Novas imagens do “esqueleto” da Júlio de Castilhos

Tiradas ontem, dia 28 de agosto – Gilberto Simon.

Encaminhei ontem mesmo um e-mail para a Igreja Universal do Reino de Deus, Catedral da Fé, na Júlio de Castilhos, 607 e não obtive resposta ainda. Perguntei qual era a destinação deste prédio já que a propriedade é deles. Aguardemos a resposta.

 

Fotos: Gilberto Simon



Categorias:Prédios, Restaurações | Reformas

Tags:, , , , ,

19 respostas

  1. Pena que a discussão tenha virado um embate religioso. No que se refere ao prédio, se está há um largo período parado, deve, sim, ser desapropriado e utilizado para algum fim, sendo popular ou não.

    Curtir

  2. Quantos imóveis tem abandonados em POA, alguém sabe? Conforme a reportagem, http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/13/numero-de-casas-vazias-supera-deficit-habitacional-do-pais-indica-censo-2010 – censo do IBGE de 2010 coloca que no Brasil, existem pouco mais de 6,07 milhões de domicílios vagos, incluindo os que estão em construção, superando o deficit habitacional da época em mais de 200 mil imóveis!! E na cidade de São Paulo mais de 400 mil, a maioria no centro.. http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/2199

    Curtir

  3. Guilherme.

    No passado antes dos anos 70 e 80, cada família rica de Porto Alegre quando da morte de um de seus próceres deixava via testamento uma casinha no centro da cidade para a igreja e irmandades, são centenas, todas no centro da cidade. A Santa Casa (esta atualmente usa seu patrimônio para ações mais úteis) tem um patrimônio imenso. Há irmandades ou ex-irmandades que tem patrimônios que vem do início do século XX, mas como dizes é difuso, cada imóvel está no nome das paróquias e são administradas pelos párocos.

    Poderia dar exemplos, mas seria longo e fastioso.

    Agora uma dica, grande parte das casinhas pequenas que sobraram no centro são de propriedade da cúria ou das paróquias, mas como a Igreja, por ideologia religiosa e conveniência política, fica quieta.

    Curtir

    • A não ser que dê exemplo concretos estás apenas batendo no morto. Criticar a igreja católica é políticamente corretíssimo mas já não tem mais nem graça.

      Curtir

  4. Senhores

    A igreja Católica deve ser a maior proprietária de imoveis em Porto Alegre, alguém pensou em desapropriá-los?

    Só porque é a Universal é que saem estas ideias?

    PS.: Não sou fiel de nenhuma confissão religiosa.

    Curtir

    • Se estes imóveis estiverem abandonados, e interferindo negativamente de alguma forma para a cidade, deve-se tomar alguma atitude. Mas desapropriação em último caso, há varias formas de resolver isso, é só sentar e conversar. Falta é boa vontade.

      Curtir

      • Julian

        Existem dezenas de imóveis totalmente desocupados há anos no centro da cidade. Agora porque só no Bi$$$$po?

        Curtir

        • Negativo, todos devem ser desapropriados. Aliás, aquele que foi desapropriado em cima do viaduto da Borges, até onde sei, era de uma pessoa física.

          Curtir

        • Eu sei Rogerio, mas a matéria é sobre esse prédio. Independente de ser do bispo ou da rainha, minha opinião é a mesma.

          Curtir

    • @rogeriomaestri
      A igreja Católica deve ser mesmo? Assim, sem fontes, tendo a discordar de ti. Ainda que fosse mesmo, muito provavelmente a maioria desses imóveis está em nome de paróquias que dão uso a tais áreas (filantrópico ou na atividade-fim mesmo, religiosa). Acho que a ideia do post tem muito mais a ver com os ‘esqueletos’ do Centro ou imóveis mal conservados do que uma suposta perseguição a confissões religiosas em particular.

      Curtir

    • Não é por ser de X ou Y, Rogério. É por estar em estado de abandono. Só isso. Assim como, por exemplo a capela católica do antigo hospital da criança( http://tinyurl.com/8tqlkkt ) que está em estado de deterioração avançado. Defendo que essas áreas, quando não possam ser convertidas para moradias, ou centros comerciais, que ao menos sejam devolvidas à sociedade na forma de centro cultural, atelier público, museu ( algo que devolva vida ao lugar)…

      Inclusive fica a dica: Toda a estrutura do Antigo Hospital da Criança está lá, sem uso, praticamente abandonada, não fosse a ronda dos seguranças particulares.

      Curtir

      • Mateus, realmente é lastimável o estado dessa estrutura que citaste. O hospital Lazaroto foi outra estrutura que permaneceu por longo tempo largado à sorte e há pouco foi demolido.

        Curtir

        • E o pior de tudo é que o Lazarotto foi abaixo para dar lugar a um inovador… ESTACIONAMENTO 😦

          Curtir

  5. Ótima localização pra um projeto para as classes “abaixo” da classe média.

    Curtir

  6. Um dia, tinham que criar uma Lei que previsse um fundo municipal para desapropriação desse tipo de situação.

    Curtir

  7. Várias familias sem moradia e esse absurdo. Um prédio inteiro pertencente a uma Igreja!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: