Caminho dos Antiquários arborizada

Depois de CINCO anos insistindo, os lojistas do caminho dos antiquários  (Rua Marechal Floriano Peixoto, s/n° / Entre a Praça Daltro Filho, a Praça Marquesa de Sevigné e o Viaduto da Borges – Centro Histórico  http://www.caminhodosantiquarios.com.br/) conseguiram que a prefeitura plantasse mudas DA MESMA ESPÉCIE de jerivás árvores floridas ao longo da Mchal Floriano. A espécie escolhida foi a Calistemo. Um dos proprietários de antiquário me disse que alguns donos de loja se opuseram ferozmente ao plantio das árvores, o que demonstra o quanto de pensamento burro atrasado ainda existe mesmo na classe média de Porto Alegre (uma dona de loja ali chamou até a polícia porque não queria nenhuma árvore plantada na frente do seu estabelecimento).

Parabéns antiquários, que, unidos, demandaram uma Porto Alegre melhor no seu pedacinho. Que  mais ruas e mais moradores se espelhem nessa atitude!

Quando os Calistemos estiverem crescidas ficarão com este aspecto:



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:,

34 respostas

  1. Que canteiros horríveis, pequenos demais. as árvores vão crescer e seus troncos se alargar, ficarão com pouca água e as raizes vão aflorar. Quando uma árvore fica encapsulada num canteiro ela fica com pouca água então as raizes crescem em busca de água.
    Outra coisa, agora é moda em Porto Alegre fazer estes canteiros, quando chove a água passa por eles, a rua fica impermeável, canteiro de rua não é para ter esta borda…….é para se de terra ou grama ser permável….

    Curtir

  2. Aquela rua pedia calçadas mais largas dos dois lados. Tira uma faixa de estacionamento e tá feito o carreto.

    Problema é que tirar um centímetro de espaço para carros nesta cidade é crime de lesa-majestade…

    Curtir

  3. Rogério, compreendo sua visão e que é verdadeira. Tem SIM, gente que pensa assim. Mas acredito que não aqui. As placas são discretas. Pode observar. Alguns nem colocaram placa, por incrível que pareça… Os que “complicaram” com a colocação das árvores são sempre os mesmos. Aqueles que reclamam de tudo, falam mal de tudo e de todos. Pintam a fachada de preto (ausência de cor) ou não retocam a pintura nunca. Mas fazem parte do conjunto. Apesar disso tudo, são bem-vindos. Respeitamos e esperamos que um dia se convençam que benfeitorias fazem bem a todos. Inclusive pra eles…

    Curtir

    • Caro Paulo.
      .
      Cultura é algo que demora para ser assimilada. Agora no caminho dos antiquários é de se subtender que isto deveria abundar pela característica do comércio. O Antiquário que não tiver cultura é melhor abrir um boteco.

      Curtir

      • Amigo Rogério,
        Temos bons políticos e políticos sacanas. Temos bons médicos e médicos pedófilos. Temos excelentes professores e professores desinformados. Temos comerciantes honestos e temos também comerciantes que só pensam no lucro. Temos bons sites e blogs (como esse) e blogs de divulgam pornografia, futilidade, disseminam maldades e crueldades…Temos também antiquários interessados em aprender constantemente e que sempre pensamos que não sabemos NADA (e de fato não sabemos) e outros que ainda precisam passar pelo processo do aprendizado básico :(. Mas um dia chegaremos todos lá. Abraço, amigo! 🙂

        Curtir

  4. Há algo que sempre tenho denunciado, os comerciantes são os maiores inimigos das árvores, e não porque a calçada é pequena, mas sim porque os mesmos acham que as árvores tiram o visual de suas lojas, e tapam as “maravilhas” das suas fachadas de péssimo gosto.

    Curtir

    • Rogerio, os comerciantes dos Antiquários foram os que insistiram com a prefeitura durante anos para colocar as árvores- os que foram contra talvez não contem uns 30% da rua.

      Curtir

      • Marcelo
        .
        Falei de forma genérica, é só dares uma olhadinha nas grandes avenidas e outras ruas que começaram a ter comércio, onde tem um não tem árvore na frente. Observe com cuidado, e sugiro que fotografes, verás que é a norma.
        .
        Quanto aos antiquários, olhe o que escrevi mais abaixo, é uma categoria diferenciada de comerciantes, eles comercializam arte, e para comercializar arte com sucesso precisa ter cultura. O que não é corrente no resto dos comerciantes (não confundas cultura, com educação de nível “superior”).

        Curtir

  5. Não tem espaço para alargar a calçada, mas tem para estacionar os carro. Imagino que a maioria dos comerciantes também estacionam seus carros ali, então teria uma divergência sobre o que eles prefeririam: Alargar a calçada e tornar a rua mais convidativa à pedestres, ou continuar com as vagas para os carros?!

    Curtir

    • Se eles forem espertos, preferirão os pedestres. Nunca vi um carro fazer compras.

      Curtir

    • Amigo, os antiquários não estacionam seus carros nessa quadra. A maioria ou vem a pé moram perto, como eu) ou estacionam em Estacionamentos. Propusemos a retirada dos estacionamentos na rua (na quadra entre a Fernando machado e Demétrio Ribeiro). Não sabemos porque a EPTC não aprovou esta proposta que viabilizaria o alargamento das calçadas. Talvez seja por efeito de Lei Municipal: mínimo de vagas para carros por trecho (não sei…). Agora tem os contêiners de lixo orgânico também… A questão não é simples. Mas vamos melhorando. A passos de formiga MAS COM VONTADE!!! 🙂

      Curtir

  6. burro é o jeito como foram plantadas as árvores. Essa rua merecia um trabalho de redesenho urbano completo. A calçada ficou minúscula.. será que ninguém vê isso? Bando de incompetentes, dinheiro público mal gasto!

    Curtir

    • totalmente de acordo contigo João. Poderiam facilmente estender a calçada e fazer uma rua muito mais convidativa, que poderia inclusive permitir a exposição dos antiquários durante a semana.

      Curtir

  7. Essa rua é uma das mais legais de Porto Alegre. Seria legal se aumentassem um pouco a largura das calçadas, também.

    Curtir

    • E enterrassem a fiação.

      Curtir

    • Tentaram, Fernando, mas não conseguiram. (largura das calçadas)

      Curtir

    • O projeto inicial ela de tornar os dois lados da calçada maior e a calçada ser diferenciada (tipo mosaico ou algum detalhe colorido). Os Departamentos da Prefeitura não trabalham de forma isolada. Aqui entrou a preocupação da EPTC: em função do fluxo de carros (principalmente nos horários de pico), o trânsico ficaria insuportável na região. A quadra desemboca na Perimetral (saída de POA). Definitivamente, precisamos de mais bicicletas, mais transporte coletivo e MENOS CARROS!…

      Curtir

  8. Que árvores lindas.

    Curtir

    • Além de muito bonitas, quando crescem não prejudicam a calçada, rede de esgotos (raízes) e não crescem de forma a se tornarem árvores frondosas, prejudicando rede elétrica aérea.

      Curtir

  9. “Quando os Calistemos estiverem crescidas ficarão com este aspecto”

    Marcelo, se os lojistas chegaram ao ponto de chamar a polícia por causa de uma árvore (!!!!), tu realmente acha que eles não vão dar um jeito de desaparecer com ela muito antes dela crescer?

    Curtir

    • Creio que foi uma (senhora) lojista somente que fez isso, Gasparetto. Acho que a maioria foi a favor.

      Curtir

      • Tomara. =)

        Curtir

      • Sim. Foi apenas manifestão pontual, alguém com características pessoais muito bem descritas (acima) pela Cristina S. Agradar a gregos e troianos não é nada fácil. Em lugar nenhum do mundo.Tem pessoas que vem para somar. Outras, ainda pensam somente em si, vivendo naquele mundinho egoista. Esquecem que estamos num MACROcosmo. Mas esses acabam sendo levados pela corrente do bem. Foi bacana participar do mutirão para regar as novas árvores que chegaram. Que muitas ruas de nossa cidade possam receber mais árvores e jardins.

        Curtir

  10. MARCELO: CONCORDO INTEGRALMENTE COM AS TUAS COLOCAÇÕES. PENA QUE EXISTEM MUITAS PESSOAS, INCULTAS E POUCO INFORMADAS, QUE TENTAM PERMANECER NUMA CIDADE SEM ARBORIZAÇÃO! PORQUE ESSA TENTATIVA DE HUMANIZÁ-LAS ESTÁ PRESENTE EM TODO MUNDO, SÓ NÃO QUEREM VER OS RETRÓGRADOS, QUE IGNORAM QUE ARVORES CRIAM MICRO-CLIMAS QUE AMENIZAM AS TEMPERATURAS EXTREMAS, LIMPAM O AR POLUÍDO E, AINDA, TRAZEM OS PÁSSAROS, QUE ‘CANTAM’ PARA ALEGRAR AS CRIANÇAS! É MUITA POBREZA DE ESPÍRITO! PARABENIZO AQUELES QUE SE EMPENHARAM EM EMBELEZAR O CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS! CRISTINA S.

    Curtir

    • Não precisa escrever tudo em caps lock.

      Curtir

    • Amiga Cristina, temos que acreditar que um dia essas pessoas irão perceber que o azul é bonito, que o vermelho é bacana, que o sol é ótimo, mas quando em excesso queima. Que a chuva é necessária, mas em excesso causa estragos. Um dia eles conseguirão OUVIR o canto dos pássaros e se emocionar com isso (e não se incomodar). Um dia eles plantarão árvores porque saberão que o oxigênio é produzido pela fotossíntese. Um dia eles enxergarão que estamos dentro de uma realidade sistêmica. Que estamos todos no MESMO barco e que precisamos nos preocupar com o futuro, com a ecologia, com o meio-ambiente, com a vida… Abraço fraternal!

      Curtir

  11. Ficou bonito..

    Mas é muito bla bla bla chamar os lojistas de burros só por que não querem arvores em frente de suas lojas, cada pessoa tem seu gosto, e nessas calçadas pequenas, provavelmente vai ser um incomodo caminhar ali, daqui uns 10 anos.

    Mas eu gostaria de ver o centro com mais arvores, mas apenas em alguns locais, longe de prédios historicos de preferencia.

    Curtir

    • Guilherme, para isso existe a poda que, bem feita, deixa a copa levantada – acima das cabeças das pessoas.

      Curtir

    • Pois é, também fiquei pensando nisso quando li a notícia. Chamar de burro e nem apontar os motivos dos lojistas é fogo.

      Curtir

    • A escolha desse tipo de árvore foi uma decisão equipe técnica da SMAM porque a ideia é justamente REVITALIZAR esta área do Centro Histórico e que, nas últimas décadas , estava abandonada pelo poder público. O carinho da escolha de uma árvore que produz flores não pára por aí. As árvores serão podadas regularmente para não atrapalhar o passeio público. Crescerão e formarão um belo comjunto. Produzirão sombra e colorido.

      Curtir

  12. Espera até a CEEE ver isso! Kkkk

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: