9/11 – ATENTADO AO WORLD TRADE CENTER – 11 ANOS

11 anos do maior atentado terrorista da história! (será terrorista mesmo?)

Deixamos aqui estas imagens para sempre lembrarmos a barbaridade que jamais será esquecida por toda a humanidade.

De símbolo do poderio econômico norte-americano, a um monte de escombros em poucas horas. World Trade Center – quase 3 mil mortos.

O Blog Porto Imagem homenageia, da mesma forma como no ano passado, nos seus 10 anos, a todos os familiares das pessoas que morreram e, ao mesmo tempo, as torres gêmeas, que eram um dos maiores representantes da arquitetura mundial, com seus 110 andares.

HOJE

O novo World Trade Center já é o mais alto prédio de Nova Iorque. 

O PASSADO

Uma imagem que jamais veremos novamente !

Um dos mais belos skylines do planeta…..

O ATENTADO

se desfez naquele dia 11 de setembro de 2001…

… restando um monte de fumaça e escombros.

O FUTURO

Mas esta imagem mostra o futuro próximo (2013): o mais alto prédio dos Estados Unidos já está sendo construído. Em poucos anos teremos esta visão…

…. o novo World Trade Center, a nova Manhattan.

Obs.: Este post é similar ao publicado no dia 11 de setembro de 2011, por ocasião dos 10 anos do atentado.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus, Outros assuntos

Tags:, , , , ,

49 respostas

  1. Informação ta errada. O prédio no dia 11 de Setembro já tinha atingido o pico com 417 metros de altura (e não 387 como ta na foto) no último andar, e no parapeito tem 420 metros. E a altura 541 esta incluindo a torre, que agora não é mais torre e será uma antena de comunicação (modificaram a torre pra cortar 20 milhões de dolares). Enfim, se tratando do assunto, nem perco meu tempo lendo esses comentários infantis de Brasileiros revoltados com os EUA porque pra falar mal sabem, mas pra pagar um pau e agir como eles, os mesmos sabem.

    • Caro Renan

      Não entendi direito a tua indignação. Estes brasileiros que aqui estão escrevendo, apesar da sua “ignorância” sobre a altura do prédio que terá de acordo com a tua “sapiência” 541m, o pessoal sabe algumas coisas que talvez não saiba. Vamos a elas.

      Primeiro: Aqui todos sabemos ler, pois já na primeira foto está escrito o “… quando pronto, terá 541m.”, e não era necessário tamanha indignação para provar a “ignorância” de todos.

      Segundo: As pessoas que frequentam este blog, tem uma cultura média bem superior ao americano médio, que somente 60% sabe ao olhar um mapa da América do Norte a onde estão o México e o Canadá, logo pode nos dar o direito de comentar em tese o que ocorreu em 11 de setembro.

      Terceiro: Que todas estas especulações surgiram não após o 11 de setembro, mas sim após os fatos ocorridos em consequência disto. Poderia citá-los como o invasão do Iraque com pretexto de eliminar as famosas armas de destruição em massa do Sadan (que nunca existiram), caçar o Bin Laden no Iraque (ele nunca esteve lá) e por fim retirar o apoio do governo Iraquiano a Al-Qaeda (que exatamente ao contrário era inimiga do Sadan).

      Quarto: O que realmente existiu após o 11 de setembro, foi uma guerra milionária que deixou o contribuinte norte-americano mais pobre e o vice-presidente norte americano, Richard Bruce “Dick” Cheney muito mais rico. Chamo a atenção que a empresa que Dick Cheney presidia, recebeu somente por uma de suas subsidiárias “Brown & Root Services” na operação Tempestade do Deserto (Bush pai) US$8 milhões para enviar mercenários.
      Depois deste fato, um contrato pequeno, esta empresa tem recebido contratos bilionários (não é força de expressão, são bilionários mesmo), do governo norte-americano para conflitos diversos. Quem quiser mais informações olhe em que aparece os contratos conhecidos e algumas falcatruas que deixaria o Maluf rubro de vergonha. (http://en.wikipedia.org/wiki/KBR_(company)).

      Ou seja, como os documentos gerais vem sendo colocados a vista do grande público (para fugir a lei de informações norte americana, a Halliburton passou parte de seus escritórios para o Dubai), a desconfiança aumenta cada dia, não só aqui na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, como do cidadão norte-americano que se sente manipulado por isto tudo. Há uma regra básica nas investigações policiais, sempre se procura o criminoso procurando quem lucra com isto, ou vulgarmente falando, siga o dinheiro.

  2. Vou só colocar mais uma observação sobre atentados terroristas em geral.

    Qualquer militante extremista de esquerda, de direita (lembre-se do atentado em Oklahoma City onde uma creche inteira de filhos do funcionários do FBI foram mortos), religiosos, não religiosos ou qualquer outra tendência, mostram historicamente uma imensa burrice dos executores destes atentados.

    Nunca na história da humanidade qualquer movimento político ou religioso se beneficiou com a realização de atentados terroristas. Desde os anarquistas, no fim do século XIX, até os dias de hoje, terroristas enquanto não abandonaram esta via, não obtiveram sucesso no seu intento.

    Gostaria que alguém me mostrasse algum movimento qualquer que através de atentados chegaram ao poder. ETA, IRA e outros movimentos que adotavam o terrorismo como arma política, só obtiveram algum resultado quando as fracções políticas (as que não participavam de atos deste tipo) sobrepujaram as fracções militares.

    Agora podemos também diferenciar movimentos políticos que utilizam ações armadas contra inimigos (militares, políticos, forças de repressão em geral) como reforço de ações políticas. Neste caso tem-se na realidade uma guerra entre partes, uma mais forte que está no poder e outra mais fraca que procura revidar agressões sofridas.

    O que diferencia as ações armadas de atentados terroristas são os objetos da ação, por exemplo se há um ataque a um quartel pode-se dizer que é uma ação militar, porém no momento que se bota uma bomba na frente de um café, de uma escola, de um templo religioso ou de um edifício ocupado parcialmente por civis (caso das torres e de Oklahoma City), tem-se claramente um ato terrorista, que tem por objetivo a intimidação da população como um todo ou parte da mesma.

    Qual a diferença em termos de resultados momentâneos dos dois tipos de atos? Total. Enquanto o atentado é contra especificamente contra um grupo armado ou um grupo no poder, muitas vezes a população apoia este ato. Me lembro que em 1973 quando a ETA perpetuou um atentado contra o presidente da Espanha Franquista “Luis Carrero Blanco”, esta organização obteve um enorme lucro político na época do atentado, a medida que foi contra o Presidente de um regime de excessão que todos detestavam. O problema é que a longo prazo, devido aos esquemas de clandestinidade destas organizações elas perdem o sentido político das ações e a tendência desviar dos objetivos iniciais é enorme, também este tipo de política permitem que seus opositores, geralmente o governo, gerem falsos atentados culpabilizar as organizações clandestinas e modificar a opinião pública.

    Outro terrorismo, que ainda é mais virulento e a longo prazo também leva a derrota é o caso do terrorismo de estado, quando governos deixam de lado princípios democráticos e aplicam a mesma técnica de intimidação, veja o caso típico da Argentina e Chile, onde os dois países adotarem como sistemática da luta política a intimidação de grande parte da população. Não vou citar outros países e outra situações somente para não criar polêmica, mas exitem muitos casos e num número muito maior do que outros tipos de terrorismo.

    Em resumo, além do aspecto ético e moral de adotar como política a intimidação de grande parte da população, como arma de combate, que é a definição correta da palavra terrorismo, é extremamente ineficiente, ou seja, uma arma que tem mais chance de se voltar contra quem a usa do que resultar em vitórias políticas.

    O que quero dizer, que além de tudo, o terrorismo é politicamente burro.

    Poderia ficar citando exemplos e resultados, porém deixemos a discussão de lado e poderemos voltar ao verdadeiro terror que nos aflige o dia todo, o trânsito no nosso país, que mata muito mais do que qualquer organização terrorista (e de forma indiscriminada!), isto sim que é terrorismo.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: