A partir do dia dia 22 haverá 50 veículos em cinco estações de Porto Alegre

Estações serão instaladas na área Central da Capital Crédito: Ivo Gonçalves / PMPA / Divulgação / CP
Os moradores de Porto Alegre que quiserem alugar bicicletas – novo serviço de transporte e lazer disponível na Capital – poderão se cadastrar pelo site da empresa de aluguel (www.movesamba.com/bikepoa), que estará disponível a partir da próxima quinta-feira, dia 20.
O serviço começa a funcionar em 22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro – e contará em um primeiro momento com cinco estações: Mercado Público, Casa de Cultura Mário Quintana, Usina do Gasômetro, Câmara de Vereadores e Largo Zumbi dos Palmares. Nesses locais, serão disponibilizadas 50 bicicletas.
Para uso diário o valor cobrado será de R$ 5 por tempo máximo de 60 minutos. O passe mensal custará R$ 10 e possibilitará pedaladas de até uma hora por dia, com intervalo de 15 minutos entre cada. Em um primeiro momento, o pagamento ocorrerá apenas com cartão de crédito. A devolução das bicicletas poderá ocorrer em qualquer estação.
O diretor da empresa Samba do grupo Serttel, vencedora da licitação, Peter Cabral, contou que os veículos são equipados com dispositivo de segurança que realiza o rastreamento. Conforme ele, São Paulo e Rio de Janeiro, que já dispõem do serviço, não registraram problemas de roubo, por isso espera que na Capital gaúcha funcione da mesma forma.
Até o final do ano, Porto Alegre contará com 20 estações equipadas com 200 bicicletas e até abril de 2013 os números devem ser dobrados.
Categorias:Bicicleta
Está muito parecido com o sistema de Blumenau. É bonitinho e hi-tech, mas que quase ninguém usa.
Essa coisa de SmartPhone, 3G e cartão de crédito elitizou um pouco… mas fazer o que se SmartPhone e cartão de crédito identificam melhor o cidadão do que a carteira de identidade?
Em Paris, o Velib foi inaugurado em 2007 com 7 mil bikes distribuídas em 750 estações.
Em Londres, o Barclays City Hire foi inaugurado em 2010 com 8 mil bikes e 570 estações.
Em Dublin, o Dublinbikes foi inaugurado em 2009 com 450 bikes e 44 estações.
No Rio de Janeiro, o Bike Rio foi inaugurado em 2011 com 300 bikes e 60 estações.
Já em Porto Alegre, o sistema será inaugurado com 50 bikes e 5 estações.
Tudo para poder anunciar na campanha eleitoral. Francamente, achei que o Fortunati tinha aprendido com aquela inauguração da ciclovia de uma quadra na Ipiranga.
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O individuo que desenhou esse bicicletario em forma de cuia de chimarrao e, pior, na cor verde, e’ alguem desprovido de senso estetico e inteligencia.
O bom é que é bem acessível para todo mundo, já que SmartPhone com 3G e cartão de crédito são coisas que todo mundo tem.
Só que não.
de onde tu tirou que precisa ter smartphone, fmobus?
Notícia da ZH.
Que texto mal escrito! Sinceramente, não consegui entender os valores. Alguém consegue me explicar?
O texto do Correio do Povo tá bem murrinha mesmo. Mas pelo meu entendimento é o seguinte: o serviço funciona através de um “plano de assinatura” ou “passe”, esse passe pode ser comprado para ser usado durante o mês (R$10) ou durante o dia somente (R$5). De acordo com o meu entendimento, enquanto você tiver o passe, você pode usar o serviço à vontade desde que: cada vez que tu retire uma bicicleta da estação tu não use essa bicicleta por mais de 60 minutos E o tempo entre a entrega da última bicicleta e a retirada de uma nova não seja menor que 15 minutos.
Valeu, Guilherme! Agora faz mais sentido.
Lendo a matéria da ZH parece que existe uma limitação de uso do serviço de 1h por dia por pessoa. Acho idiota essa limitação. Fonte:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/transito/noticia/2012/09/cadastro-de-usuarios-para-o-aluguel-de-bicicletas-na-capital-comeca-na-quinta-feira-3883217.html
Muito bom! Assim que puder vou experimentar!
Do largo até a casa de cultura eu alugaria, mas eu não demoraria nem 5 minutos por isso… ahuashusahusahuasuashu
Boa, tempo máximo de 60 minutos! Aí sim!
Achei as paradas muito próximas… dá pra fazer a pé todos percursos!
Mesmo assim acho legal. Se colocarem mais estações no futuro…
Só quero ver as pessoas pedalarem do mercado público ao largo do zumbi, por exemplo. Não consigo pensar em nenhuma rota boa ou tranquila pra bicicletas, a não ser pela calçada.
Além de ter subida forte na Borges.. mas aí que está, entre o Mercado e a CCMQ também onde não está cheio de carros está cheio de gente. E mais, por que alguém faria esse trajeto?
Ao menos entre o mercado e o largo, dois pontos com bastante transporte público estão sendo ligados.