Rio Grande do Sul recupera espaço entre os maiores estados exportadores

Estado ocupa a 4ª posição entre os estados brasileiros

O Rio Grande do Sul começa a recuperar espaço entre os maiores estados exportadores do Brasil, voltando a ocupar, no mês de julho, o quarto lugar do País, com 8,43% das exportações totais. Os dados fazem parte da análise divulgada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) nessa quarta-feira, 22.

A recuperação do Estado representa a retomada da posição perdida para o Paraná no primeiro semestre. “Este movimento já indica uma tendência de reversão do quadro, com uma boa perspectiva de que o Rio Grande do Sul mantenha a quarta posição, tradicional do Estado, até o final do ano”, projeta o diretor técnico da FEE, André Scherer.

Entre os cinco maiores estados exportadores do País, o Rio Grande do Sul em julho apresentou o segundo menor índice de queda nas exportações (-0,9%), enquanto São Paulo e Paraná caíram -0,2%. Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram as quedas mais significativas, com -19,3% e -15,5%, respectivamente.

No quadro geral de estados exportadores para o mês de julho, São Paulo mantém a primeira posição, conforme os dados da FEE, considerando o percentual de participação dos estados sobre o total de valor exportado pelo Brasil:

♦ São Paulo: 25,42%

♦ Minas Gerais: 14,37%

♦ Rio de Janeiro: 9,52%

♦ Rio Grande do Sul: 8,43%

♦ Paraná: 7,11%

Nos dados gerais sobre as exportações no mês de julho, a economia do Rio Grande do Sul também apresenta sinais de recuperação: o índice de -6,9% verificado no acumulado de janeiro a julho é inferior ao do primeiro semestre de 2012, que ficou em -7,3%.

Portal Gazeta Grupo de Comunicações



Categorias:Economia Estadual, Economia Nacional

Tags:, , ,

8 respostas

  1. Essa é uma informação importante!
    Veja que depositando nossas fichas na agro-pecuária logo ficaremos para trás, pois no MT, MS e RO produz o que se produz no RS e bem mais barato.

    Curtir

    • Pablo, não teria medo das exportações de carne do MT, MS e RO, o que devemos exportar é carnes melhores com maior valor agregado, o que os outros estados exportam é carne para hambúrguer.

      Curtir

      • Não sei não… Por melhor que seja a carne dependemos da soja plantada nessas regiões, transportada com diesel e processada com energia elétrica. Então, logo logo a gauchada que se espalhou para o oeste passa a produzir a mesma carne que o RS e mais barata.

        Em restaurantes, churrascarias e supermercados ninguém vai perguntar de onde é a carne, o pessoal quer saber se é boa e barata.

        Curtir

  2. Quais serão os produtos que mais exportamos? Seria interessante essa informação também.

    Curtir

  3. RS sempre foi o terceiro maior exportador e economia, agora esta apanhando de relho de Minas Gerais, VERGONHA ISTO.

    Curtir

    • Minério, cara. Difícil competir com MG por isso. Estou morando em BH, e recentemente fiz a viagem de trem de BH para Vitória no Espírito Santo. No caminho observei dezenas de trens, com dezenas de vagões lotados de minério. Todos com rumo ao porto de Vitória. Me informei com a tripulação e, pasme, me disseram que o movimento até estava fraco.

      Curtir

      • Está comentando um post de 2012. Estamos em 3º agora em outubro 2013. Mas vc tem razão. Vai ser difícil ultrapassarmos MG embora já tenhamos ficado bastante tempo em 2º lugar em épocas passadas.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: