Licitação para rebaixar metrô em Canoas deve sair este mês

Trensurb quer avaliar viabilidade da obra no Centro da cidade

Tamires Souza/ Da Redação

Canoas – O Centro de Canoas pode ganhar uma nova cara. Reivindicação antiga, o rebaixamento do metrô pode deixar de ser apenas um sonho. Até o fim deste mês a Trensurb vai abrir licitação à realização de projeto executivo, para avaliar a viabilidade de construção de uma linha subterrânea em uma extensão 1,2 quilômetro.

O estudo vai analisar características específicas à implantação, além da documentação necessária para a licitação da obra. O objetivo é que em cinco meses o projeto esteja concluído. Para a realização do trabalho serão investidos quase 6 milhões de reais vindos do Ministério das Cidades. Deste total, 1,4 milhão de reais já foram liberados pelo governo federal. Se o projeto for aprovado, a Secretaria dos Transportes de Canoas estima que serão necessários 220 milhões de reais à execução da obra. Para o secretário dos Transportes, será um ganho para a mobilidade no município, que deixará de ser dividida na região central. “A obra vai possibilitar a valorização da região, que é bonita mas fica escondida”, ressalta Luiz Carlos Bertotto.

Diário de Canoas



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Trensurb

Tags:, ,

14 respostas

  1. Alguém acredita que a obra vai ficar só nos R$220.00.000,00 previstos incialmente? E ainda tem os R$6.000.000,00 para fazer o estudo de viabilidade técnica. E não vai ajudar muito, já que vai rebaixar do viaduto da Metrovel até a altura do Colégio La Salle. E antes que me critiquem, eu moro nessa regiao.

    Curtir

  2. A BR é mais difícil de ser rebaixada, porém há um projeto de revitalização e humanização para aquela área.

    Para Porto Alegre, acho que a solução mais viável seria um trecho em elevada da estação São Pedro até Mercado. O visual para quem trafegar por aquela área seria muito bom. O mesmo em Esteio e Sapucaia do Sul, que também estão divididas, um trecho em elevada desde a estação Mathias Velho até a estação Sapucaia, poderia começar a ser discutido. Trechos em elevadas são mais baratos que trechos subterrâneos.

    Curtir

    • Olha só o que acontece…

      1. Se é para fazer uma via elevada, porque não se faz um aeromóvel que é bem mais barato?
      2. Se é para fazer subterrâneo, porque fazer dois túneis paralelos a uma distância de duas ou 3 quadras?

      Curtir

      • 1- Aeromovel não comporta tantas pessoas.

        2- Um tunel tem valor X, dois tuneis dobram o preço.

        Curtir

        • O Aeromóvel não comporta tantas pessoas… só a metade. O do RJ comporta 600 pessoas o metrô de PoA vai comportar mil e poucas.

          Curtir

  3. Vão rebaixar a BR também? 😛

    Curtir

    • Era o ideal, mas parece que vão fazer um ou alguns túneis ligando os dois lados da cidade.

      Curtir

  4. Acho que esse rebaixamento do Trensurb em Canoas pisou no calcanhar de aquiles do PoA.

    1. Já que Canoas vai rebaixar, porque não rebaixar em PoA, melhorando o espaço e permitindo o acesso ao Cais?

    2. Já que vai rebaixar, porque ter dois túneis paralelos e dois metrôs paralelos enquanto outras partes da cidade terão metrô nenhum?

    Curtir

  5. Parabéns pra Canoas, mas falando sobre Porto Alegre: por que não usam os futuros túneis do metrô pra passar o trensurb junto? Tem um grande trecho que eles andam perto um do outro.

    Curtir

  6. Bem que podiam aproveitar a onda “Mobilidade Urbana e rebaixar todo o thecho até Porto Alegre também. É muita poluição visual e perda de espaço.

    Curtir

  7. Droda, não teremos mais a berlin Brasileira…
    haha

    Isso vai ser uma revolução na RM de Poa…. até canoas pensando grande, e Poa desse estado, e tem quem fica conformado com isso

    Curtir

  8. Tchê, o trensurb é o de menos. O que vão fazer com essa porcaria de BR que cruza a cidade?

    Curtir

  9. Finalmente! A cidade é esquartejada pelo metrô! Poderiam estudar a implantação de vias elevadas em alguns pontos também. “Ah, mas é feio, bobo e antiquado”, claro, pois moderno, bonito agradável é o trem dividindo a cidade ao meio. O cara nasce de um lado da cidade e morre sem conhecer o outro.

    Curtir

  10. até que não é tão caro pelo ganho que se tem em espaço, estética e mobilidade.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: