Porto Alegre terá primeiro hospital veterinário público do país

Área com bloco cirúrgico e pós-operatório terá em torno de 600m² Foto: Ricardo Giusti/PMPA

O prefeito José Fortunati, o titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), Urbano Schmitt, e a empresa Novavicenza Negócios e Participações SA assinam nesta segunda-feira, 3, Termo de Compromisso para a construção do Hospital Veterinário de Porto Alegre. A solenidade acontece às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico).

O hospital será construído em um terreno da prefeitura de 1,1 mil metros quadrados, localizado na rua Eng. Antonio Carlos Tibiriçá, bairro Jardim Botânico. Somente a área com bloco cirúrgico e pós-operatório terá em torno de 600 metros quadrados. A expectativa da empresa responsável pelo projeto é iniciar as obras no início de novembro e entregá-las em 10 meses.

Este será o primeiro hospital público para animais de estimação do Brasil. Na capital paulista, a Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Aclinvepa) criou instituição para atender casos de baixa complexidade. A prefeitura daquela cidade repassa uma verba mensal de aproximadamente R$ 600 mil por mês para atender 70 casos por dia, incluindo consultas, retornos, internações, exames e cirurgias.

Há pouco mais de um ano, a Área de Medicina Veterinária da Seda conta com uma equipe de seis veterinários que atende, em média, 60 casos por dia, seja para esterilização, cirurgias de risco (tumores e amputações), tratamento quimioterápico e atendimento a animais vítimas de acidentes e atropelamentos. O novo hospital atenderá casos de média e alta complexidade.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Causa Animal

Tags:

70 respostas

  1. Pessoal, olhem a data da publicação deste post: setembro de 2012. Muita água rolou desde então e não saiu o Hospital de Porto Alegre. Todo e qualquer comentário que não seja pra contribuir com a discussão será deletado. Isso aqui não é um botequim.

    Ou melhor, estou encerrando os comentários para este post.

    Curtir

  2. Para evitar controvérsias nesse link tem mais informações sobre o hospital de São Paulo http://procuratatuape.com.br/hospital-publico-veterinario-tatuape/. Independente de qual foi primeiro, segundo, terceiro hospital veterinário público construído o importante é que estão construindo locais para atender os animais desamparados e precisamos de muitos outros mais para atender a demanda dos bichinhos isso sim!

    Curtir

  3. E até agora nada!

    Curtir

  4. Ótimo esse emprendimento.

    Curtir

  5. CADE O HOSPITAL PUBLICO VETERINÁRIO EM POA ?

    Curtir

  6. E é para quando???

    Curtir

  7. mas ja tah aberto?

    Curtir

  8. Acho incrível essa megalomania humana de imperializar-se sobre os animais e a natureza.

    Temos graves problemas de saúde? Temos, sim, e merecem muito investimento público.

    Mas os bichos que AFASTAMOS da natureza e DOMESTICAMOS (e que muitos ABANDONAM) também sofrem muito, nesse NOSSO MUNDO. No momento que domesticamo-os, a responsabilidade é nossa.

    O problema de saúde deles deve ser tratado com a mesma prioridade que o nosso. Estamos no mesmo meio, somos do mesmo reino animal e sofremos juntos. Não somos melhores ou mais importantes que eles.

    Saúde digna TODOS merecem.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: