PIER DE IPANEMA: COMENÇANDO TUDO, por Adriane Hilbig – ATUN-RS

A imagem do pier divulgada pela prefeituraÀ

Às 18h de hoje, a Adriane Hilbig, proprietária do Barco Cisne Branco e vice-presidente da ATUN-RS, nos encaminha este contraponto ao nosso post sobre o pier de Ipanema:

Devido as diversas manifestações no Blog Porto Imagem, a Associação do Turismo Náutico do RS considera importante manifestar sua opinião para que possa também ser postada neste blog que faz críticas e elogios ao que acontece na cidade de Porto Alegre.

Assim como o Porto Imagem e os autores dos vários comentários postados no blog a respeito da construção de um píer flutuante na orla do bairro Ipanema, a Associação do Turismo Náutico (ATUN-RS) quer o melhor e o mais bonito para Porto Alegre e para o nosso Lago Guaíba. Sobe-se uma escada pelo primeiro degrau, e é o que estamos fazendo com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Um píer de 20 metros de extensão não é o ideal para Ipanema e nem para todas as embarcações que fazem passeios turísticos no Guaíba. Mas foi dado o primeiro passo. E não é pouca coisa, pois foi necessário um ano para a obtenção de todas as licenças, inclusive da Marinha, para poder iniciar a construção do equipamento. Para quem viu a imagem digital simulando o equipamento e, a partir dela, concluiu que será um “trapiche medíocre”, muito longe do que a cidade merece, é bom lembrar que se trata apenas de uma “simulação” e não o projeto do Píer. O píer será construído em madeira autoclavada, supermoderno e terá iluminação com lâmpadas LED em toda sua extensão, contribuindo para o visual da orla. Além disso, será uma estrutura em módulos para permitir que o equipamento seja ampliado na medida em que crescer a demanda por passeios náuticos com embarque e desembarque naquela região, possibilitando assim a atracação de embarcações maiores. Fato é que o processo se iniciou.

Há 10 anos um único barco faz passeios turísticos a partir da praia de Ipanema e nunca foi construído nada por lá. Os passageiros precisam ser transportados de bote da margem até o barco! Isto sim é vergonhoso para a cidade de Porto Alegre: não ter estrutura nenhuma.Em função da construção do píer, dois NOVOS barcos, COM CAPACIDADE ENTRE 30 A 40 PESSOAS CADA, já foram adquiridos por nossos Associados e entraram em processo de licenciamento para ficarem disponíveis junto com o final das obras do Píer , para aumentar a oferta de passeios regulares naquela região do lago, estimulando o turismo. É a demanda que começa a ser estimulada. Do que adiantam megaprojetos que levam anos e anos e não saem do papel . O píer de Ipanema tem data para começar e terminar (até 25/11/2012). Para a ATUN, que representa todos os empreendedores do turismo náutico de Porto Alegre, quanto mais equipamento do gênero melhor, não importa o tamanho porque há embarcações de diferentes portes que navegam no Guaíba, inclusive de lazer, e que já manifestaram interesse em usar o píer. A partir da próxima semana o novo equipamento começa a ser construído para estar pronto em novembro. Entendemos que não é o caso de um “para tudo”, mas de “começa tudo”.

Adriane Hilbig

Proprietária do Barco Cisne Branco

Vice Presidente da Atun-RS

Cidadã de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

36 respostas

  1. Realmente, independente do tamanho, acho que é algo maravilhoso para nosso Guaiba. Mas discordo em duas coisas: Se vai ser usado também para fins comerciais, porque a empresa que usufruirá financeiramente desta obra não arca com as despesas da construção e outro ponto que discordo é o valor que será gasto para a construção R$43.000,00 em um pier de 20m de comprimento por 2m de largura (40m quadrados), meu pai gastou para fazer um em um açude de 15m de comprimento por 2m de largura em madeira de lei R$8.200,00. Porque que obras públicas são tão caras?

    Curtir

  2. Sei lá, acho que a mediocridade já está no dna destes operadores turísticos locais. Enfim, palavras e mais palavras que funcionam para distrair, enquanto não se vê nenhuma infra-estrutura decente, condizente com a paisagem cênica do Lago e com requisitos de contemporaneidade de uma capital serem implantadas. E a estética do descaso se perpetua, nesta Porto Alegre tornada desagradável aos olhos.

    Curtir

  3. Apenas acho que colocar uma “estaca” no lugar que será um píer vagabundo e ganhar notícia em toda a imprensa é MUITA propaganda eleitoral! Vamos respeitar os cidadãos! Não adianta nos últimos meses anunciar um monte de coisas, inaugurar ciclovia de 400metros(!), Porto Alegre tem um governo tão medíocre quanto este píer de Ipanema! Esta senhora da ATUN devia era ter vergonha das condições a que está submetida para operar o Barco Cisne Branco, este é o “Turismo Náutico” da cidade? Nos poupem!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: