Está confirmada para esta quinta-feira, 13, às 14h30, a assinatura de convênio entre prefeitura, representada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), e Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), para operação do transporte hidroviário que viabilizará o atendimento à Ilha da Pintada e ao bairro Cristal (BarraShoppingSul).
A assinatura ocorre no armazém B3 do Cais Mauá, Centro Histórico, quando haverá um passeio de catamarã da Catsul pelas futuras rotas com autoridades e imprensa. Estarão presentes o governador Tarso Genro e o prefeito José Fortunati, entre outras autoridades.
As estruturas dos píeres devem estar concluídas em até 30 dias. Nos próximos dias, será concedida a licença para o serviço pela Marinha e pela Superintendência de Portos e Hidrovias. “Nossa expectativa é que a população utilize este transporte até o final de outubro”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. O valor da tarifa será de R$ 3 (Centro-Ilha da Pintada) e R$ 5 (Centro-Cristal-BarraShopping).
Prefeitura de Porto Alegre
Categorias:hidrovias
Uma dúvida. Quão longe o atracadouro do Cristal ficará da Estação de (des)Integração do BRT? Seria interessante que ambos ficassem perto, não?
CurtirCurtir
Muito bom, e que bela foto…
CurtirCurtir
Lenta e gradualmente vamos desmantelando a máfia das empresas de ônibus instituída pela prefeitura nos anos 90. Catamarãs, metrô, aeromóvel e um possível VLT vão acabar com o oligopólio tenebroso que assombra a vida dos “straphangers” de Porto Alegre. Que continue assim!
CurtirCurtir
Só faltou a integração com o TRI, ai fica show de bola…
CurtirCurtir
Ótima noticia!
PS: pier não é uma palavra da língua portuguesa: temos cais, ancoradouro, embarcadouro, não é necessário trazer uma palavra estrangeira.
Aliás, se querem usar a palavra certa seria quay ou wharf.
CurtirCurtir
Línguas evoluem.
CurtirCurtir
Houaiss:
Píer
substantivo masculino
Rubrica: termo de marinha.
construção que avança para o mar, perpendicular ou obliquamente ao cais, para atracação de embarcações por um ou ambos os lados
Etimologia
ing. pier ‘id.’
CurtirCurtir
Só curti…. muito bom
CurtirCurtir
Ó, mais uma. Pelo visto o Inter não desistiu de fazer a marina no entorno do Beira Rio. http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/09/beira-rio-podera-ter-parada-de-catamara-3884258.html
CurtirCurtir
Sensacional! E como diz no final da reportagem, poderia ser pensada essa solução tb para atender os torcedores gremistas na arena! Esses projetos todos começam a parecer uma interessante malha de transportes de massa. Só falta levarem o aeromóvel 100% ‘a sério!
CurtirCurtir
Acho que faz sentido nos dias de jogo, uma linha especial. Fora isso… nada a ver.
CurtirCurtir
Sim, é claro.
CurtirCurtir
Se a Marina for mais perto da Jose de Alencar fará todo sentido uma linha regular.
CurtirCurtir
Eu acho essa notícia muito boa. O que acho estranho é que apenas agora, em pleno século XXI alguém teve a iniciativa de fazer isso.
CurtirCurtir
Conhecendo o Poa, eu não acho estranho que tenha demorado tanto tempo para fazerem o óbvio.
CurtirCurtir
Se demoraram 30 anos pra aceitar o Aeromóvel que é uma solução dita moderna, imagina o sistema de barcas que muitos venderam a falsa idéia para os nossos avós e pais como ultrapassado e velharia….
CurtirCurtir
As linhas de catamarâs, tenho certeza, vão ajudar a aproximar novamente os cidadãos ao Guaíba.
CurtirCurtir
Me parece que as soluções de transporte estão aparecendo, melhorando… Isso é ótimo!
CurtirCurtir
uhu!
CurtirCurtir