Divulgada imagem do Terminal BRT do Cristal, com camelódromo

 

 

Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:BRT, COPA 2014

Tags:, , , , ,

101 respostas

  1. Alguém pode me explicar, por favor, está escrito acima que o terminal vai ser no entroncamento das av. icaraí, w escobar, diário de notícias, enquanto que, as obras estão sendo feitas, junto a chuí, que é oque todos confirmam. Sinceramente, não gostei do visual desse terminal, não fecha com o visual lindo, que já tem nessa zona, parece uma cobertura de lona, transparente

  2. A impressão que eu tenho é que algumas pessoas ficam ansiosas esperando por um post novo para falar mal. Ou não é isso, ou é uma porcaria, ou não var dar, ou que sonho, ou isso ou aquilo. Puro negativismo e mimimi.

    Eu achei muito legal, tomara que seja assim. Só acho contrastante demais a arquitetura futurista (não sei os termos corretos) como é o caso desse terminal, e arquitetura URSS daquele viaduto da Pinheiro Borda. Pelo menos podiam adotar uma estética menos contrastante em ‘épocas’ né?

  3. Espero que não seja a mesma empresa que ganhou anteriormente o camedromo do centro ( do filho do Becker, ex-reitor da Ulbra) que apresentou um projeto, acabou nesse, que tem rachaduras e de baixo acabamento. Aqui reportagem do SIMPRO/RS – sindicatos dos profs das univ e escolas particulares que investigou isso http://www.sinpro-rs.org.br/extraclasse/mar10/sind1.asp

  4. Meu sonho ultimamente é ver um sistema que obrigue as pessoas a entrarem em filas para pegar os onibus.

    Não aguento mais ver a veiarada furando a fila, esses dias uma senhora quase bateu na veiarada, por que a senhora respeitava a fila e os véios não.
    haha

    Não lembro de ver algo sobre os idosos terem preferencia na entrada do onibus, só os bancos preferenciais mesmo.

    • Guilherme,

      Se por ventura chegar na idade “das velharadas” me lembra pra te fazer como tu sonha.

      Burrice e ignorância se ficar falando sozinho ninguem se importa. Mas ficar escrevendo isso já é algum sinal de transtorno.

      Pra tua informação, gestantes, idosos, pessoas com criança no colo ( a lista vai…) tem prioridade. Como tu ta pagando e tem uma empresa prestando servico, essa empresa é responsavel. Entao vai ser responsavel pelas pessoas que precisam. Logo todos os lugares sao preferenciais. Claro que para pessoas mais educadas nem pensam nisso (muito menos escrevem).

      Se essa senhora batesse, bastava alguem chamar a policia pra enquadrar. Pq é crime, sem falar no estatudo do idoso. Se tu nao conhece a legislação paciencia. Vai responder mesmo assim.

  5. Ou esse projeto de BRT vai funcionar e ser algo sensacional ou então,,, bom, deixa pra lá

  6. A notícia na zero hora fala em centro comercial ao invés de camelódromo.

    Sinceramente, camelódromo dá uma ideia ruim mesmo. Se forem um monte de lojinhas, com produtos vagabundos chineses, espremidas tentando usar o espaço do pior jeito possível, vai ser terrível.

    Mas centro comercial passa uma ideia melhor…

    • falando em camelodromo, acho que o camelodromo do centro precisa de uma revitalização precoce, ta muito ruim aquilo lá, acho que nem teve um projeto arquitetonico quando foi construido

    • Quero só ver o pessoal saindo dos onibus que vem do centro e indo direto para a fila dos onibus pros bairros. E os comerciantes alojados do seu comércio de onde ta a comunidade que é onve passa a av da Tronco.

      Dinheiro público não pode incentivar contrabando e pirataria. Não é justo pros outros que querem ser honestos.

      Não vejo muito sentido ter loja (ainda mais de um “centro comercial”) que é totalmente fora de onde as pessoas estão (o pessoal da vizinhança vai ter que atravessar 5 faixas de uma lado e mais não quantas do outro. É muito mais fácil pegar seu carro e ir no shopping do lado.

      Pior que esse filme já passou várias vezes em POA. E o pessoal não aprende.

  7. Se não fizerem o mesmo cocô que o camelódromo do centro ta valendo! é uma boa solução pros comerciantes da tronco

    • Mas é a pior solução da quem está sendo desalojado do seu comercio. Vai ficar longe da população. E o pessoal que vem do BRT vai ir direto pra fila do proximo onibus. É assim que funciona em todos os terminais. Geralmente tem lancherias. Mas não mais do que 2.

  8. ACHO que o texto ta’ equivocado. Esse terminal vai ficar na area do jockey no entroncamento das avenidas Chui, Icarai e Divisa (Tronco). A pista do jockey vai ser diminuida, tambem por isso.

    • Pois é, me faz mais sentido. No entroncamento da Wenceslau não tem espaço pra isso (pelo menos não de um jeito que bata com o render).

      • de acordo com o render é isso, é só ver o Cristal Tower ao fundo ( meio deslocado)

      • Mas aquele terreno é enorme fmobus… e eles desaproriaram vários barraquinhos. Acho que tem espaço sim…

        E pela posição da torre Cristal não tem como ser no entrocamento Icarai x Chui x Divisa… ela teria que esdtar do lado direito!
        Vocês tão falando daquele pedaço do Jóquei na frente do Ipiranga certo?

    • Também achava que era aí, mas as coisa estão mudando tanto que nem a Prefeitura sabe mais o que está fazendo. É tipo assim: liberam a grana da CEF, então temos de apresentar qualquer proposta logo, já que não tinhamos feito quase nada até agora ou o que tinhamos planejado não deu certo.

    • Se fosse mesmo na Chui não teria de aparecer de alguma forma o riacho?

  9. Não seria uma releitura do aposentado “portais da cidade”? Parece que migraram o terminal da Azenha pra lá…

    … na verdade o que me intriga é de onde vem tanto $$$$$$$ pra obra, porque olha… é muita coisa: 5 na III Perimetral, viaduto da JCastilhos, duplicação da Voluntários, viaduto da PBorda, esse terminal aí, revitalização da Orla e por aí vai.

    Será que é “só” pelo ano de eleição? Devo estar num momento muito ingênuo.

    • É uma releitura sim Bianca. Algumas coisas pioraram, algumas coisas melhoraram.

      Piorou: ônibus com porta pela direita e piso baixo (antes era pela esquerda com plataforma em nível)

      Melhorou: mais eixos e terminais mais distribuídos (antes era só Farrapos/Sertório e João Pessoa)

      • Tinha tb o portal da Largo do Zumbi do Palmares (que a comunidade berrou e prefeitura desistiu), depois passou o local pro lado do Beira Rio (pra tentar pegar tb os onibus que vem da regiao de teresopolis) que tb desistiu (nao sei pq). Agora esse foi pro Cristal. Sem esse terminal nao vao conseguir tirar os onibus da zona sul pro centro.

    • O Fogaça/Fortunati não conseguiu implantar os portais da cidade em 8 anos. Agora é o mesmo projeto mas chamado de BRT. Claro, custando “um pouco” mais.

      Dinheiro é via empréstimo da Caixa Federal. A população de POA vai pagar em suaves prestações. Principalmente os viadutos. Mesmo quem não tem carro ou usa o transporte coletivo.

      Claro que nos próximos anos nem emprestimo vai conseguir tirar, muito menos ter dinheiro para investir. Ou seja, todas as futuras obras vai ser complicado fazer.

      O metro quero ver a prefeitura ter $$$ para bancar.

      • O projeto “Portais da cidade” era desejo do Fogaça e não tinha o apoio do Fortunati, vice na época.
        Quando ele assumiu a PMPA engavetou de vez os portais* e, ao que tudo indica, se jogou nos BRT’s.

        *li isso numa reportagem sobre o Fogaça se manifestar na candidatura do Fortunati… aí fizeram uns comentários sobre algumas desavenças entre os dois.

        E o metrô não é boa parte do Gov Federal?

        • Custo do metro R$ 2,4 bilhões:

          – prefeitura R$ 300 milhões (emprestimo CEF – 5,5% ao ano durante 15 anos)
          – empresas que ganhar concessão R$ 300 milhões ( 30 anos para devolver)
          – Estado R$ 300 milhões (tb financiado CEF)
          – Isencao fiscal R$ 265 milhões
          – Federal R$ 1 bilhão

          Ou seja, federal é a menor parte.

          Tem muitas questões ainda pra sair o metro. A principal delas que acho que vai custar muito mais do que isso (vide todos os exemplos de metro no Brasil, de recife ta mais de 10 anos pra fazer).

          Pela PPP turbinada, o governo pagar R$2,4 bilhão. Se custar mais o problema é da empresa. Vai ter que bancar. Ai que vejo o problema. Acho bem improvavel qualquer empresa querer pagar a conta. Mais facil pegar o dinheiro e parar a obra. Simples assim. Mas isso so daqui a 4 anos (na proxima eleicao). Isso se comecar ano que vem a obra (o que acho bem dificil).

    • “de onde vem tanto $$$$$$$”

      Dívidas e mais dívidas. Só espero e torço para o país continuar crescendo nos próximos anos, para as receitas públicas continuarem em alta, senão faltará recursos públicos (mais do que já falta) para o básico: saúde e educação, já que nos últimos anos nenhum governo pensa em investir, melhorando a eficência na aplicação do dinheiro público.

    • O dinheiro para as obras vem dos recursos destinados a obras da Copa. O prefeito cria uma projeto e apresenta solicitação de recursos. Caso seja aceito, o dinheiro vem para POA! Muitos dos projetos apresentados aqui foram aceitos, o que gerou um grande investimento em obras neste ano.

      • Dinheiro vem para POA via emprestimo da Caixa Federal a ser pago pelo município (ou seja, população via os impostos).

        Claro que nas PPPs tem parte do $ que as empresas ganhadoras da concessão vão ter que pagar.

        Mas o grosso mesmo sai do bolso da população de POA. Via emprestimo.

        A recem ta saindo as obras. O pessoal ta correndo para colocar as placas de inicio pq outubro é eleição e se nao colocar a placa em dezembro desse ano tem uma parte de impostos que não vao ser mais abatido.

    • Exatamente! E tem ainda o Terminal Triângulo que só serve para bonito, porque na Assis Brasil seguem as filas de ônibus semi-vazios, gastando combustível e gerando engarrafamento.

      Eu mesmo já casei de ficar preso em engarrafamentos no corredor de ônibus dentro dos ônibus intermunicipais.

      Eu ficava na Assis Brasil vendo a quantidade de ônibus passando, uns cheios e outros vazios, e era obrigado a ficar ali esperando um único, enquanto poderia pegar qualquer um e ficar bem mais próximo do meu destino.

      O Terminal Triângulo está pronto a anos, bem como o da Azenha, Bento, Cairu. Por que não coloca em funcionamento o que já tem?

      • O BRT é a mesma coisa. Talvez melhore um pouco (ou piore muito). Pq não tem lugar para os ônibus diretos ultrapassar. O Pessoal que entra la no terminal da Antonio Carvalho vai continuar vindo parando em cada estacao até o centro. Idem no terminal da João Pessoa. Talvez alguns segundos menos, mas nao compensa a troca de onibus.

        O corredor de onibus da Assis Brasil vai ser resolvido somente com a obra do metro. A promessa é que se acabe com o corredor e se torne ali uma ciclovia. Se quiser vir pro centro somente metro. Os onibus dos bairros vao ir direto para estacao do metro mais proxima.

  10. E reclamam de comercio popular tambem. Decerto queriam uma loja da Louis Vuitton em terminal de onibus.

Faça seu comentário aqui: