Praça Otávio Rocha será entregue restaurada no dia 14/09

Recuperação contemplou área construída, pisos e equipamentos Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) conclui nesta semana as obras de recuperação da Praça Otávio Rocha. A entrega da praça à comunidade está marcada para a próxima sexta-feira, 14.

As obras foram iniciadas em outubro do ano passado e foram realizadas pela empresa Arquium Construções e Restauro, habilitada para execução de obras de restauração. O trabalho de restauro é mais demorado, pois trata-se de técnica que repara as características originais das obras.

Foi executado o restauro de todos elementos construídos, com recuperação dos pisos (pedra portuguesa, saibro e ladrilho hidráulico), manejo da vegetação e recuperação de todos equipamentos de praça, inclusive iluminação, num custo de R$ 800 mil, oriundos de Termo de Compensação.

Obras da Praça Otávio Rocha são finalizadas Foto: Sérgio Louruz/Divulgação PMPA

O secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, destacou que esta é mais uma obra que integra o projeto de revitalização do Centro Histórico. Entre as intervenções em áreas verdes que estão mudando a paisagem e devolvendo a condição de atrativo cultural e turístico ao bairro estão a Praça Revolução Farroupilha (Trensurb), a Praça XV, a Praça Marquesa de Sévigné, a Praça Daltro Filho e a Praça Conde de Porto Alegre, ainda não entregue oficialmente, assim como a Praça da Alfândega. Também será contemplada a Praça Júlio Mesquita, cujas obras não iniciaram.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Paisagismo, Revitalização do centro

Tags:,

34 respostas

  1. Boa, prefeitura!!!!!
    Porém, e a iluminaçao cenica das palmeiras de baixo pra cima????????????? Tá na hora de deixarmos o básico e ousar. De noite não pode ficar escura ou iluminada aleatoriamente.

  2. Tá linda, mas quando tempo será que dura? Se tratando de Porto Alegre, eu acho que não mais que uns 2 meses. E vocês, tem algum palpite? 🙂

    • Mas não é por isto que a prefeitura não deve fazer as reformas, tem é que reforçar a fiscalização.

      • Eu não disse que não deviam fazê-la, como eu falei, realmente tá linda. Foi uma atitude acertada da prefeitura, mas também não adianta só reformar e esquecer, seria bom se fosse assim, mas sabemos que nossa cidade está cheia de gente mal educada e porca e muitos vândalos, e, se não houver um monitoramento e uma constante manutenção, essa reforma não servirá pra nada.

  3. Ta ficando linda essa paraça…. e choraram taanto por causa da arvore… tsc tsc tsc

  4. Acho uma baita ideia. Poderíamos, inclusive, contatar o delegado pra ver qual a melhor forma de auxilia-lo. Tratando-se de uma ação civil pública, o Ministério Público está do nosso lado. Não tem coisa que me incomode mais do que pichação.

    • O problema é que esse tipo de crime não é “dos mais graves” perante o código civil, daí esses vagabundos não vão presos (até porque não tem espaço em cadeia nenhuma).

      Tem que dar é uma boa surra de laço neles pra aprenderem, mas daí virão os “Direitos Humanos” pra impedir…

      • Se tivéssemos aqui a lei islâmica (sharia), era só dar duas chibatadas na primeira vez e soltar o pichador, caso reincidisse passava para quatro e assim por diante, ou o lombo dele ia ficar uma gracinha ou lá pela segunda vez ele ia virar pintor de paredes!

        Não precisava cadeia!

  5. Eu passei ontem ali e gostei da proposta. Pena é saber que teremos a praça nesse estado apenas por alguns dias, pois nossos talentosos pichadores rapidinho vão dar um jeito no local. Por falar nisso, alguém já viu o estado da recém reformada Praça Marquesa de Sévigné (triângulo formado pelas ruas Lima e Silva, Cel Genuíno e Fernando Machado?? Olha, é de chorar. Logo depois da entrega, uns meses atrás, já tinham pichado o chafariz. Agora botaram um pedaço da mureta do jardim abaixo.

    • Sobre essa questão de depredações/pichações, eu sempre penso numa coisa, que eu acho que o blog podia ajudar pro bem da cidade. Lembram dessa notícia aqui, do começo do ano? http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5549523-EI5030,00-RS+policia+vai+prender+pichadores+por+formacao+de+quadrilha.html

      Então, segundo o delegado, as pichações são uma assinatura dos vândalos, já servem de prova. Se vocês repararem, existem pichações dos mesmos “bandos” em todas as zonas da cidade (norte, sul, leste e centro). Poderíamos fazer registro fotográfico disso como prova e sei lá, abrir um processo público contra esses marginais que só fazem um desserviço à cidade. Existem casos onde há pichações até em sacadas de prédios, que podiam até ser enquadradas como invasão de domicílio.

      Uma das coisas que mais me enojam na cidade é pichação. Não tem nada mais agressivo ao visual da cidade. Gostaria da opinião dos demais.

  6. Se eu não me engano, a Alfândega demorou 3 anos porque tinham coisas arqueológicas lá.

    E de fato, essa praça tá muito mais bonita! Tão de parabéns!!

  7. Muito bom! E não demorou 3 anos dessa vez…

  8. Bonita, apenas pelo fato de antes estar totalmente abandonada, mas na real a a cidade está recebendo de volta um museu a céu aberto. Tudo muito demodé! Sou favorável a revitalizações que impliquem em transformações reais do espaço público. A meu ver a maioria da Europa oferece bons exemplos pois lá onde há realmente antiguidades, excelentes urbanistas (que nos fazem falta) sabem conjugar o patrimônio histórico com os mais modernos materiais e acabamentos. Neste sentido estes bancos e postes de iluminação desta praça, mereciam ser substituídos por algo mais contemporâneo e especialmente belo. Definitivamente aquilo que é antigo mas gritantemente feio, não colabora de forma alguma para tornar a cidade mais aprazível aos olhos seja de moradores como de turistas.

  9. Alguém sabe qual vai ser a empresa que vai administrar a cafeteria ou lancheria ?

    • Isto sim que é um problema, por lei tem que ser adotado um critério objetivo, como para alimentação não é possível definir com clareza este critério, se cai sempre no menor preço, aí começa o bangu.

  10. No fim das contas, a tal da árvore que tanto choraram quando cortaram só enfeiava a praça, que está muito bela.

    • Quer dizer que era impossível reformar sem derrubar a árvore? Uma árvore daquelas por si só já é uma preciosidade, bem no meio do centro mais ainda. A reforma com a árvore ali ficaria BEM mais bonita.

  11. Lá pelos idos anos de 1960 brinquei muito nesta praça, e ela era bonita assim.

  12. Poxa! Ficou bonita essa praça! Muito bom

  13. Pelas fotos tá bonitaça!

Faça seu comentário aqui: