RS será o maior produtor de butadieno do país

A Braskem inaugurou nesta quinta-feira (13), em Triunfo, mais uma fábrica de butadieno no Rio Grande do Sul. A fábrica, que recebeu investimentos de R$ 300 milhões, produzirá 103 mil toneladas por ano da matéria-prima, que é utilizada na indústria de borrachas sintéticas para fabricação de pneus e de artefatos de borracha em geral.

No evento, presidente da Braskem, Carlos Fadigas, afirmou que a planta de butadieno atrairá outros elos da cadeia de borracha para o Estado. “Com esse investimento de R$ 300 milhões, o Rio Grande do Sul torna-se o maior produtor de butadieno do país, com a capacidade somada de 210 mil toneladas”, afirmou, segundo nota divulgada à imprensa. A empresa produz 180 mil toneladas por ano do produto em Camaçari (BA) e 80 mil toneladas por ano em Capuava (SP).

Fadigas disse que o contexto econômico no Estado é favorável ao crescimento do setor. “A qualificação profissional do trabalhador é diferenciada, com destaque para a formação técnica voltada para a indústria do plástico”, destacou. A construção da nova unidade gerou 1,8 mil empregos diretos na região.

O governador Tarso Genro participou da inauguração e destacou a importância do novo empreendimento, afirmando que a instalação da unidade fortalece a cadeia produtiva local. “Bom para a economia local é aquele investimento que cria raízes na base produtiva local ou provoca novas cadeias produtivas. E este é o caso desta nova fábrica”, concluiu.

Jornal do Comércio



Categorias:Economia, Economia Estadual

Tags:, ,

1 resposta

  1. É importante ser o maior produtor de alguma coisa, mas de qualquer forma é uma matéria prima de baixo valor agregado, ao contrário de produtos finais que alimenta toda uma cadeia e uma quantidade muito grande de trabalhadores.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: