Ilha da Pintada e Cristal terão transporte hidroviário

Catamarã – Foto: Gerson Ibias

Está confirmada para esta quinta-feira, 13, às 14h30, a assinatura de convênio entre prefeitura, representada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), para operação do transporte hidroviário que viabilizará o atendimento à Ilha da Pintada e ao bairro Cristal (BarraShoppingSul).

A assinatura ocorre no armazém B3 do Cais Mauá, Centro Histórico, quando haverá um passeio de catamarã da Catsul pelas futuras rotas com autoridades e imprensa. Estarão presentes o governador Tarso Genro e o prefeito José Fortunati, entre outras autoridades.

As estruturas dos píeres devem estar concluídas em até 30 dias. Nos próximos dias, será concedida a licença para o serviço pela Marinha e pela Superintendência de Portos e Hidrovias. “Nossa expectativa é que a população utilize este transporte até o final de outubro”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. O valor da tarifa será de R$ 3 (Centro-Ilha da Pintada) e R$ 5 (Centro-Cristal-BarraShopping).

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:hidrovias

Tags:, , , ,

19 respostas

  1. Uma dúvida. Quão longe o atracadouro do Cristal ficará da Estação de (des)Integração do BRT? Seria interessante que ambos ficassem perto, não?

    Curtir

  2. Muito bom, e que bela foto…

    Curtir

  3. Lenta e gradualmente vamos desmantelando a máfia das empresas de ônibus instituída pela prefeitura nos anos 90. Catamarãs, metrô, aeromóvel e um possível VLT vão acabar com o oligopólio tenebroso que assombra a vida dos “straphangers” de Porto Alegre. Que continue assim!

    Curtir

  4. Só faltou a integração com o TRI, ai fica show de bola…

    Curtir

  5. Ótima noticia!
    PS: pier não é uma palavra da língua portuguesa: temos cais, ancoradouro, embarcadouro, não é necessário trazer uma palavra estrangeira.
    Aliás, se querem usar a palavra certa seria quay ou wharf.

    Curtir

  6. Só curti…. muito bom

    Curtir

  7. Ó, mais uma. Pelo visto o Inter não desistiu de fazer a marina no entorno do Beira Rio. http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/09/beira-rio-podera-ter-parada-de-catamara-3884258.html

    Curtir

  8. Eu acho essa notícia muito boa. O que acho estranho é que apenas agora, em pleno século XXI alguém teve a iniciativa de fazer isso.

    Curtir

    • Conhecendo o Poa, eu não acho estranho que tenha demorado tanto tempo para fazerem o óbvio.

      Curtir

    • Se demoraram 30 anos pra aceitar o Aeromóvel que é uma solução dita moderna, imagina o sistema de barcas que muitos venderam a falsa idéia para os nossos avós e pais como ultrapassado e velharia….

      Curtir

  9. As linhas de catamarâs, tenho certeza, vão ajudar a aproximar novamente os cidadãos ao Guaíba.

    Curtir

  10. Me parece que as soluções de transporte estão aparecendo, melhorando… Isso é ótimo!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: