Novo chafariz do Largo Glênio Peres deve ter aviso sonoro antes de funcionar

 

Jornal Metro – Porto Alegre

 

________________________

Seria óbvio, tanto quanto a água é molhada, que deixassem o chafariz sempre ligado, das 7:00 até uma certa hora da noite, tipo 22:00. Não dá pra entender esse planejamento da prefeitura pra esse chafariz.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:

38 respostas

  1. O que pouca gente está percebendo é que fizeram o chafariz no lugar errado… Ali é um lugar já tradicional para manifestações populares, shows, feiras, é um absurdo que coloquem um chafariz que molha todo mundo bem no meio do caminho. Mas o pior é a privatização de um espaço público, sem consultar a sociedade, para a Coca-Cola, refrigerante que faz mal à saúde. É muito lamentável!

    • Elenita,

      E demais apoiadores do PT, por gentileza, Cuba espera vocês!!! E se possível levem os seus políticos juntos…

      Só o que me falta reclamar que a Coca-Cola privatizou o local… Vamos ser sede da copa, você sabia disso? A Coca-Cola é uma das patrocinadoras do evento e faz esse tipo de ação (ativação de marca) em todos os países sedes.

      Se faz mal à saúde, o problema é de quem toma a bebida, não seu. Ela faz a economia girar, isso que importa. O politicamente correto deste país é abominável, vão reclamar do governo também, mas não, só reclamam dos comediantes, empresas privadas, televisão, etc.

      • Caro Guilherme
        .
        Há sempre um problema de quem está na oposição. Quando se está na situação utiliza-se a máquina pública para fazer propaganda (e dinheiro público através de compra de espaços nos jornais e revistas), quem está na oposição tem que utilizar demonstrações públicas de força para reverter o quadro. Se vais pelo teu raciocínio e um dia um governo de oposição ao atual assume a Prefeitura, tu estarás reclamando pela ausência de espaços públicos para a manifestação, ou seja, o mundo é uma roda gigante, e quando estamos em cima pensamos em nos favorecer, quando muda a posição a visão também muda.

    • Elenita

      Vai lavar uma louça

    • Elenita.
      .
      Estás vendo mais um exemplo da Capital Nacional da Tolerância (tolerância zero). E junto a intolerância política temos a misoginia imperante na cabeça dos portalegrenses.
      .
      Dá até para fazer um quadro típico deste tipo de cidadão, misógino, adora carros, detesta bicicletas, é favorável a pena de morte, detesta pobres (mais pobres do que eles), pertence a nova classe média e não vota no PT ou em mulher!

      • Isto é ridículo vocês discutindo questões politicas, o importante é que querem revitalizar espaços públicos que todos tem acesso.
        Tentar tirar esta expressão desleixada do centro da capital.
        apoio muito este projeto

  2. É claro que no verão vai ter muita gente que vai esperar o chafariz para se refrescar, principalmente a gurizada. Vão querer proibir? Pra que fizeram? O Largo Glênio Perez fica cheio de mendigos e pessoas desocupadas o dia inteiro, com certeza vão tomar banho no verão…..

  3. Sobre a questão do horário de funcionamento, concordo que deveria ser mais seguido, mas também lembro que muitos chafarizes na Europa são desligados no inverno e as vezes até outono.

    • Renato

      Se desliga os chafarizes no inverno para que os respingos não congelem e tornem o calçamento escorregadio. Não seria o caso em Porto Alegre onde somente duas ou três semanas (no máximo) por ano se chega a temperatura do solo próximo de zero.

      • Rogério, isso pode ser um motivo, mas infelizmente não estou falando somente de chafarizes de chão, me refiro às águas que jorram de monumentos e fontes que também são desligadas em cidades européias (depende de cidade pra cidade também, quão turístico é o ponto também).

  4. Engraçado que em Londres é bonito as pessoas se banharem nas fontes (http://www.earth-photography.com/photos/Countries/England/England_London_SomersetHouse1.jpg) e no Brasil o pessoal vê como razão pra não deixar as fontes funcionando.

  5. O certo é, na minha opinião, deixar os chafarizes sempre ligados.

  6. Outro exemplo brasileiro, com um chafariz parecido mas com o acabamento infinitamente melhor. O problema é que o pessoal lá gosta mesmo de tomar banho em chafariz: http://www.google.com.br/search?q=chafariz+belo+horizonte&sugexp=chrome,mod%3D5&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=otdpUKanLIbo8gSP34HwCA&biw=1280&bih=685&sei=pddpUM_6E6nw0gHOxICwCQ#um=1&hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=pra%C3%A7a+esta%C3%A7%C3%A3o+belo+horizonte&oq=pra%C3%A7a+esta%C3%A7%C3%A3o+belo+horizonte&gs_l=img.3…3523.4956.4.5057.8.7.0.0.0.1.381.1015.3-3.3.0…0.0…1c.1.nJ25REf7i2M&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=d3cd26058901c542&biw=1280&bih=685

  7. Um bom exemplo de como poderia ser o Largo Glênio Peres, no Brasil, é esse aqui:

  8. Como escrevi no post mais abaixo: É que os responsáveis pelas fonte do Glênio se espelharam nas enormes fontes de Trafalgar Square, em Londres, que só funcionam no meio dia e às 19 horas. Tem até uns funcionários vestidos de vermelho que ficam explicando pros turistas confusos e frustrados que chegam lá de manhã e de tarde: “Sorry, Sir, the waters are on only at midday and 7PM”.

    (PS: é piada!)

  9. Mais uma obra sem planejamento, e não custa caro para fazer isto, ou melhor, não custa nada. Provavelmente a prefeitura vai encomendar uma consultoria por alguém com saber notório em chafarizes para determinar a forma de uso do mesmo.
    Há várias hipóteses, ou a chafariz funciona a cada 5 minutos, o que sofrerá diversos embargos na justiça pelos ecoloucos da cidade por desperdício de água, ou funcionará a cada 6 horas, tendo uma equipe de CCs contratados para colocar cavaletes especiais ao longo do chafariz e retirar as pessoas que estão em torno do chafariz, ou ainda, funcionará às cinco horas da madrugada para que não tenha ninguém para se molhar (também não vai ter ninguém para ver!) Na última hipótese ainda terá que passar a ronda da prefeitura para ver se no verão ninguém esteja tomando banho no chafariz.

    Só fazendo brincadeira, é rir para não chorar.

  10. Eu gosto de acreditar que foi ligado de propósito pra molhar esses PTs hahahaha

  11. Acho que ele poderia ser mais delicado, os esguichos poderiam ser mais finos e inclinados. Acho que ficaria mais bonito e espalharia menos água.

  12. Também acho que seria mais fácil deixar ele ligar sempre e era isso.

    Mas o chuá no comício foi engraçado haha

  13. E’ incrivel.
    Conheco varios e belos chafarizes em Londres, Cordoba, Berna etc…todos ligados o dia todo
    …mas aqui na provincia!!….aiaiai.

    • É exatamente o que eu penso. Pra que construíram esse chafariz se ele vai passar a maior parte do tempo desligado? Coisas que só Porto Alegre tem.

  14. Me desculpe, mas chafariz não é lugar para comício.

    Não precisa de aviso sonoro nenhum. Seja com Villaverde, Manuella, Fortunati e o lá do PSDB que esqueci o nome… É simplesmente não ficar nesse local.

    • Nesse caso acho que a questão é que quando desligado ele parece parte da calçada mesmo, vide foto acima.

    • Ali não é lugar pra comício, manifestação ou seja lá o que queiram fazer. Até a manifestação contra a “privatização do largo pela Coca Cola” foi feita na Praça Montevidéu ao lado. rsrs

    • O cidadão vai caminhando desapercebidamente e de repente os jatos entram e funcionamento. Banho na certa – tem que avisar sim..

    • Caro Johnnie, mas a tua afirmação “…mas chafariz não é lugar para comício…” é uma distorção de fatos surpreendente. Uma verdadeira falácia no termo clássico.
      .
      Historicamente em frente ao mercado público há décadas são realizadas as mais diversas atividades públicas como comícios e outras manifestações, ou seja, estás dizendo que um local que tradicionalmente é utilizado para manifestações de massa, porque colocaram um chafariz ele deve deixar de ser utilizado para este fim.
      .
      É uma inversão total de prioridades que somente uma prefeitura sem rumo, como a atual prefeitura, pode fazer.
      .
      Locais para manifestações públicas como no Largo da Prefeitura e em frente ao mercado público não existem mais em Porto Alegre. Logo repito, “mas chafariz não é lugar para comício” é uma enorme inversão de prioridades.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: