Rua da República passa a ser patrimônio natural da cidade

Com o decreto, rua passa a ter túnel verde a ser preservado pela Smam Foto: Samuel Maciel/PMPA

Porto Alegre ganha mais um túnel verde. Nesta sexta-feira, 21, Dia da Árvore, a prefeitura formalizará o decreto que declara a Rua da República Área de Uso Especial, para integrar o Patrimônio Natural e Ecológico. Pelo decreto, a Smam fará o manejo permanente na vegetação, considerando as características originais. A cerimônia de entrega do Decreto ocorrerá às 11h, em frente ao Teatro de Câmara, Rua da República , 575, na Cidade Baixa.

Os Túneis Verdes são encontrados em ruas com vegetação preservada. Porto Alegre conta com os seguintes Túneis Verdes:

-Rua Gonçalo de Carvalho, bairro Floresta – Declarada Área de Uso Especial pelo Decreto Municipal 15.196 de 02/06/2006. No local, existe a espécie vegetal tipuana.

– Rua João Mendes Ouriques, bairro Ipanema – Declarada Área de Uso Especial pelo Decreto 15.585 de 04/06/2007. No local, existe a espécie vegetal tipuana.

– Rua Marquês do Pombal, entre a Travessa Carmem e a Rua Coronel Bordini – Declarada Área de Uso Especial pelo Decreto 15.666 de 25/09/2007. No local, existem 119 tipuanas, plantadas na década de 30.

– Trechos das ruas Dona Laura, Miguel Tostes, Dr. Florêncio Ygartua, Mariante, Casemiro de Abreu, Barão do Santo Ângelo e Luciana de Abreu – Declaradas Áreas de Uso Especial pelo Decreto 15.989 de 27/06/2008. Nos locais, existe a espécie vegetal jacarandá.

– Ruas Fernando Gomes, Dinarte Ribeiro, Félix da Cunha e Dr. Timóteo (além da Praça Maurício Cardoso) – Declaradas Áreas de Uso Especial pelo Decreto 15.923 de 17/04/2008. Nos locais, existem jacarandás e epífetas.

Os Túneis Verdes cumprem importante papel para proteção da flora e sua manutenção permite recuperar, preservar e aumentar a qualidade ambiental de Porto Alegre. O manejo da arborização (podas, plantios e remoções) nas ruas consideradas Áreas de Uso Especial deve sempre considerar a manutenção das características arbóreas do local.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meio Ambiente

Tags:

4 respostas

  1. fazendo coro: é pra manter as características originais pré-CEEE ou pós-CEEE?

    Curtir

  2. Uma das ruas mais legais de POA,junto com a Padre Chagas e mais algumas que eu me esqueci.

    Curtir

  3. Ironia, depois de destruírem as árvores do jeito que fizeram.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: