Vídeo: Ruas Sustentáveis em Nova Iorque

Vídeo de Sérgio Abranches sobre projeto em andamento em Nova Iorque que pretende tornar as ruas mais sustentáveis: o foco sai dos automóveis e passa aos pedestres e ciclistas, através da construção de jardins e ciclovias. O vídeo é do O Eco, onde tem mais conteúdo sobre sustentabilidade.

Fonte:  Va de Bici

Obs.:  Veja o gráfico abaixo. Ele representa a quantidade de carros para cada 1000 habitantes. Veja que nos EUA esse número vem caindo desde 2003. Isso mostra uma tendência muito positiva, ao contrário daqui do Brasil.



Categorias:Bicicleta, ciclovias

Tags:, , , , ,

15 respostas

  1. O que falta é um transporte público em que o usuário seja conquistado pela qualidade do serviço. As empresas de ônibus e a EPTC devem melhorar MUITO MUITO MUITO o seu serviço, para alguém preferir andar de ônibus a andar de carro.
    Por exemplo, diminuir o numero de paradas, onde é possível (na independência existe um excesso); ônibus menos barulhentos (tanto o motor, como a parte de dentro que fica aqueles nheco-nheco chato), aumentar frequencia de linhas; cartão TRI com máquina decente (nao ficar 1 hora esperando a maquina ler o cartão) etc.

    • – Respeitar horários
      – Sistema web que permita ver a localização online de ônibus
      – Fiscalização
      – Horários noturnos

  2. Enquanto não existir sistema de transporte público de qualidade é hipocresia criticar o uso de carros.
    Quem anda diariamente de ônibus sabe o que eu estou falando.

    • Não acho. Se tiver mais pessoas usando o transporte público e pressionando por melhorias teremos uma chance maior de ter um sistema decente.

      • Não sei não, acho que falta mesmo é pessoas dispostas a pressionar por melhorias. Os últimos que pressionaram pela diminuição do aumento da passagem apanharam da PM.

      • Falta gente para pressionar por qualquer coisa. A gente desiste de transporte público, educação, qualquer coisa e dá um jeito de pagar privativo em vez de exigir.

      • E tem a questão cultural: conheço muita gente que podia usar transporte público com conforto mas não consegue sair da opção egoísta do transporte individual.

  3. Até não acho ruim o fato de ter quase 200 carros para cada mil habitantes. O problema é quando as pessoas querem usar o carro pra tudo, desde ir ao trabalho até comprar pão na padaria a 2 quadras de casa.
    Conheço gente que vai de carro pra academia, dai faz meia hora de esteira (sendo que é o mesmo tempo que levaria caminhando de casa até a academia).

    • Exato! O pior é que poucos notam a irona disso (usar o carro para ir fazer exercícios).

    • pura verdade Julian!

    • Mas acho que isso vai muito além das pessoas que “querem” andar de carro, o que mais tem “são obrigadas” a andar de carro. Levar uma criança de ônibus para a escola é inviável pela manhã, pois os ônibus fica extremamente lotados. Se você torceu o pé jogando futebol ou está com o braço enfaixado, esquece entrar em um ônibus lotado, tem que pedir para alguém te levar de carro.

      Idosos, pessoas com dificuldade de locomoção ou mesmo se você estiver levando uma sacola um pouco maior, só para pagar a passagem como se faz para carregar a sacola, se segurar, e segurar o cartão TRI ao mesmo tempo?

      • Crianças podem ir para escola no ônibus escolar. Gente com braço quebrado é um público pequeno. Eu vou no supermercado de bicicleta, que tem bagageiro.

        • Eu também faço tudo usando a bicicleta, só pego o carro mesmo para sair a noite. Até já fiquei sem bateria porque uso pouco o carro. Mas temos que concordar que a grande maioria vai pelo menor esforço.

          O que eu escrevi é para exemplificar como o nosso transporte coletivo é péssimo.

  4. A/C EPTC : Urgente !

Faça seu comentário aqui: