Píer de Ipanema aumentará número de barcos de passeio no Guaíba

Nova estrutura servirá para embarque de passageiros de barcos turísticos Foto: Divulgação/PMPA

Até o final de novembro, a orla fluvial do bairro Ipanema contará com mais um equipamento que impulsionará o lazer na Zona Sul da Capital, em especial o Turismo Náutico da cidade. Em evento realizado neste domingo, 23, nas areias da praia de Ipanema, a Associação do Turismo Náutico (Atun-RS), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), lançou a construção de um píer flutuante para criar uma nova alternativa de embarque e desembarque de passageiros para os barcos de pequeno e médio porte que fazem passeios turísticos no Lago Guaíba. O equipamento estará disponível também para embarcações de lazer, como lanchas, que tenham até 70 cm de calado.

Com 20m de comprimento e 2m de largura, o píer será uma estrutura de madeira autoclavada, com quatro módulos independentes que serão amarrados em 12 estacas cravadas no solo e ficarão sobre bombonas de 200 litros, para que a estrutura acompanhe o nível das águas. De acordo com a empresa contratada para a construção do equipamento, os trabalhos começarão com a instalação de cabos subterrâneos para levar energia elétrica até o ponto em que serão instaladas as primeiras estacas do píer, que terá iluminação. O píer está orçado em R$ 43 mil, recurso repassado pela SMTUR à Atun por meio de convênio.

Mais barcos – Atualmente, sem um píer, os passageiros precisam ser levados de bote da margem do lago até o barco Travessia, única embarcação que presta o serviço nesta região da cidade. Entusiasmado com a melhoria, o proprietário do barco, Reinaldo Frota, anunciou no evento que no final de novembro, quando a construção do equipamento deverá estar concluída, colocará dois novos barcos em funcionamento. Segundo Frota, também será criada uma tabela de horários regulares de passeios e programas diferenciados. As novas embarcações terão capacidade para 30 e 40 passageiros.

O presidente da Atun, Vilian Veloso, também destacou a importância da infraestrutura no local. “É um marco inicial, muito esperado pela comunidade e os empreendedores do Turismo Náutico”, afirmou Veloso. O secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha, resgatou a aproximação iniciada com os proprietários de barcos de passeios turísticos há quatro anos, num movimento que resultou na organização do segmento e criação da Lei do Turismo Aquaviário de Porto Alegre. “Somos uma das poucas cidades do país que têm uma lei do gênero e o turismo náutico regulamentado”, ressaltou. “Estamos num novo momento, de resgate da relação da cidade com o Guaíba.”

Turismo náutico – A construção do píer em Ipanema, uma das áreas da orla mais equipadas para o turismo, acompanha as demais iniciativas em andamento para a revitalização do principal atrativo turístico natural da capital gaúcha e sua aproximação com a cidade. O repasse de recursos públicos à Atun dá seqüência à política iniciada pela SMTUR em 2008 para ordenar e estimular o segmento de Turismo Náutico em Porto Alegre. Um dos primeiros resultados foi a criação da própria Atun pelos proprietários das embarcações que fazem passeios no Guaíba, que vislumbraram a oportunidade de qualificar seus empreendimentos e serviços e de se prepararem para atrair maior fluxo de passageiros durante a Copa de 2014.

Os passos seguintes foram dados em março de 2010, com a criação da Lei do Turismo Aquaviário e sua regulamentação, e em março de 2012, com a instrução normativa que define as orientações e procedimentos para a certificação das embarcações que fazem passeios turísticos no Guaíba e canais do Delta do Jacuí com o Selo Qualidade do Turismo Náutico. Hoje, quatro das cinco embarcações que fazem passeios turísticos exibem a certificação, depois de passarem por vistoria técnica da SMTUR em relação a quesitos de segurança, acessibilidade universal, oferta de folhetos impressos com informações sobre os passeios em textos bilíngues, de sistema de áudio de orientação dos roteiros e divulgação dos atrativos da cidade em outros idiomas e formalização da atividade.

Prefeitura de Porto Alegre

_________________________

Mais um pierzinho de cidade de interior ….  tsc tsc



Categorias:ORLA, TURISMO, Zona Sul

Tags:, , ,

27 respostas

  1. REALIDADE CONCRETA E ABSTRATA NA ORLA DE IPANEMA

    Nós da Frota Travessia, que trabalhamos há 10 anos na Praia de Ipanema, achamos muito importante pensar em algo grande para usarmos de estrutura e melhor servir aos nossos clientes no segmento do turismo náutico. Temos plena convicção que este primeiro passo, que é um Píer flutuante de 20m de comprimento por 2m de largura,vai servir para embarque e desembarque do porte e do calado de nossas embarcações é na realidade um grande passo, até porque é algo concreto e conquistado com grande esforço. Estaremos sempre batalhando algo melhor, como já fazemos todos estes anos e temos a certeza de que conseguiremos com o apoio como este que tivemos da Secretaria de Turismo a qual temos muito a agradecer . Sabemos também que pensar é algo abstrato e que não basta pensar grande, médio ou pequeno. Temos sim que batalhar juntos por uma realidade concreta e não apenas esperar acontecer.
    Reinaldo Frota
    Proprietário do barco Travessia
    Morador de Ipanema há 45 anos

    Curtir

  2. ” e ficarão sobre bombonas de 200 litros, para que a estrutura acompanhe o nível das águas”
    bombooooooonas hehehhe fiquei imaginando umas garrafas de água segurando o treco …não duvido que seja isso mesmo.
    eeeeeêta potrero véio

    Curtir

  3. Feinho, mesmo. Independente do pier, o que tinha que ter ali é a continuação da Avenida Guaíba, entre a Vila Conceição e Ipanema, passando por trás do Morro do Sabiá. A nossa rambla foi até projetada. Por que não a fazem?

    Curtir

  4. Bah, 43 mil por essa merda, vale 2 mil no maximo.

    Curtir

  5. Deve ser brincadeira, só pode… nem a cidade de Guaíba merecia um píer como esse, imaginem Porto Alegre!!!

    Curtir

    • Nem Pier eu chamaria esse projeto apresentado na foto, um trapiche.
      .
      Um Pier desses não chama nem turista do interior do RS.

      Curtir

  6. Que “M…….” de píer….. muito pobre…..muito mau gosto…não serve para nada….e melhor deixar como esta, do que gastar dinheiro com este lixo…..Vão aprender a fazer coisas decentes para nossa cidade…..

    Curtir

  7. Prefeito! Faça um PIER para uma cidade de 4 milhões e não esta porcaria que vi na foto. Isto é humilhar nós residentes de Ipanema/Guarujá.

    Curtir

  8. Que merda de píer….. muito pobre…..muito mau gosto…não serve para nada….e melhor deixar como esta, do que gastar dinheiro com este lixo…..Vão aprender a fazer coisas decentes para nossa cidade…..

    Curtir

  9. De novo os malditos e unipresentes Jerivás!!
    E quanto ao pier, pelo amor de deus, isso é pier pra um subúrbio de Mombaça, não da capital do quarto estado mais rico da sexta economia do mundo!!!!

    Curtir

Trackbacks

  1. Pier de Ipanema: para tudo! « Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: