9/11 – ATENTADO AO WORLD TRADE CENTER – 11 ANOS

11 anos do maior atentado terrorista da história! (será terrorista mesmo?)

Deixamos aqui estas imagens para sempre lembrarmos a barbaridade que jamais será esquecida por toda a humanidade.

De símbolo do poderio econômico norte-americano, a um monte de escombros em poucas horas. World Trade Center – quase 3 mil mortos.

O Blog Porto Imagem homenageia, da mesma forma como no ano passado, nos seus 10 anos, a todos os familiares das pessoas que morreram e, ao mesmo tempo, as torres gêmeas, que eram um dos maiores representantes da arquitetura mundial, com seus 110 andares.

HOJE

O novo World Trade Center já é o mais alto prédio de Nova Iorque. 

O PASSADO

Uma imagem que jamais veremos novamente !

Um dos mais belos skylines do planeta…..

O ATENTADO

se desfez naquele dia 11 de setembro de 2001…

… restando um monte de fumaça e escombros.

O FUTURO

Mas esta imagem mostra o futuro próximo (2013): o mais alto prédio dos Estados Unidos já está sendo construído. Em poucos anos teremos esta visão…

…. o novo World Trade Center, a nova Manhattan.

Obs.: Este post é similar ao publicado no dia 11 de setembro de 2011, por ocasião dos 10 anos do atentado.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus, Outros assuntos

Tags:, , , , ,

49 respostas

  1. Vendo o nível dos comentários começo a entender melhor a “oposição” em POA. Lamentável.

    Curtir

  2. E Élvis não morreu!

    Curtir

  3. Prefiro acreditar em evidências técnicas. Portanto, o que o Rogério Maestri falou em mais de um comentário, creio seja o mais próximo da verdade.

    Curtir

    • O problema, Gilberto é que a emenda é pior que o soneto (e olha que o soneto é esquisito pra burro!). As “evidêmcias técnicas” que o Rogério traz são aleijadas, ele fala que a demolição foi planejada, mas ele não explica o fato de nenhuma das MILHARES de pessoas que passavam todos os dias pelas torres mais as milhares de pessoas que passaram na região dias antes dos atentados não notaram nenhuma preparação nem nada. Implodir um prédio não é como no filme “missão impossível” que o cara gruda uma banana de dinamite com um chiclé num pilar e o prédio todo desaba certinho. O desabamento foi esquisito, mas para ser ordenado, se precisaria da instalação de explosivos em vários andares, não somente no subsolo. Quanto ao pentágono, realmente foi esquisito, mas o cara não tinha “um mes de treinamento em teco-teco” ele tinha treinamento em simulador e sabia muito bem o que fazer, o mais difícil no pentágono foi localizar o prédio do céu e isso ele fez muito bem. Dizem que foi um míssel, bom, os familiares dos passageiros e tripulação do vôo que atingiu o pentágono devem adorar essa “verdade” pois os familiares deles não deviam estar dentro do míssel, logo estão escondidos em alguma caverna, provavelmente dentro do nariz do Washington no Mt Rushmore. Gilberto, o problema das teorias não-oficiais é que elas são MAIS absurdas que as oficiais, que já são absurdas o suficiente. Agora, para quem quer acreditar nessas coisas, não existe conversa, provas, fatos que mudem de opinião, a pessoa vai sempre achar uma teoria mais absurda ainda para validar a teoria absurda anterior “não, as pessoas do avião nunca existiram, foram inventadas pelo governo”, ou algo do tipo sairia para explicar o meu questionamento dos familiares…

      Curtir

    • Quais evidências? Só vi da boca para fora sem nenhuma referência. O site que eu postei explica pq o prédio caiu na vertical.
      O bloco superior caiu sobre os andares incendiados com uma inércia tão grande que mal deu tempo de tombar para o lado.

      Curtir

  4. Acho engraçado que as pessoas realmente acreditam que “sabem tudo” a respeito de quem orquestrou os atentados do 11 de setembro, que se o homem foi à lua ou não, o que aconteceu com Ronaldo na copa de 2008. Sabem as causas de todas as guerras dos últimos 20 anos no nosso mundo. Sabem as causas e soluções de crises financeiras, sabem as causas e soluções da bolha imobiliária, da crise dos juros. Que bom. Façam bom uso dessa informação valiosíssima. No mais para mim, que moro em NY, é inacreditável que um “barbudo de um caverna”, ainda que um barbudo milionário com uma legião de fanáticos espalhados pelo mundo apoiado explicitamente por governos extremistas tenha orquestrado essa bagunça toda, assim como me soa igualmente inacreditável que o embaixador dos EUA na Líbia tenha sido asssassinado ONTEM dentro de sua embaixada, e me soe inacreditável que atentados terroristas tenham atiingido o metro de Londres de baixo do nariz da Scotland Yard. Mas acho mais inacreditável ainda que Bush ou qualquer tenha orquestrado o atentado para arranjar desculpa para atolar no Afeganistão, como se os EUA precisassem de desculpas para mandar e desmandar onde bem entendessem no nosso mundo. Mas que bom que vocês sabem *a verdade*. Eu fico aqui na minha ignorância observando essa panacéia toda.

    Curtir

    • Olha, eu tenho certeza de muito pouca coisa nesta vida, ainda mais se tratando de algo que aconteceu bem longe do meu nariz. Mas numa escala que vai de muito pouco provável ao muito provável, considero que a versão oficial ser muito mais factível do que a dos hipsters que se acham cool por não acreditarem no mainstream.

      E não acredito que alguém planejou tudo sozinho. A participação da Al Qaeda pode ter sido mais financeira, logística, treinamento ou de recrutamento. Eles só acharam idiotas úteis e juntaram a fome com a vontade de comer.

      Curtir

  5. enquanto isso na província de P.Alegre,
    …apenas o edifício Souza Cruz com mais de 30 andares kkkkkkkkkk,
    att Kaka.

    Curtir

      • Gilberto, não ficou legal aquele questionamento no começo do teu texto. A Al Qaeda não somente insinuou, mas se responsabilisou pela responsabilidade do atentado:

        “And in November 2007 a bin Laden audio tape was played on al Jazeera, where he essentially said Afghanistan should not have been invaded in response to 9/11 because the attacks were his responsibility.”

        http://www.911myths.com/index.php/Responsibility

        Claro que há muitas conspirações sobre o 11/09 já que se trata do maior atentado da história. Mas isto não invalida todos os estudos muito mais sérios que há: oficiais e de terceiros. É só procurar.

        Sim, e concordo que a invasão do Iraq foi exageiro e pode ter usado como pretesto os atentados.

        Curtir

      • Acho o questionamento é sempre muito positivo e deve ser feito. Mas o questionamento baseado em fatos. No momento nenhum fato aponta para a conclusão de que Bush ou o governo americano tenho orquestrado o negócio que não teorias fraquíssimas. O argumento central que sustenta essa hipóteses seria o fato de que essa seria a desculpa para os EUA invadirem o Afeganistão. COMO SE OS EUA PRECISASSEM DESSE TIPO DE DESCULPAS! A ONU se postou contra a invasão, o resto do mundo se postou contra a invasão. Se os EUA querem invadir um país, eles invadem, como fizeram na Sérvia em 1998, só que na Sérvia deu certo e NINGUÉM FALA DISSO.

        Curtir

  6. Correção, os maiores atentados terroristas da história foram os bombardeios nucleares de Hiroshima e Nagasaki, matando centenas de milhares de pessoas.

    Curtir

    • Hiroshima, Nagasaki, os desmandos na América Latina patrocinados pelos EUA, Vietnã, Oriente Médio. Todos atentados contra a humanidade. Assim como o regime do Khmer vermelho, os regimes comunistas de Stalin e Mao. O regime nazista de Hitler, as políticas expansionistas portugueses, espanhóis, inglese. O massacre brasileiro na guerra do Paraguai que mandou crianças para o campo de batalha para serem massacrados. O massacre gaúcho na guerra dos farrapos que sacrificou o corpo de lanceiros negros, traindo sua confiança de maneira baixa e vil. Marcelo, quais os maiores atentados terroristas da história? As invasões hunas? A invasão dos mouros na península ibérica? Os massacres atuais em Ruanda? Milosevic nos Balcãs? O massacre dos kurdos no iraque? Quem achas que és para apontar o maior ato de terrorismo? O que sabes, Marcelo?

      Curtir

  7. Conceito de terrorismo, é complexo e com vários pontos de vista! O que seria chamado o ato que levou ao Golpe de Estado em 1973, no Chile? E que depôs violentamente um governo eleito democraticamente, financiado pelo governo dos EUA, resultando em dezenas de milhares de mortes, imigrações em massa… Assim como, a ocupação de países que em nome da “democracia ocidental”, intervem-se militarmente e muitos civis, são mortos!! Sem falar na reconstrução posterior, financiada com as riquezas desses países e drenados para as grandes potências…

    Curtir

  8. Todos os atentados terroristas contra pessoas, plantas e animais deveriam ser repudiados e condenados por todos, independente de raça, credo, cor, razões econômicas, políticas ou crimimosas de qualquer tipo.

    Mesmo sendo palavras escritas na internet tida como superficiais, gostaria de deixar meu repúdio aos maiores atentados terroristas da história moderna:

    – Hiroshima
    – Nagasaki
    – World Trade Center
    – Macro e Micro corrupção do governo brasileiro (terrorista também, matando nosso povo trabalhador na míngua, com cargas tributárias excessivas, desemprego e deficiências na educação, saúde e segurança).

    Curtir

  9. Vários documentários questionam as causas e reais autores sobre esse acontecimento, o mais famoso é o filme do Michael Moore, Hoje vi esse cartum que reforça essas dúvidas :http://www.flickr.com/photos/29783825@N06/7978476632/in/photostream

    Curtir

  10. O comunismo anda forte por aqui… Esses comentários são lamentáveis… Deve ser o ímpeto de ir contra o “imperialismo americano” que faz as pessoas produzirem os raciocínios acima.

    O prédio caiu pois o avião estava cheio de combustível, uma piscina olimpica inteira de querosene de aviação que queima a 1000 graus. O prédio tem proteção contra incendio, mas o revestimento não foi feito pra suportar 2 horas com todo esse combustivel queimando nessa temperatura, obviamente. É claro que o prédio suportava o impacto com um boeing, tanto é que suportou. Suportar significa não cair no momento do impacto. Tudo foi calculado por Bin Laden, que era engenheiro, herdeiro de uma família riquissima da Arabia Saudita e comandante de uma organização que contava com um fluxo de dinheiro de mais de 10 milhões de dolares por mês.

    Em 1993 Bin Laden já havia tentado derrubar o WTC explodindo um furgão no estacionamento subterrâneo do prédio, mas não deu certo. Obviamente ele passou os anos seguintes calculando melhor como fazer a proxima vez.

    Curtir

    • Que ingeniudade, do adriano silva, leiam isso “As transmissões por rádio entre os bombeiros foram apreendidas pelo FBI e classificadas como secretas. Depois de uma luta judicial, o FBI foi intimado pelo supremo tribunal a fornecer essas gravações.

      Uma delas é esclarecedora: o chefe dos bombeiros Palmer tinha acabado de chegar ao andar 78 (o andar do impacto), transmitiu que havia dois pequenos focos de incêndio e instruiu o seu pessoal para fornecer duas mangueiras para os apagar. Palmer viria a morrer poucos minutos depois no desmoronamento da torre.” e entrem nesse site http://webepronto.com/~verdadeo/viewpage.php?page_id=9

      Curtir

    • O que é que tem a ver o comunismo?

      Curtir

    • Gerson.

      Pelo que eu saiba as pessoas a quem foram atribuídos os atentados (ou explosões) eram radicais islâmicos mais anticomunistas do que os próprios norte-americanos, não esqueça que Bin Laden foi financiado pelo governo norte-americano para combater os Soviéticos no Afeganistão, isto não é teoria da conspirção, o próprio governo americano admite isto!

      Logo qual o interesse dos “comunistas do Blog” em defenderem alguém que é mais anticomunista que os próprios norte-americanos.

      Tu não estás sabendo em que década estamos (ou mesmo o milênio) e também não estas sabendo quais são as forças em combate no Iraque e Afeganistão.

      Acho bom leres um pouco!

      Curtir

  11. obs, cuidado, imagens fortes, alguns porto alegrenses podem infartar ao ver tantos prédios altos como nessas fotos.

    Curtir

  12. Cara, um post desses num blog sobre a nova Cuba não pode acontecer, vivemos numa provincia, uma pseudo cuba, tem muita gente aqui em poa que comemora essa data…

    Hahaha…

    Esse foi um dos dias que eu mais fiquei preocupado na vida, rolou o boato sobre uma terceira guerra, foi bem tenso..

    Curtir

  13. Qdo eu lembro do 11 de setembro, um sentimento de assombro indescritível me bate, pois a que ponto pode chegar o ser humano, e com que objetivos pode fazer algo tão abjeto!!! Independentemente de quem tenha sido o planejamento e o perfectibilização fato em si!!!

    Curtir

  14. Atentado, pode ser, mas de quem??? Comandou um atentado desse porte um esfarrapado, com armas de mão, escondido em uma caverna no Afeganistão??? Pq o valor recebido pelo dono do terreno em termos de seguro foi bem maior do que o valor real da área? e as explosões ordenadas, relatadas por bombeiros e testemunhas, que pareciam sequenciais? porque nao se fez perícia no aço estrutural das torres, sendo levadas rapidamente pra serem derretidas na china virando sucata???
    Há varias outras situações muito estranhas envolvendo esse fato!!!
    No google há vários relatos de especialistas contradizendo a versão de terrorismo ali!!! Pelo menos terrorrismo com as figuras que nos mostraram como tais.
    E a guerra que foi desencadeada por esse fato, o giro e lucro da indústria bélica e dos financistas da guerra …
    É de se pensar … E os familiares dos mortos no 11 de setembro têm exigido respostas mais coerentes, mas em vão, pois nao terão tais respostas!!!

    Curtir

    • Realmente. Inclusive, existe no youtube uma audiência do senado americano, onde o arquiteto do prédio diz que o WTC poderia receber o impacto de 10 aviões, queimaria até o chão, mas a estrutura permaneceria em pé. Sem falar que perícias independentes encontraram “termite” no meio dos escombros; explosivo militar com potência suficiente para derreter o aço. Além disso, o grupo que detém a propriedade do imóvel (Carlyle Group), é formado, dentre outros acionistas, pela família Bush e pela família Bin Laden. Também é curiosa a análise dos aviões, na hora do impacto: além de serem da cor cinza, parecem não possuir janelas (Am. Air Lines são brancos/azuis/vermelhos, cinzas são as aeronaves do tipo não-tripuladas, do exército). Sem mencionar que o avião que caiu no pentágono, evaporou, nem a caixa preta sobrou, nenhum parafuso. Aliás, existem “n” incongruências na estória “oficial”. De fato, os EUA caminham para o cerceamento das liberdades individuais, fato que denota-se claramente face as tendências fascistas de suas recentes políticas acerca da interpretação constitucional de direitos e garantias fundamentais. Por acaso alguém acredita que a Hillary Clinton abandonou a disputa pela presidência, em favor do Obama, assim, “de boa”? O “plebiscito” que escolhe o presidente americano é um jogo de cartas marcadas, onde um governo supra-estatal dita as regras sob a ordem tecnocrática, estabelecida ainda no pós-guerra. Uma curiosidade: este argumento foi objeto de sátira na série “Os Simpsons”, quando Homer, ainda criança, diz para seu pai que um dia seria presidente. Como resposta ouve que os EUA possuem um sistema orquestrado para que pessoas como Homer (pessoas “do povo”), nunca cheguem ao poder.

      Curtir

      • Só faltou esclarecer onde foram parar as vitimas dos 4 aviões então… vai ver todas são funcionários do governo se fingindo de mortas para enganar a população.

        Cara, a verdade as vezes não é tão cool quanto teorias de conspiração, mas acontece…
        Há conspiracionistas que conseguem mostrar de maneira “convincente” até mesmo que o homem não foi a lua. Algo que nem a URSS, com todos os seus satélites e telescópios apontados para a lua e maior inimigo dos EUA durante a guerra fria, duvidou.

        Curtir

      • Não encontraram thermite, mas sim vestígios de uma reação “thermite-like” gerada pelo alumínio derretido da fuzelagem do avião em contato com outros materiais:

        Clique para acessar o WTCTHERM.pdf

        Curtir

    • 1. Porque o aço perde as propriedades com o aquecimento, foi isso que aconteceu.

      2. Achei um flato o seu comentário, já estive nos US algumas vezes e sei como as pessoas (população) vivem com o medo disso. Os ataques aconteceram por uns babacas.

      3. Concordo com a Guerra do Iraque que foi por causa da indústria bélica.

      Curtir

      • Johnnie

        O problema foi a queda totalmente vertical do prédio, se considerarmos a pura ação do combustível do avião, o mais correto é um lado ceder mais rápido do que o outro.

        Se olhares filmes de demolições de chaminés, torres de resfriamento e outras, muitas vezes, mesmo com as explosões controlados, os prédios tombam para um lado não previsto.

        Agora se alguém dentro dos próprio USA programou isto jamais saberemos, pois a quantidade de inocentes que morreram naquelas torres causaria uma tal comoção que nada seguraria governo, agências de segurança e qualquer interessado nisto.

        Talvez daqui uns vinte ou trinta anos, com simulações mais modernas teremos a realidade.

        Outra coisa, todo e qualquer edifício de aço, recebe revestimento contra incêndio nas suas colunas de sustentação.

        Talvez o objetivo era evacuar quase todos os que estavam nas torres e depois tombá-las, mesmo conhecendo o que o sistema militar pode fazer nos USA, não acredito que alguém em sã consciência planejaria um atentado tão bem feito.

        Curtir

        • E tem também a queda da torre 7, com as mesmas características de implosão, mas não foi atingida por avião nenhum. “Ela foi atingida por detritos das outras torres e após o incêndio a dilação fez uma lage ceder e implodir tudo perfeitamente na vertical”, mesmo ficando longe das outras torres.

          Curtir

      • Se olharem com cuidado a foto que mostra o segundo avião atingindo a segunda torre, verão que a maior parte do combustível fica centralizada num dos lados da torre, queimando com mais vigor exatamente este lado, o correto seria uma ruptura parcial no lado da entrada do avião curvando a estrutura acima nesta direção. Porém as torres caem inteiras como tivessem sido explodidas desde a base e de forma simétrica.

        Curtir

        • O atentado ao WTC foi um dos acidentes mais investigados do mundo, qualquer conspiração seria facilmente descoberta. Não há como fazer tamanho estrago com tamanha perfeição, sem que ninguém descubra ou delate.

          Quanto ao prédio ter caído na vertical, se não me engano se deve ao fato do peso que colocam no topo do prédio (hoje em dia colocam um pêndulo) ter sido o responsável por esmagar o prédio andar por andar, de cima a baixo.

          Curtir

        • Aqui neste site explica direitinho pq o WTC caiu.
          http://www.tms.org/pubs/journals/jom/0112/eagar/eagar-0112.html

          O avião derrubou algumas colunas com o impacto sobrecarregando as demais estruturas.
          O calor estimado de 1000º não foi suficiente para fazer o aço das estruturas derreter, mas a 650º ele pede aproximadamente metade da sua força. Além disto, o dilatamento das estruturas quentes sobrecarrega ainda mais as estruturas mais frias, colocando mais “pressão” sobre elas.

          Por fim, acredita-se que as presilhas que seguram o piso que divide um andar com outro tenham colapsado fazendo todo o andar onde o avião bateu cair sobre o inferior. Este andar não aguentou a carga extra caindo também gerando um efeito dominó. Nas imagens dá para ver que toda a parte superior cai quase intacta sobre os andares abaixos, tvz por isto o prédio tenha desabado na vertical.

          Curtir

        • Adriel.

          O crime foi tão bárbaro que se alguém que participou der com a língua nos dentes ele não vai ter tempo nem de dizer o seu nome.

          São milhares de homens, mulheres e crianças norte-americanas, não é o mesmo que bombardear Bagdá.

          Quanto a queda da duas torres há uma chance em mil que ocorresse exatamente o que falaste, mas o outro prédio que caiu do lado que não recebeu nenhum avião!

          E o Pentágono, que é um prédio baixinho que quando se pilota um avião como o que dizem ter sido usado não se enxerga o solo. Como um cara com um mês de treinamento em teco-teco conseguiu acertar bem no meio?

          Curtir

        • Ahh sim, acreditar em uma teoria que ninguém nos EUA leva a sério (nem mesmo o Michael Moore), que precisaria que centenas de pessoas concordassem em executar o assassinato em massa de milhares de compatriotas, de forma perfeita, sem deixar vestígios/testemulhas oculares e sem que nenhuma delas 11 anos após desse com a língua nos dentes (mesmo no seu leito de morte, não tendo mais nada a perder) é muito mais provável do que acreditar que 3 aviões pilotados por terroristas acertaram 3 prédios… affff

          Curtir

    • Certa vez assisti um documentário que explicava o modo com que as torres caíram pela forma com que elas foram construídas. As colunas estruturais do WTC ficavam todas na borda do edifício e não espalhadas por toda a área, como normalmente acontece. Isso possibilitou o aproveitamento de amplas salas de escritório, apesar da forma delgada dos prédios e foi por isso que ele praticamente implodiu com o choque dos aviões e a queima do combustível consumindo as partes internas dos edifícios.

      Curtir

  15. E pensar que teve alguns aqui em POA que comemoraram…radicalismo é uma M… mesmo.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: