Estaleiro Só pode ter torre de 22 andares

Projeto voltou à empresa dona do terreno, que terá de fazer alterações pedidas pela prefeitura

A altura da torre comercial prevista para a área do Estaleiro Só, na zona sul de Porto Alegre, poderá ter até 22 andares, a exemplo da já existente Cristal Tower, no BarraShoppingSul. O plano original da empresa proprietária do terreno previa 26 andares, e foi modificado pela Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) da prefeitura da Capital.

Apartir de agora, a empresa proprietária da área, BM Par Empreendimentos, deverá modificar o projeto. O objetivo das alterações feitas pela Cauge, segundo a sua presidente, Rosane Zottis, é permitir uma interação maior com a orla do Guaíba. Por isso, deverá ser construído um parque, além de acessos viários, como uma ciclovia. Depois das adequações, o projeto voltará à Cauge.

— É uma área muito especial, nobre. Temos que fazer um bom projeto para a cidade, que seja um ícone na paisagem — afirmou Rosane.

Além da torre comercial, haverá um pequeno shopping no local. A loja âncora deverá ser a Leroy Merlin, de materiais de construção. Ao receber de volta o projeto, a Cauge elaborará um termo de referência para que depois a empresa busque as licenças ambientais. Conforme a BM Par, a obra só deverá começar no final do ano que vem ou no início de 2014.

Na Justiça, outra barreira ao empreendimento caiu. A juíza Deborah Coleto Assumpção de Moraes, da 10ª Vara da Fazenda Pública do Foro Regional da Tristeza, decidiu extinguir o processo que questionava a consulta popular de 2009 — que rejeitou a construção de empreendimentos residenciais, permitindo os comerciais. O resultado foi divulgado ontem.

Na decisão, a juíza questiona a formulação da ação popular contra as leis municipais que regem a situação do Pontal do Estaleiro Só, a 470/02 e a 614/09, mas ressalta não haver julgamento de mérito. Segundo a magistrada, a norma questionada “não excepciona (…) as regras que o município observa e adota para todo empreendimento em consideração, daí porque, em tese, inexiste lesão concreta, ou até mesmo potencial, ao meio ambiente”.

DG

________________

Se alguma entidade pseudo-ambientalista se manifestar contra este projeto, estamos de prontidão. Vamos agir também em prol do desenvolvimento de Porto Alegre e da orla. 

________________

Vou pegar todos os depoimentos de vocês aqui neste post e postar na página do Blog no Facebook e em outras similares (prefeitura, e outras).
Mandem comentários favoráveis ao prédio e ao projeto como um todo. Vamos entrar na campanha dos favoráveis!
Vou fazer um post com eles também e encaminhar ao prefeito e a secretários do município.
Todo mundo escrevendo. Seremos a voz do povo. Por que sempre os contra são a voz da cidade ?

________________

Sugiro enviarem e-mails para pessoas na prefeitura, em especial da Secretaria de Obras e Viação (SMOV) e também para a do Planejamento (SPM).

Aqui tenho alguns e-mails:

SMOV

Secretário Municipal de Obras e Viação
Adriano Borges Gularte  adrianog@smov.prefpoa.com.br 

Secretária Adjunta de Obras e Viação 
Ilza Berlato  ilza@smov.prefpoa.com.br 

Coordenadora da Assessora de Comunicação – SMOV
Myrian Beck   myrianb@smov.prefpoa.com.br  

Coordenador da Assessoria de Planejamento 
Antônio Marcos Jeremias  jeremias@smov.prefpoa.com.br

SPM

Secretário  – Ricardo Gothe
gothe@spm.prefpoa.com.br

Secretário-adjunto – Francisco Dorneles

franciscod@spm.prefpoa.com.br

Supervisora de Desenvolvimento Urbano (SDU) – Andréa Oberrather
andrea@spm.prefpoa.com.br 

Supervisor de Planejamento Urbano (SPU) – José Luiz Fernandes Cogo 

cogo@spm.prefpoa.com.br

Coordenadora da Assessoria de Comunicação Social – Agnese Schifino

agnese@spm.prefpoa.com.br

__________________

PÁGINA OFICIAL DO BLOG PORTO IMAGEM NO FACEBOOK:

 

http://www.facebook.com/BlogPortoImagem/



Categorias:ORLA, Pontal do Estaleiro

Tags:,

43 respostas

  1. No aguardo do projeto e execução. A cidade não pode mais esperar esses investimentos, e nem ceder por pressões de minorias radicais. Obra já!

    Curtir

  2. @ Guilherme: No minimo pq os judeus Sirotsky, donos da Maiojama, nao conseguiram comprar o terreno do Pontal antes da BM Par.

    Curtir

  3. comentario foi para o Gilberto

    Curtir

  4. ^^ Vc esqueceu da feirinha hippie e de produtos hortigrangeiros sem agrotoxicos…alem de um recanto do “lamacal” para o povo acampar.

    Curtir

  5. Olhem as pessoas comentando o assunto, sem nenhum conhecimento, nesse post do PortoAlegre.cc no Facebook: https://www.facebook.com/poa.cc/posts/194316507367538 // Uma profusão de asneiras ímpar.

    Curtir

  6. Esses socialistas ainda vão querer que nao seja construído nada. Acho um flato.

    Aliás, se fossem fazer algo útil ao invés de ficar nessa falta de bom senso. Tão lá querendo ser eleitos só para fazer baderna, típica coisa de “MST” e vagabundagem.

    Curtir

  7. Agora aparece a ideia de que a área é especial e que o que vai ser construído aí deve ser bem pensado para se tornar um ícone. Mas mais ícone do que o projeto anterior com os residenciais será possível? Aquele projeto era muito bom. Mas não adianta chorar o leite derramado. Só acho estranho que um prédio mais baixo possa ser considerado um ícone melhor.

    Mas são boas notícias. Que possam começar a construção ainda esse ano, pois no ano que vem pode ter um/a novo/a prefeito/a…

    Curtir

  8. Bem que o BIG podia atravessar a rua e se instalar ali!!! uma caixa lacrada sem janelas…e um monte de carros no entorno do prédio!!!
    Aposto que teriam alguém falando que é melhor que nada!!!
    As pessoas iriam “curtir” aposto
    #tapanacaradasociedade

    Curtir

  9. Dois anos atrás, um corretor de uma conceiturada Imobiliária falou que o Condominio Victoria Gardens, seria o último Ed. construido na Orla do Guaiba, pq a Pref já tinha dado o ok…disse mais, que existe uma lei que não pode ser contruido Ed. abaixo da Wenceslau, Diário etc. ou esse projeto já estava licenciado? O que existe de concreto… não tinha um projeto de fazerem seis edificações mais baixas e com uma ampla área de lazer?

    Curtir

  10. Os 4 andares a mais podem afetar os ventos do Guaiba e alterar todo o meio ambiente da capital….

    Curtir

  11. Detalhe que a RBS ja ta fazendo o papel dela, falando da obra polemica..
    haha

    Curtir

  12. icone para cidade e leroy merlin são opostos.

    Curtir

  13. Gostaria muito poder entender que diferença farão esses 4 andares a menos, afinal a área a ser construida vai ser a mesma, a única diferença será um menor lucro dos empreendedores. Já conseguiram alguma coisa esses do Contra.., espero que seja só isso. Um prédio mesmo que só um pouco mais alto que os demais do Barra seria o diferencial, se destacaria mais no skyline, mas…

    Curtir

  14. Ja começaram com a choradeira….

    Ao menos eles estão agilizano, e pretendem fazer um marco para a cidade, sabem da importancia do terreno.

    Mas ainda acho que seria muito melhor dar um tapa na cara e fazer um local totalmente FECHADO para a população, com um mega prédio, só para aprenderem.

    Curtir

    • Que choradeira?

      Fechado? Agora quem queria o estaleiro que está pensando em ferrar com os outros em vez de pensar no melhor para a cidade?

      affff

      Curtir

      • Da choradeira das xiitas, supostas ong’s que segundo a materia, logo devem comelar os protestos contra as obras.

        E tem mais é que ferrar, pra essa desgraça de gente aprender… quem sabe assim o resto do povo que merece uma orla não veja a palhaçada politica que é isso, e na proxima eleição tambem não compareça?

        Curtir

        • Cara, conheço gente que votou contra o estaleiro, sabe por que? Por que achavam que a empresa comprou o terreno com permissão apenas para edificações comerciais e não residenciais, ou seja, queriam que ela se ferrasse independente do que é melhor para a cidade.

          Estás seguindo a mesma lógica.

          Curtir

  15. Bem, ao menos está andando!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: