Píer de Ipanema aumentará número de barcos de passeio no Guaíba

Nova estrutura servirá para embarque de passageiros de barcos turísticos Foto: Divulgação/PMPA

Até o final de novembro, a orla fluvial do bairro Ipanema contará com mais um equipamento que impulsionará o lazer na Zona Sul da Capital, em especial o Turismo Náutico da cidade. Em evento realizado neste domingo, 23, nas areias da praia de Ipanema, a Associação do Turismo Náutico (Atun-RS), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), lançou a construção de um píer flutuante para criar uma nova alternativa de embarque e desembarque de passageiros para os barcos de pequeno e médio porte que fazem passeios turísticos no Lago Guaíba. O equipamento estará disponível também para embarcações de lazer, como lanchas, que tenham até 70 cm de calado.

Com 20m de comprimento e 2m de largura, o píer será uma estrutura de madeira autoclavada, com quatro módulos independentes que serão amarrados em 12 estacas cravadas no solo e ficarão sobre bombonas de 200 litros, para que a estrutura acompanhe o nível das águas. De acordo com a empresa contratada para a construção do equipamento, os trabalhos começarão com a instalação de cabos subterrâneos para levar energia elétrica até o ponto em que serão instaladas as primeiras estacas do píer, que terá iluminação. O píer está orçado em R$ 43 mil, recurso repassado pela SMTUR à Atun por meio de convênio.

Mais barcos – Atualmente, sem um píer, os passageiros precisam ser levados de bote da margem do lago até o barco Travessia, única embarcação que presta o serviço nesta região da cidade. Entusiasmado com a melhoria, o proprietário do barco, Reinaldo Frota, anunciou no evento que no final de novembro, quando a construção do equipamento deverá estar concluída, colocará dois novos barcos em funcionamento. Segundo Frota, também será criada uma tabela de horários regulares de passeios e programas diferenciados. As novas embarcações terão capacidade para 30 e 40 passageiros.

O presidente da Atun, Vilian Veloso, também destacou a importância da infraestrutura no local. “É um marco inicial, muito esperado pela comunidade e os empreendedores do Turismo Náutico”, afirmou Veloso. O secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha, resgatou a aproximação iniciada com os proprietários de barcos de passeios turísticos há quatro anos, num movimento que resultou na organização do segmento e criação da Lei do Turismo Aquaviário de Porto Alegre. “Somos uma das poucas cidades do país que têm uma lei do gênero e o turismo náutico regulamentado”, ressaltou. “Estamos num novo momento, de resgate da relação da cidade com o Guaíba.”

Turismo náutico – A construção do píer em Ipanema, uma das áreas da orla mais equipadas para o turismo, acompanha as demais iniciativas em andamento para a revitalização do principal atrativo turístico natural da capital gaúcha e sua aproximação com a cidade. O repasse de recursos públicos à Atun dá seqüência à política iniciada pela SMTUR em 2008 para ordenar e estimular o segmento de Turismo Náutico em Porto Alegre. Um dos primeiros resultados foi a criação da própria Atun pelos proprietários das embarcações que fazem passeios no Guaíba, que vislumbraram a oportunidade de qualificar seus empreendimentos e serviços e de se prepararem para atrair maior fluxo de passageiros durante a Copa de 2014.

Os passos seguintes foram dados em março de 2010, com a criação da Lei do Turismo Aquaviário e sua regulamentação, e em março de 2012, com a instrução normativa que define as orientações e procedimentos para a certificação das embarcações que fazem passeios turísticos no Guaíba e canais do Delta do Jacuí com o Selo Qualidade do Turismo Náutico. Hoje, quatro das cinco embarcações que fazem passeios turísticos exibem a certificação, depois de passarem por vistoria técnica da SMTUR em relação a quesitos de segurança, acessibilidade universal, oferta de folhetos impressos com informações sobre os passeios em textos bilíngues, de sistema de áudio de orientação dos roteiros e divulgação dos atrativos da cidade em outros idiomas e formalização da atividade.

Prefeitura de Porto Alegre

_________________________

Mais um pierzinho de cidade de interior ….  tsc tsc



Categorias:ORLA, TURISMO, Zona Sul

Tags:, , ,

27 respostas

  1. REALIDADE CONCRETA E ABSTRATA NA ORLA DE IPANEMA

    Nós da Frota Travessia, que trabalhamos há 10 anos na Praia de Ipanema, achamos muito importante pensar em algo grande para usarmos de estrutura e melhor servir aos nossos clientes no segmento do turismo náutico. Temos plena convicção que este primeiro passo, que é um Píer flutuante de 20m de comprimento por 2m de largura,vai servir para embarque e desembarque do porte e do calado de nossas embarcações é na realidade um grande passo, até porque é algo concreto e conquistado com grande esforço. Estaremos sempre batalhando algo melhor, como já fazemos todos estes anos e temos a certeza de que conseguiremos com o apoio como este que tivemos da Secretaria de Turismo a qual temos muito a agradecer . Sabemos também que pensar é algo abstrato e que não basta pensar grande, médio ou pequeno. Temos sim que batalhar juntos por uma realidade concreta e não apenas esperar acontecer.
    Reinaldo Frota
    Proprietário do barco Travessia
    Morador de Ipanema há 45 anos

    Curtir

  2. ” e ficarão sobre bombonas de 200 litros, para que a estrutura acompanhe o nível das águas”
    bombooooooonas hehehhe fiquei imaginando umas garrafas de água segurando o treco …não duvido que seja isso mesmo.
    eeeeeêta potrero véio

    Curtir

  3. Feinho, mesmo. Independente do pier, o que tinha que ter ali é a continuação da Avenida Guaíba, entre a Vila Conceição e Ipanema, passando por trás do Morro do Sabiá. A nossa rambla foi até projetada. Por que não a fazem?

    Curtir

  4. Bah, 43 mil por essa merda, vale 2 mil no maximo.

    Curtir

  5. Deve ser brincadeira, só pode… nem a cidade de Guaíba merecia um píer como esse, imaginem Porto Alegre!!!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: