Arquitetos propõem ciclovia aérea para centros urbanos

Chamada de Sky Cycle, via suspensa projetada para Londres lembra a linha expressa paulistana de ônibus “Fura Fila” – exceto por ser exclusiva para adeptos das magrelas

São Paulo – Sem carros, sem ônibus, longe de congestionamentos e de todo e qualquer estresse que envolve os deslocamentos diários nos grandes centros urbanos. Para um ciclista, essa é a visão do paraíso. Pensando em tornar o sonho em realidade, um grupo de arquitetura britânico projetou o Sky Cycle: um conjunto de ciclovias suspensas que se espalha pelos céus de Londres.

O projeto de via elevada assemelha-se à linha expressa paulistana de ônibus “Fura Fila” – exceto por ser exclusiva para adeptos das magrelas. Apesar do design futurista, a prefeitura de Londres gostou do projeto e tem planos de implementá-lo em 2015 na cidade, em parceria com a Network Rail, empresa que administra o metrô londrino.

Segundo seu idealizador, Sam Martin, diretor do estúdio Exterior Architecture, a ciclovia área vai garantir segurança para os ciclistas e, quem sabe, estimular mais pessoas a usar a bicicleta como meio de transporte sustentável.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, Martin admite ter abandonado a magrela justamente por medo de trafegar ao lado de outros automóveis e diz que o projeto vai solucionar a falta de espaço na cidade. “Até 2020, o número de viagens de bicicleta triplicará para cerca de 1,5 milhões. Mas para onde vai todo mundo? Não dá para construir mais pistas de ciclismo no chão. O Sky Cycle é o próximo passo lógico”, defendeu. Confira abaixo um vídeo de 42 segundos sobre o Sky Cycle.

REVISTA EXAME



Categorias:Bicicleta, Ciclofaixas, ciclovias

Tags:, , ,

39 respostas

  1. Radiais e perimetrais tinham que ter, todas, aeromóveis, sobre cujos pilares poderiam ser instaladas, também, ciclovias como esta (acima, ou abaixo).

    Curtir

  2. Me lembra aquelas projeções do futuro pintadas em 1920 onde os céus das cidades ficariam infestados de quadriplanos voando entre os prédios e sinaleiras flutuando em balões de hélio.

    Curtir

  3. Deus que me livre, como vou deitar o cabelo e sentir o vento na cara e parar para conversar com as pessoas, e plantar minhas arvorezinhas!?

    Esses caras vivem em outro mundo…

    Curtir

  4. Ciclovia é tão basico, não sei pra que exagerar, é só tirar um metro, um metro e meio e pronto.
    haha

    É só pensar bem nos lugares com esse espaço, existem varias…

    Curtir

  5. Sou adepto a idéia de vias expressas subterrâneas, na superfície nada de vias segregadas, sobrando mais espaço para pedestres e ciclistas. Em vias elevadas, transporte de massa: aeromóvel, monotrilho, metrô…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: