Alemães testam o maior ônibus do mundo

Com 30 metros de comprimento e capacidade para 256 pessoas, o novo biarticulado bate o brasileiro por dois metros

Fonte da imagem: Reprodução/The Local

De acordo com o site The Local, a cidade de Desden, na Alemanha, em breve contará com o maior ônibus do mundo circulado pelas ruas da cidade. Ainda em fases de testes, o veículo batizado de Autotram possui 30 metros de comprimento e capacidade para transportar 256 passageiros.

Segundo o site, o Autotram conta com mecanismos especiais de direção em seus quatro eixos que seguem a direção dos eixos anteriores de maneira precisa, permitindo que seja mais fácil manobrá-lo nas curvas. Além disso, não é necessária uma carteira de motorista especial para dirigir o veículo, o que significa que qualquer motorista de ônibus poderá dirigi-lo.

Ligeirão alemão

Contudo, os engenheiros responsáveis pela novidade calculam que o custo de construção do Autotram e de toda a infraestrutura necessária para recebê-lo seria de aproximadamente € 10 milhões por quilômetro (cerca de R$ 25,3 milhões).

A cidade de Curitiba já conta com superônibus circulando desde abril deste ano — os Mega BRT ou “Ligeirão Azul” —, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, que utiliza biocombustível e abre os semáforos por meio de sensores.

Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 27 de Agosto de 2012

Fonte em português: Tecmundo

Fonte original, em inglês:  The Local



Categorias:BRT

Tags:, ,

8 respostas

  1. aqui no brasil não cabe porque a arquetura e engenharia tiveram a loucura de construir calçadas com 3mt. e ruas estreitas..

    só de carroça meu!…. kkkkk

    Curtir

  2. A côr diz tudo.

    Dinossauro, ou melhor lagartão branco, putz que nabens!

    Nesta os alemães superaram a burrice brasileira em dois metros!

    Coitado do motorista, imaginem dirigir este minhocão numa curva fechada de uma avenida comum, impossível!

    Só mesmo numa free-way de oito pistas, um exclusiva para ele, e sem curvas fechadas, imaginem esta encrenca numa avenida de Porto Alegre, a naba faria a maior tranqueira, seria engarrafamento o dia todo!

    Quem diria, na terra dos trens, VLTs e bondes, que regresso!

    Curtir

  3. Só para complementar a matéria, acho que o pessoal se enganou… O nome correto da cidade é Dresden. Fica mais fácil de pesquisar sobre o assunto. Abraço!

    Curtir

  4. Eu vi esses tempos esses novos onibus de Poa, curti….

    Curtir

  5. Até onde sei, os nossos BRTs serão uns articulados simples com design diferentezinho q já andam circulando em algumas linhas da zona sul. Nada de biarticulados, pisos sem desnível e várias portas, como deveria ser. Como sempre, vai ser feito nas coxas, só pra dizer q foi feito.

    Curtir

    • que pena se isso se confirmar…mas eu até gostei daquele ônibus R41 que anda circulando por aí. Realmente, seria interessante ter mais portas, já que andam sempre lotados.

      Curtir

      • articulados simples não vai resolver o problema kkkk não vai mesmo! costumo pegar um articulado para ir para a faculdade, e ele vai tão lotado ou mais que um simples

        Curtir

  6. falando nisso, alguém já viu alguma foto de como serão os BRT’s de POA?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: