaritas, e em locais que também permitam um fácil acesso para o embarque no trem.

Uma das possibilidades apresentadas pela Trensurb para os bicicletários

Solicitamos também a fixação de cartazes comunicando a possibilidade e estimulando o uso do trem por parte dos ciclistas, pois em diversos deslocamentos que realizamos percebemos que a grande maioria dos usuários desconhece a possibilidade do embarque com bicicletas.

Ainda em fase de projeto, a Trensurb também estuda a viabilidade da construção de uma ciclovia que acompanhará o trajeto do trem entre as estações de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Já em Canoas, é a Administração Municipal que está elaborando a implementação de uma ciclovia entre as estações daquele município.

A partir deste primeiro encontro, muitas questões ficaram alinhavadas para a cooperação entre a ACPA e a Trensurb no desenvolvimento de diversos projetos. Dentro de algumas semanas existirá um novo encontro para o início dos estudos do suporte para o transporte de bicicletas no trem.

Vá de Bici

Fonte: ACPA



Categorias:Bicicleta, ciclovias, Trensurb

Tags:, ,

7 respostas

  1. Mas isso é pra já ou vão esperar as novas composições? Do jeito que está, não entra nem skate nos vagões. Só com o movimento de pessoas as vezes não tem como entrar de tão lotado.
    Não estou criticando a ideia, só não quero que façam uma coisa pra tentar agradar e acabem criando outros problemas…

  2. Tudo muito bonito, mas quem ira subsidiar o CAPRICHO de reservar o espaco ja tao exiguo e sobrecarregado nos vagoes? O restante dos usuarios que sao tratados como gado?

  3. Show de pelota! Com as novas composições, esta é a hora!

  4. As idéias são legais, mas meio idealistas. Não tem vaga suficiente nem para os passageiros atuais, imagina vagões cheios de bicicletas dentro…

  5. Na estação Niterói em canoas a bicicletas presas por todos os lados, na praça presa à árvores, nos postes e nas grades. Já está na hora de termos um bicicletário alí.

Faça seu comentário aqui: