Iluminação do Túnel da Conceição será renovada

Iluminação será renovada. Foto: Cristiano Estrela

A secretaria municipal de Obras e Viação (Smov) publicou no Diário Oficial de Porto Alegre de terça-feira, 25, a Contratação de Serviços de Engenharia para Reformulação da Iluminação Pública dos túneis inferior e superior da Elevada da Conceição. A documentação e propostas serão recebidas dia 16 de outubro, às 10 horas, na sala da Comissão Permanente de Licitações, da Smov, na Borges de Medeiros, 2244, 3º andar. O edital poderá ser consultado e adquirido na íntegra através do site http://www.portoalegre.rs.gov.br/smov. Quaisquer dúvidas poderão ser dirimidas junto à Seção de Licitações da Smov, pelo fone 51.3289.8805.

De acordo com o projeto da Divisão de Iluminação Pública/Smov, toda a antiga rede de eletrodutos (potência de 52KW), projetores e lâmpadas serão retirados. A nova instalação terá 199 projetores com lâmpadas vapor de sódio de 250W e mais 180 projetores com lâmpadas vapor de sódio de 400W. A rede de iluminação constituída a partir de eletrodutos dispostos nas paredes laterais será renovada em toda a extensão dos túneis – 400 metros -, com potência de 121, 75 KW.

O custo para execução dos serviços é de R$ 670.574,64. A despesa correrá por conta da dotação orçamentária da Smov/Fundo Municipal de Iluminação Pública. O prazo previsto para conclusão é de 150 dias, a contar do início dos trabalhos. “A reformulação da iluminação pública complementa e conclui integralmente a reforma estrutural do Túnel da Conceição executada pela prefeitura”, ressalta o secretário da Smov, Adriano Gularte.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

15 respostas

  1. Mas me diga uma coisa para que tanto projetores? Quase nem cabe tudo isso no Túnel, não precisa nem entender de iluminação para ver que é um exagero é só passar lá e ver o gastos desnecessários do dinheiro publico.
    Tem melhor a iluminação? Sim, tem, concordo, mas não desta maneira!

  2. A coisa mais necessária nesse túnel são pardais. Urgente! Na entrada do túnel tem pintado no asfalto, bem grande: 40km/h. Mas a maioria acha que a velocidade mínima é 60km/h, parece.

  3. Desculpem a minha ignorância (talvez haja algum engenheiro que possa me dar uma explicação técnica), mas é realmente necessário contratar um empresa para “apenas” trocar o sistema de iluminação do túnel?

  4. Não sou da área, mas R$ 670.574,64? Achei meio caro…

  5. Ótima notícia, mas uma dúvida: já não se consegue usar LED’s para este tipo de iluminação?

  6. Ótimo, mas 150 dias pra trocar a iluminação? Sou só eu ou isso é tempo demais?

Faça seu comentário aqui: