Vídeo: Como funcionam ciclofaixas na Holanda

________________

Indicado pelo leitor Marco Lovatto



Categorias:Bicicleta, Ciclofaixas

Tags:, ,

17 respostas

  1. Envia esse vídeo para o(a) próximo(a) prefeito(a) de POA e pro pessoal da EPTC!

  2. Obrigado, Gilberto, pela publicação!

    Compartilho agora um vídeo que eu mesmo filmei: http://youtu.be/soUBGH4nS2Q

    E um texto que escrevi: http://trilhos.maodupla.org/2012/06/20/trem-mobilidade-eficiente/

  3. pelamordedeus! quanto dinheiro jogado fora pelo poder público nos projetos em execução atualmente! Chega do velho bordão “mete assim mesmo, já era”! Precisamos de planejamento e copiar, sim COPIAR e adequar à nossa cidade os modelos que deram certo há DECADAS. Se não consegue criar o modelo de sucesso, dói muito copiar? Com todo esse pessoal do blog mobilizado e discutindo, temos que criar canais físicos de discussão e cobrança, como workshops com técnicos da prefeitura (como complemento à esse grande canal que é o PortoImagem (entre outros), que nos oportuniza esses momentos de discussão). Será que os assuntos tratados aqui estão chegando onde se decide e acontece a coisa?)! Só uma informação, vocês sabiam que uma pessoa de Porto Alegre trabalha para o governo da Alemanha para melhorar o trânsito de Berlim?! Seria isso uma vergonha, por não conseguirmos manter essas pessoas por aqui? O capital intelectual está ao nosso redor, vamos utilizá-lo com sabedoria e reconhecimento (além de $)! Grande abraço e sucesso para nós nas eleições, que elejamos os mais capacitados tecnicamente e não só politicamente!

  4. Show de bola o vídeo, mas, pra valer aqui, temos que mudar a política (e a fiscalização) de abarrotar de carros os dois lados da via.

  5. Mandem nossos políticos locais pra Amsterdam com urgência!!!!!!

    • Cuidado Marcelo. Ir para Amsterdã é tudo o que “eles” querem. Mas, não precisa gastar nosso dinheiro. Basta acessar a internet, e ter um pouco de boa vontade e competência, que teremos um belo projeto aqui.

  6. Mudando totalmente de assunto. O centro de Porto Alegre passa anos e anos e fica na mesma decadência de sempre, o centro de PoA é horrível, sujo, bagunça de motoristas e pedestres, calçadas parecem que são de uma cidade bombardeada, ruas sujas, poucas lixeiras, enfimm..

    Será que a prefeitura não vai notar que o centro da cidade é o coração da mesma.

    • Cuidado com a generalização.O Centro Histórico de POA por exemplo,é uma das áreas mais bonitas da cidade.Belos prédios arquitêtonicos,ruas limpas e arborizadas sem falar em áreas culturais como a CCMQ e Teatro São pedro.Degradada é aquela área do Centro perto da Rodoviária até o Mercado Público.

  7. Sensacional! Que sirva de inspiração aos nossos técnicos e estudiosos em trânsito, para que apliquem estas premissas. É melhor não ter ciclovias, do que tê-las em condições inseguras, que me parece é o que está acontecendo em Porto Alegre, na maior parte das ciclovias que estão sendo criadas.

    • Você falou tudo, Marco!

      Por aqui, o negócio é fazer do jeito que dê na veneta dos “especialistas” (ênfase nas aspas) e quem reclamar é porque “é do contra”. Estruturas cicloviárias são feitas há décadas pelo mundo, então não podemos nos dar ao luxo de cometer os mesmos erros.

      Na Diario de Notícias, uma ciclovia toda irregular e sem calçada no trecho, um convite a conflitos entre pedestres e ciclistas.

      Na Ipiranga, ciclistas segregados do comércio e dos serviços presentes nas calçadas, e pedalando ao lado de um esgoto a céu aberto.

      Na Icaraí, uma via unidirecional, estreita e cheia de irregularidades no piso.

      Na Restinga… Melhor nem começar a falar…

  8. Primeiro mundo é outra coisa! Caramba! Que organização!

  9. Muito inspirador! Posso replicar o vídeo em meu blog?
    Abraços,

    Marcelo Martins

  10. Simples, lógico, intuitivo… é assim que tem que ser. Note que no vídeo é dito que esse modelo foi bastante discutido. Aqui em PoA, escondem os projetos e privam as pessoas de discuti-los.

  11. Fantástico! Notem que a pista unidirecional deve ter a largura da ciclocorda birecional da av. beira-rio!

Faça seu comentário aqui: