Mascote da Copa do Mundo 2014 está em Porto Alegre

Mascote da Copa 2014 – Foto: Gilberto Simon

Para estimular a definição do nome do tatu-bola escolhido como mascote da Copa do Mundo de 2014 pela FIFA, um boneco inflável com 7 metros de altura está desde ontem no Largo Glênio Peres, no centro histórico de Porto Alegre.

A votação ocorrerá até novembro pelo site da entidade. As opções de nomes para o mascote, porém, não têm agradado muito. Entre eles estão Amijubi (união das palavras amizade e jubilo, que está ligado ao tupi-guarani, em que jubi significa amarelo, cor predominante no mascote). Outra opção em votação no site da Federação Internacional de Futebol (Fifa) é Fuleco, uma mistura de futebol e ecologia. O nome busca incentivar o cuidado das pessoas com o meio ambiente. E por último vem Zuzeco – mistura da cor azul com ecologia –, que busca também incentivar cuidados relacionados à ecologia.

A campanha para que o animal fosse escolhido como mascote da Copa do Mundo foi lançada em fevereiro pela ONG cearense Associação Caatinga, que destacou a habilidade única do tatu-bola de se curvar sobre si mesmo quando ameaçado, ficando no formato de uma bola. Conforme a Fifa, o desenho foi eleito como o favorito entre crianças de 5 a 12 anos.

O design final foi escolhido também pelo Comitê Organizador Local (COL) após análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. O mascote do mundial tem até música oficial, uma exclusividade da campanha no País. A composição intitulada “Tatu bom de bola” é do sambista Arlindo Cruz.

Significado dos nomes do mascote:

  • Amijubi – é a união das palavras “amizade” e “júbilo”, duas características marcantes da personalidade do mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, o nome está ligado ao tupi guarani, em que a palavra “juba” quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote.
  • Fuleco – é a mistura das palavras “futebol” e “ecologia”, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo de 2014. O nome do mascote mostra como as duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.
  • Zuzeco – o nome foi formado dos elementos principais de “azul” e “ecologia”. Azul é a cor dos mares da costa brasileira, dos rios que cruzam o País e do céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote.

Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

 

Informações: Correio do Povo



Categorias:COPA 2014

Tags:, , , , , ,

7 respostas

  1. E porque não BOLOTA?

  2. Nomes imbecis, boneco bonitinho

  3. O boneco e a historia dele eu achei genial, mas os nomes, fiquei até com vergonha.

    O que eu menos quero é nome indigena (não estou dizendo que é o caso), ou esses nomes tipicamente alaaa povão brasileiro… mas né, não tenho escolha..

  4. Eu não gostei do boneco e muito menos dos nomes. Forçaram a barra na falta de criatividade. Se tivessem escolhido uma oncinha ou um papagaio já ficaria legal. Até o Zé Carioca representaria melhor. Ridículo.

  5. Triste mesmo foi a divulgação, praticamente na semana farroupilha uma “grande esperto” decide fazer divulgação do mascote no centro, com algumas mulheres caracterizadas de “.baianas”.
    Mesmo que não fosse perto da semana farroupilha, acho que a caracterização tem que ser conforme a sede.
    Tem coisas que acontecem por aqui que so se beliscando pra acreditar serem reais.

  6. Que explicações mais vazias e sem muito sentido.

    Eu sinceramente gostei bastante do mascote, me surpreendi positivamente porque eu achei que iria sair um saci pererê com um pandeiro na mão, mas esses nomes ai estão bem mais ou menos.

  7. Olha esses nomes, não consigo ler isso sem rir.
    Não me importo muito com isso, mas são todos ridículos.

Faça seu comentário aqui: