Governo anuncia primeiro cancelamento de obra para a Copa de 2014: VLT de Brasília não sai

O governo federal anunciou oficialmente o primeiro cancelamento de uma obra para a Copa do Mundo de 2014. A construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília não será mais feita para o Mundial, diferentemente do que havia sido prometido pelo governo do Distrito Federal e do que previa o contrato firmado pelo Metro-DF em 2010.

A obra foi retirada nesta sexta-feira da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, documento que lista todas medidas necessárias para a preparação do Brasil para o Mundial. Uma resolução publicada no Diário Oficial da União informa a exclusão do VLT da matriz.

Essa é a primeira obra licitada, contratada e iniciada para preparar uma das 12 cidades-sede para a Copa do Mundo que oficialmente não ficará pronta para o torneio.

UOL ESPORTE

_________________

Cancelamento de obra em Brasília reforça vocação do Brasil para Copa do Puxadinho

Perrone

Por razões diferentes, Fifa e Governo Federal não devem fazer da primeira obra cancelada da Copa de 2014 (o VLT de Brasília) um drama.

Para a federação internacional, se o transporte público de alguma cidade for seriamente prejudicado, ela simplesmente terá menos jogos do que o previsto. Já o Governo Federal bate na tecla de que investe em obras não só para o Mundial. O que interessa é melhorar a estrutura das cidades, mesmo que seja depois da Copa.

Porém, num ponto, Fifa e Governo pensam do mesmo jeito: não há obra que não possa ser substituída por medidas paliativas. Ponto facultativo em dia de jogo, corredores exclusivos para delegações e outros improvisos podem quebrar bem o galho.

No caso de Brasília, como mostra reportagem do UOL Esporte, a gambiarra será um corredor exclusivo para ônibus. Assim, o cancelamento do Veículo Leve sobre Trilhos da capital federal reforça vocação do Brasil para fazer a Copa do Puxadinho. Ainda que outros países também tenham improvisado, por aqui essa parece ser a marca registrada, mais forte que o tatu bola. A começar pelas instalações provisórias em aeroportos.

E se a onda é improvisar, qual será o legado? Não tinha sido por uma infraestrutura de primeiro mundo como herança que o Governo decidiu gastar o nosso dinheiro no Mundial?

Blog do Perrone – UOL



Categorias:COPA 2014

Tags:, ,

18 respostas

  1. Puxadinho por puxadinho, não somos os primeiros. Nas Olimpíadas de Londres foram pintadas faixas nas ruas existentes para uso exclusivo dos veículos oficiais e nada mais foi feito em termos de mobilidade urbana. No dia da festa de início houve um engarrafamento monstro que levou as pessoas demorar duas horas a mais para chegar ao estádio. Foi noticiado por toda a imprensa britânica e nada veiculado aqui.

    Curtir

    • Estraído do site Transposts for London:
      http://www.tfl.gov.uk/corporate/projectsandschemes/15359.aspx

      “”A multi-million pound investment to bring the London Overground network up to 21st century standards was completed in May 2011.

      Since taking over the network in late 2007 we’ve made several improvements, including:

      New and longer trains
      Improved and refurbished stations
      Extended and new lines
      More reliable and frequent services
      Better passenger information
      Improved accessibility

      These improvements were jointly funded by Transport for London, the Olympic Delivery Authority, the Department for Transport and Stratford City Transport Implementation group.

      Delivered a year ahead of the 2012 Games, the improvements offer an early transport and regeneration legacy to people living and working along our network.

      We are now working hard to complete the orbital network around London with a further extension from Highbury & Islington to Clapham Junction via Surrey Quays. This will link southwest and southeast London from late 2012.””

      Curtir

    • Correção: Extraído…

      Curtir

    • Que comparação,perdão, equivocada. Londres já tinha uma SUPER estrutura de mobilidade urbana que já era boa muito antes das olimpíadas que nenhuma cidade brasileira tem nem de longe.

      Curtir

      • Marcelo

        Esta Super estrutura não impediu que houvesse um Super engarrafamento, e destaco que era férias e muitos londrinos simplesmente saíram de Londres, e mais, houve uma intensa divulgação dos locais dos eventos para simplesmente os Londrinos criarem rotas alternativas.
        .
        Mas isto tudo não é o importante, o mais importante é chamar a atenção que numa cidade em que o número de habitantes permanece quase que constante, numa cidade em que o seu metrô é o mais antigo do mundo, é uma cidade em que a sua base foi criada sobre um “Império onde o Sol nunca se punha”, com tudo isto no momento em que se criou um Mega Evento, não houve tanta repercussão e comoção pública porque a SUPER INFRA-ESTRUTURA não funcionou como o desejado.
        .
        Estou tentando mostrar que falhas sempre existirão, e que o normal é esperar que ocorram mais falhas no Brasil do que nos USA, Inglaterra e outros locais com cidades milenárias.
        .
        Tenho me batido aqui contra a confusão que se faz entre uma evolução histórica normal e erros de um povo como um todo. Não somos tão errados como a maioria vê, somos novos e inexperientes.

        Curtir

  2. Brasileiro, um sofredor!

    Curtir

  3. Daqui a uns meses vão vir com a conversinha mole de q BRT é melhor …. Abra$$$o !

    Curtir

  4. No final tudo termina em gambiarras.

    Curtir

  5. Esse é só o primeiro de muitos cancelamentos.

    Curtir

  6. Eles arregaram?

    Curtir

  7. Não se preocupem, Porto Alegre vai ser outra..
    haha

    Curtir

  8. Simples assim, não faz e ponto, Ninguém sai prejudicado, ninguém se importa.

    Que pais medíocre.

    Curtir

  9. O que mais me deixa indignado nisso tudo é que o Brasil foi escolhido como sede da copa a anos, e agora que vêem essa palhaçada que estão as obras, exemplo maior é aqui em Porto Alegre, vide corredores de ônibus, Anita, entorno do Beira-Rio, etc…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: