Em Porto Alegre, já são 2 mil cadastrados para aluguel de bicicletas públicas

Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa

Usina do Gasômetro e mais 4 pontos ganharam estação créditos: Ivo Gonçalves/PMPA

Desde sábado, 22, início de funcionamento do sistema público de aluguel de bicicletas na Capital, 2 mil cadastros foram realizados no site http://www.movesamba.com/bikepoa, com 533 viagens realizadas. Em um primeiro momento, são cinco estações do BikePoa, todas no Centro Histórico (Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara Municipal), com 50 bicicletas disponíveis.

Os usuários podem se cadastrar no site do BikePoa, em aplicativos para smartphone (IPhone e Android) ou por celular convencional, via portal de voz, ligando para o fone (51) 4063-7711. O valor do passe mensal é R$ 10 e o diário R$ 5, podendo utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. As viagens devem ser realizadas em até uma hora. Após esse tempo, há um intervalo de 15 minutos para possibilitar outras viagens, com a mesma ou outra bicicleta. O objetivo é dar rotatividade e manter as estações com bicicletas para todos os usuários.

O sistema BikePoa terá, ao todo, 400 bicicletas e 40 estações espalhadas por diversos pontos da Capital, como universidades, pontos turísticos, polos de atratividade, além de estações de transporte público. “Tem sido sucesso absoluto. São 2 mil credenciamentos em apenas três dias de funcionamento. Instalaremos 20 estações em 2012 e mais 20 em 2013”, afirma o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

Funcionamento:

Habilitação – Para utilizar o sistema de bicicletas públicas de aluguel, o usuário deve informar o número do cartão de crédito. Há três maneiras de habilitar o passe do BikePoa: via celular convencional por portal de voz (fone 51 4063-7711), celular do tipo smartphone (via aplicativos do IPhone e Android) ou pelo site www.movesamba.com/bikepoa.

Retirada das bicicletas – O usuário poderá retirar as bicicletas das estações de duas maneiras: via celular convencional (portal de voz) ou por smartphones (via aplicativo sistema IPhone e Android).

Autor: Cláudio Furtado | Postado em: 26 de setembro de 2012 | Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Fonte: Mobilize.org.br



Categorias:Aluguel de biciletas, Bicicleta

Tags:, ,

37 respostas

  1. Gostei da iniciativa.Muito boa.Também os postos,assim como o percurso são ótimos.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: