Porto Alegre chega a 1,41 milhão de habitantes

Entre os 15 municípios mais populosos do país, Porto Alegre fica em 10 lugar, com estimativa de 1.416.714 habitantes. O Censo de 2010 apontava uma população de 1.409.351. Curitiba (PR) é a cidade com maior número de habitantes na região Sul, com 1.776.761. Entre as 15 com menor população, Borá (SP) e Serra da Saudade (MG) encabeçam a lista: ambas com 807 habitantes. Em 9lugar, aparece a gaúcha André da Rocha, com 1.232.Correio do Povo

RS em 5º lugar, com 10,7 milhões

IBGE nota no país um contínuo movimento migratório para o interior

O Brasil tem 1,5 milhão de residentes a mais do que em 2011, um crescimento de 0,81%. A estimativa é do IBGE, publicada ontem no Diário Oficial. O órgão calcula que a população brasileira tenha atingido 194 milhões de habitantes. Um em cada cinco brasileiros vive no Estado de São Paulo, o mais populoso – são 41,9 milhões de pessoas, o equivalente a 21,6% da população. Depois de São Paulo, vem Minas Gerais, com 19,85 milhões de habitantes, seguido do Rio de Janeiro (16,23 milhões), da Bahia (14,17 milhões), do Rio Grande do Sul (10,77 milhões), do Paraná (10,57 milhões), de Pernambuco (8,93 milhões) e do Pará (7,79 milhões). Roraima é o menos populoso, com 469,52 mil habitantes – um pouco maior do que Santos (SP), com 419,61 mil.

A estimativa do IBGE aponta para o contínuo movimento migratório ao interior, para municípios de médio porte, entre 100 mil e 500 mil habitantes. Isso fica claro em municípios como Rio das Ostras, na Região dos Lagos, do Rio de Janeiro, com economia impulsionada pela indústria do petróleo, que passou de 110.992 para 116.134 habitantes entre 2011 e 2012, aumento de 4,6%. Outro exemplo é Parauapebas (PA), onde a mineradora Vale tem projetos, cuja população é de 166.342; 3,8% maior do que no ano passado (160.229).

“A estimativa não aponta grandes mudanças, porque o tempo é curto para perceber alterações em termos de dinâmicas populacional. O que vimos foi o crescimento maior nas cidades de porte médio, e cidades pequenas, de até 10 mil habitantes, com crescimento negativo”, afirmou a pesquisadora Leila Ervatti, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE.

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. É ainda um dos parâmetros usados pelo Tribunal de Contas da União para a distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. A forma de fazer a projeção sofrerá mudanças no próximo ano.

Correio do Povo



Categorias:Demografia

Tags:, , ,

15 respostas

  1. se isso fosse verdade o amazonas era mais rico do que o rs pq o amazonas tem o numero de habitantes da RM de poa entaw isso naw e verdade….

  2. Parabéns ao RS.

    Eu sempre digo que se o Brasil tivesse uma população de 70 milhões de habitantes, 1/3 da atual, nossa renda per capita seria superior a 30 mil dolares e seríamos um país de primeiro mundo.

    O RS está seguindo esse caminho, podem ver: a cada década perdemos participação percentual na população e na economia brasileira, mas o percentual da população cai mais do que a participação no PIB, portanto, na média (renda per capita), estamos ficando mais ricos.

  3. Eu enxergo POA e RM como uma coisa só: 3,8 milhões de Habitantes…Moro em POA trabalho em São Leopoldo e vejo uma cidade apenas…

  4. Sinceramente não levo muita fé nesse Censo… não passou ninguém do IBGE aqui em casa e eu sei de pelo menos mais 3 famílias que não foram consultadas.

    Eu ainda liguei pro IBGE pra avisar e disseram que iam mandar alguém aqui e até então, nada.

    • Na minha casa ninguem foi entrevistado. Nem na casa de meu pai, nem na casa de minha mãe. Conheço tb muita gente que disse que o IBGE não deu as caras…

  5. Só digo uma coisa…
    Ta na hora de fazer filho gurizada, não vamos deixar o Parana nos passar..
    haha

  6. O CP esqueceu o Ceara depois de Pernambuco.

  7. Cadê o pessoal que dizia que o Paraná ia deixar o Rio Grande do Sul comendo poeira? A RM de Porto Alegre também continua bem maior que a de Curitiba.

    • Realmente. O que importa não é o tamanho da cidade e sim da RM, ou seja, do conglomerado urbano. Nossas cidades da RM como Canoas e Novo Hamburgo dão de 10 a zero nas do Paraná ou mesmo de outras do Brasil.

    • VOP, você tem certeza de que leu os dados divulgados pelo IBGE? A população do Paraná está se aproximando rapidamente da do Rio Grande do Sul, a diferença agora está em apenas 200 mil habitantes.
      A diferença que ainda existe é devido ao maior crescimento do RS no passado, mas isso acabou. Estamos crescendo muito menos do que os paranaenses agora.
      Em 4 ou 5 anos o PR vai ser o Estado mais populoso da Região Sul.

      • Mas não passou ainda. É que tinha um pessoal extremamente negativo aqui que dizia alguns absurdos, como que o Paraná ia passar o RS nesse ano e que o crescimento populacional do RS ia ser negativo. A ultrapassagem paranaense é uma tendência, já que, mesmo não sendo o estado com melhor IDH ou PIB per capita, somos os mais “estabilizados” econômica e socialmente, e dentro de poucos anos a população crescerá menos de 1% ao ano, como já acontece no Uruguai.

      • E isso e’ ruim por acaso?

      • Bom, então pela lógica simplista de alguns, a Nigéria, um dos países mais populosos do mundo, deve ser um lugar excelente.

      • Se crescimento populacional fosse sinônimo de qualidade de vida, a Índia seria um país rico e a Suíça um de terceiro mundo.

        Muito fraca a sua visão.

Faça seu comentário aqui: