Inaugurado chafariz do Glênio Peres

Largo Glênio Peres ganha 19 jatos de água ornamentais

Local também ganhou deques cobertos, pavimentação, wireless e câmeras Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Mais uma etapa da revitalização do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital, foi entregue nesta quarta-feira, 26, à população com a inauguração dos 19 jatos de água ornamentais que, à noite, são iluminados por luzes multicoloridas, fazendo uma linha junto à fachada do Mercado Público. Os jatos que ejetam água a 2,5 metros de altura, são abastecidos por um reservatório de 12 mil litros, construído no subsolo do Largo, e operado por um conjunto de três bombas elétricas. A água utilizada é recolhida e conduzida ao reservatório para reaproveitamento. (fotos)

Lícia Peres, viúva do jornalista que dá nome ao espaço público, disse ser este um dia de muita alegria por perceber que as pessoas que curtem Porto Alegre também cuidam da cidade. “Quando passo por aqui o meu coração se aquece, porque o Glênio defendia que a cidade tivesse um espaço público para manifestações políticas e culturais, além de ser possível também ser uma área de fruição da cidade”, observa, salientando que, sem dúvida ele teria muito orgulho em saber que este espaço hoje leva seu nome.

Representando a Prefeitura, Izabel Matte, coordenadora-geral do Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), falou da importância do Largo para o imaginário da cidade e sua representatividade como local de manifestações populares. “É importante garantir a permanência da história para as futuras gerações e devolver à cidade um equipamento emblemático”, ressaltou. Também enfatizou uma nova forma de trabalhar que a administração municipal vem implementando de planejar, desenvolver método, perseguir os desafios e consagrar os resultados, por meio de um modelo de gestão, valorizando as parcerias e a integração com todos os setores.

Além dos jatos de água iluminados por lâmpadas de LED em diversas cores, faz parte da recuperação e revitalização do Largo, o conjunto de deques para bares e restaurantes, que recebeu coberturas fixas iluminadas internamente por fios de lâmpadas LED. Também foram substituídos 2 mil m2 de pavimento e colocadas rede wireless, três câmeras de vídeo monitoramento e sistema de iluminação pública, com 14 novos pontos com lâmpadas de vapor metálico, que consome menos e ilumina 40% a mais. O alargamento dos canteiros da avenida Borges de Medeiros e o paisagismo com palmeiras compõem esse conjunto. A substituição do antigo pavimento de basalto por piso de blocos de concreto colocará fim ao crônico problema de manutenção exigido pelo piso de basalto.

A recuperação do espaço aconteceu em regime de Parceria Público Privada entre a Prefeitura, por meio do Projeto Viva o Centro, e a Coca Cola – Vonpar, que adotou o espaço. Além dos investimentos realizados no Largo, a parceria inclui a constante manutenção dos deques e dos jardins da Praça XV.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:,

45 respostas

  1. Pois é, o chafariz funcionou sem querer no meio do comício e molhou meio mundo, e também material de panfletagem e até os pobres pipoqueiros…. não sei não, acho que este chafariz esta com os dias contados…..

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: