Canoas planeja três linhas de aeromóvel

Em Abril, noticiamos[1] aqui no blog que a prefeitura de Canoas estava firmando uma parceria com a Trensurb com objetivo de estudar a possibilidade de adotar o aeromóvel como modal de transporte. A ideia, na época, era construir uma linha interligando alguns bairros, hoje servidos por ônibus, às estações do Trensurb.

Pois bem, a boa notícia é que o resultado deste estudo concluiu que há demanda não só para uma linha, mas para três linhas dentro da cidade de Canoas. De acordo com matéria publicada pela Zero Hora[2], a proposta apresentada é constituída de três linhas distintas, e foi submetida para financiamento dentro do PAC de Mobilidade do Governo Federal. Um dos lotes do programa[3] está destinado para projetos de mobilidade de cidades de médio porte (entre 250 mil e 750 mil habitantes), distribuindo um total de R$ 7,5 bilhões.

linhas de aeromóvel propostas para canoas

Trensurb (azul) e linhas de Aeromóvel propostas (rosa, verde e laranja)

A proposta dos traçados (ver imagem acima), se realizados, não apenas facilitarão o acesso de moradores dos bairros ao trensurb, mas também servirão para integrar a cidade internamente. Em nossa imagem, a linha rosa atravessa uma área que ainda está desocupada mas que, sendo propriedade privada (espólio da Ulbra), já está sendo loteado para uso imobiliário. Se os planejadores urbanos estiverem antenados, podem criar este bairro seguindo os preceitos do Transit-Oriented Development[4], que foca na vivacidade e harmonia das comunidades locais dos bairros. É uma experiência válida para Canoas, que há muito tenta se livrar do estigma de cidade-dormitório.

O blog Porto Imagem torce fortemente pelo sucesso deste projeto inovador de mobilidade urbana. Acreditamos que, com o sucesso dessa implementação, não só poderíamos ter extensões servindo outros bairros de Canoas (ou até mesmo Nova Santa Rita, que é ali do lado), mas também passaria a servir de exemplo para o resto do Brasil, que historicamente negligenciou sua mobilidade urbana em prol de um modelo deficiente baseado no transporte automotor.


[1] Blog Porto Imagem, 2 de Abril de 2012
[2] Zero Hora, 6 de Setembro de 2012
[3] Reuters, 19 de Julho de 2012
[4] Wikipedia, Transit-Oriented Development (em Inglês)



Categorias:Aeromóvel, Grandes Projetos, Habitação, Infraestrutura, Metro Linha 1, mobilidade urbana, PAC e PAC2

Tags:, , , , ,

12 respostas

  1. E Canoas tem um aeroporto sem uso, e o Salgado Filho sucateado.

    Curtir

  2. Como o blog comentou, Nova Santa Rita precisa de uma solução também, existe uma legítima máfia dos ônibus, não há horário suficiente, ninguém sabe os horários e não há site nem placa, nada. O sujeito chega ali e espera, nem que seja 1, 2 horas…Tem muita gente que vai à Canoas diariamente a trabalho ou até mesmo lazer.

    Curtir

  3. Enquanto isso a “CAPITAL” vai continuar com a linha de trensurb separando a rodoviaria ao Mercado Publico…..aiaiai.

    Curtir

  4. Que legal pra Canoas! E espero ver mais projetos de aeromóvel para Porto Alegre também, eu queria TANTO que aquele projeto que pretendia ligar a Usina do Gasômetro ao Beira-rio e também ao BarraShoppingSul saísse, ia dar outra cara a Porto Alegre.

    Curtir

  5. Em Gravataí também há planos (ainda em estágio preliminar) de uma linha de aeromóvel.
    http://www.gravatai.rs.gov.br/site/noticias.php?id=150783
    http://www.gravatai.rs.gov.br/site/noticias.php?id=150912

    Curtir

  6. esse mês vai começar a ser elaborado o projeto executivo de rebaixamento do trensurb no centro e até o fim do ano começam as obras do túnel da domingos Martins, juntando-se a isso, com a efetivação dessas propostas de aeromóvel a mobilidade urbana de Canoas irá melhor e muito.

    As linhas de aeromóvel da Mathias e Guajuviras vão ajudar a desafogar bem o trânsito e vai incentivar muita gente a deixar o carro em casa, e a 3 ª linha vai passar bem próxima ao novo shopping.

    Curtir

  7. Quero só ver, adoro a ideia do aeromovel. Apoio todos os projetos.

    Curtir

  8. Canoas merece que isso aconteça. É desumano o que acontece com moradores do bairro Mathias Velho e Guajuviras para chegar ao Trensurb. A máfia dos ônibus em Canoas, assim como aqui em Porto Alegre, também existe. Os ônibus são velhos e desconfortáveis. É um monopólio. Além disso, o terminal de ônibus que fica ao lado da Estação Mathias Velho do trem (e para onde vão todos os ônibus da região) parece um chiqueiro.

    Curtir

  9. O Aeromóvel vai transportar mais que o metrô? Veja só o que eu copiei e colei aqui do Blog:

    Metrô de Porto Alegre: “Serão 25 composições (trens), formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um”

    Aeromóvel de Porto Alegre: “O projeto de Porto Alegre conta com dois veículos com capacidade para 300 e 360 pessoas, que não operam ao mesmo tempo”

    Aeromóvel de Nova Iguaçu: “serão maiores, com capacidade para até 600 pessoas.”

    É isso mesmo?

    Curtir

  10. Tomara que saia!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: